Evento encerrado
 
 
O Líder que Deus Quer

Conteúdo

1. QUALIDADES DE UM LÍDER. De acordo com a Bíblia, um líder precisa desenvolver algumas características cruciais nas áreas (a) relacionais e (b) producionais, além de (c) qualidades de caráter pessoal.

  • As características relacionais são importantes porque o líder está focado na mobilização de pessoas no cumprimento da missão e precisa conseguir um clima organizacional que promova a motivação para o trabalho.
  • As características producionais são importantes porque ele também está focado em alcançar resultados concretos e não apenas um bom ambiente de trabalho.
  • As características de caráter são essenciais para a ter autoridade interna para o exercício da função.

2. FUNÇÕES DE LIDERANÇA. Tanto no ambiente eclesiástico quanto no ambiente profissional, um líder vai ser obrigado a lidar com três áreas de atuação.

  • A área de coordenação: supervisão, planejamento, metas e prestação de contas. 
  • A área de comunicação: verbal ou escrita de modo a prover compromisso com a visão, fornecer motivação para o trabalho, e transmitir os desafios de curto e longo prazo.
  • A área de cuidado: o zelo pelas pessoas e suas dificuldades em enfrentar barreiras de entendimento, uso de ferramentas e até problemas pessoais.

3. A QUESTÃO DA SUBMISSÃO. Um líder está em posição de autoridade e como tal, pode exigir obediência às suas diretrizes, orientações e comandos. No entanto, conquistar a submissão voluntária é muito mais sábio e produtivo do que exigir a submissão passiva. Como o líder deve caminhar entre a linha de corte entre o uso de autoridade e a conquista de lealdade de seus liderados?

4. CONFRONTAÇÃO. Um líder também é um ser humano sujeito a erros. Existem os que erram ocasionalmente, mas também existem os que tem um comportamento inadequado o tempo todo. Como reconhecer os erros inaceitáveis na liderança? Como confrontar um líder? Seria possível confrontar alguém de um nível igual ou superior? Quais as diretrizes bíblicas para fazer isso?

Professor

Ebenézer Bittencurt. Bacharel em Teologia pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida em Atibaia, SP. Mestre em Divindade pela Universidade Internacional de Columbia, EUA. Pastor, palestrante e administrador cristão, há mais de 45 anos. Pastoreou nas cidades de Atibaia (SP), Caxias do Sul (RS), Porto Alegre (RS) e Campinas (SP). Atuou como consultor de empresas nas áreas de Liderança, Desenvolvimento de Equipes Sinérgicas, Planejamento de Vida e Carreira, Aconselhamento Profissional. Autor de vários livros. Membro da Igreja Batista Fonte em Campinas, onde serve como pregador e professor convidado. Graduado do Haggai Internacional em Maui (1996). Fez o Seminário de Desenvolvimento de Docentes do Haggai Internacional em Maui (2005). Docente Internacional do Haggai na área de Comunicação. Docente Nacional na área de Liderança, Finanças, Visão e Metas e diversos outros cursos de aperfeiçoamento. Diretor Executivo do Haggai Brasil desde 2001. Casado com Marta, eles têm três filhos adultos: Ana Ruth, Cristiane e David.

 

Escolha uma Turma