Projeto Social do Haggai 2012
Jornada de Estudos · Montes Claros, Minas Gerais · Ji-Paraná, Rondônia
Olá, gente boa!
Quando fiz minha primeira viagem ao Norte de Minas em Janeiro de 2012, o que mais me comoveu foi observar que aqui perto da gente, na região Sudeste, existe tanta pobreza, necessidades, e também um clamor por treinamento adequado dos líderes das igrejas. Nos vilarejos que visitei, fiquei impactado e emocionado com o seguinte:
- Visitei igrejas com apenas 10, 45 ou 55 membros.
- Vi líderes fiéis, cuidando das ovelhas de Jesus, enfrentando escassez e reagindo com ações empreendedoras para sobreviverem.
- Fiquei chocado com o problema da água. A população recebe água barrenta através de açudes ou carros-pipas. Para beber e cozinhar, eles constroem cisternas para reter água da chuva, as quais não dão conta durante a longa estiagem. Poços artesianos secam quando o lençol freático é insuficiente. A água de toda a região é salobra. Isto afeta a rotina diária, pois exige a busca de água em lugares distantes.
- As casas são de uma simplicidade absoluta, mas banheiro no lar é um luxo que muitos já conquistaram.
- Caçarema tem um filtro gigante que dessaliniza a água salobra, o que permite aos habitantes terem acesso a galões de água doce.
Dois meses depois (Março/2012) estive em Ji-Paraná, Rondônia e nossa secretária executiva, Eneide Indalécio, me convenceu da necessidade de treinamento para pastores de igrejas pequenas, que moram no interior do estado, ou de pastores pobres que não tem condições de fazer os cursos de Liderança Avançada do Haggai.
Diante dessas necessidades, meu amigo, contei com a sua generosidade e pedi as suas orações para realizarmos Jornadas de Estudo Haggai para 240 líderes nessas regiões.
Pois aqui está o relatório sobre o que Deus fez. Assista aos vídeos, baixe o relatório completo, leia com o coração aberto e deixe o Senhor encher a sua alma de alegria e gratidão.
Um abraço apertado,
Ebenézer Bittencourt
Diretor Executivo