Conteúdo
Todos nós estamos envolvidos em liderança de alguma forma, seja no âmbito familiar, na nossa atuação profissional ou no contexto da igreja.
- Que tipo de líderes somos ou almejamos ser?
- Que tipo de equipe precisamos formar para que tudo não recaia sobre os nossos ombros?
- Que padrões ou critérios devem nos guiar na escolha de novos líderes?
- O que a Bíblia nos ensina sobre desenvolver outras pessoas para o serviço?
- O que podemos aprender com as práticas de empresas e igrejas no treinamento de seus líderes e voluntários?
Pensando neste tema, preparamos um curso ao vivo, gratuito e exclusivo para os Parceiros do Haggai, ministrado por Ebenézer Bittencourt e convidados, em 4 aulas.
4 aulas ao vivo
O curso está dividido em 4 aulas ao vivo na Sala Virtual do Haggai, nos meses de Março, Abril, Maio e Junho (uma aula por mês).
- O LÍDER CENTRALIZADOR
Segunda-feira, 17/Março das 20h-22h
O líder que centraliza responsabilidades em si mesmo é um mau líder? E se suas intenções forem boas? Existem dois lados da moeda? Deus aprova esse perfil de liderança ou não? Nesta aula vamos estudar dois casos bíblicos de líderes que foram centralizadores, e as razões por que cada um deles teve um fim bem diferente.
- PADRÕES DO SER
Segunda-feira, 14/Abril das 20h-22h
As virtudes de Cristo são um alvo para todos os cristãos - não só para quem exerce liderança. Mas a Bíblia apresenta listas de qualidades pessoais, familiares e relacionais que, sim, devem guiar a escolha de novos líderes para o ministério. Quais são esses "padrões do ser" que preciso enxergar ou mesmo desenvolver em líderes do futuro?
- PADRÕES DO FAZER
Segunda-feira, 12/Maio das 20h-22h
Não só de bom caráter vive um bom líder. Quais são as características que a Bíblia nos apresenta com relação ao fazer? Que tipo de experiência ou habilidade o líder deve ter para assumir responsabilidades menores ou maiores? Como alvancar potenciais líderes para servirem com excelência? Um estudo sobre as qualidades religiosas e ministeriais para a liderança cristã.
- COMO DESENVOLVER LÍDERES
Segunda-feira, 16/Junho das 20h-22h
Há consequências em não desenvolver novos líderes. Quais são elas? Por que é vantajoso focar no desenvolvimento de pessoas, tanto no contexto profissional quanto ministerial? Que modelo devemos seguir? O que podemos aprender com as experiências de empresas e de igrejas sobre o treinamento de líderes e voluntários?
Se não puder participar ao vivo, as aulas gravadas estarão disponíveis na Sala Virtual de Março até Junho. Futuramente o curso será editado e disponibilizado na plataforma de séries em vídeo para os Parceiros do Haggai.

Professor e convidados
Ebenézer Bittencourt. Diretor Executivo do Haggai Brasil desde 2001. Bacharel em Teologia pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida em Atibaia, SP. Mestre em Divindade pela Universidade Internacional de Columbia, EUA. Pastor, palestrante e administrador cristão há mais de 45 anos. Pastoreou nas cidades de Atibaia (SP), Caxias do Sul (RS), Porto Alegre (RS) e Campinas (SP). Atuou como consultor de empresas nas áreas de Liderança, Desenvolvimento de Equipes Sinérgicas, Planejamento de Vida e Carreira, Aconselhamento Profissional. Autor de vários livros. Membro da Igreja Batista Fonte em Campinas, onde serve como pregador e professor convidado. Graduado do Haggai Internacional (1996). Docentes do Haggai Internacional (2005). Docente na área de Liderança, Finanças, Visão e Metas e diversos outros cursos de aperfeiçoamento. Casado com Marta, eles têm três filhos adultos: Ana Ruth, Cristiane e David.
Tiago Cata. Pastor executivo, diretor de voluntários e responsável pela comunicação da Igreja Red em Indaiatuba, SP. Graduado em Teologia pela Faculdade Batista do Paraná (Fabapar) e em Gestão de Marketing Digital e Mídias Sociais pela GM. Cursando Recursos Humanos pela Franklin Covey. Criador da Trupe na TV, ministério humorístico e de produção de vídeo que durante 10 anos rodou o Brasil em conferências e igrejas. Especialista em comunicação, criatividade, gestão de voluntários e produção de vídeo. Graduado em Liderança Avançada no Haggai Brasil (Florianópolis 2012). Também serviu diversas vezes como voluntário na consultoria de projetos evangelísticos durante os cursos de Liderança Avançada em Campinas. Casado com Marina e pai de Carol e Bela.
Uedson Vieira. Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Nazarena do Brasil em Campinas, SP. Palestrante nas áreas de liderança e família. Pastoreou a Igreja Presbiteriana de Cuiabá por de dez anos, e foi pastor auxiliar na Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte por onze anos. Desde outubro de 2012 faz parte da equipe pastoral da Igreja do Nazareno Central em Campinas, e lidera a equipe pastoral da extensão da igreja no Swiss Park. Autor dos livros "Covil", um desafio para a igreja abandonar o engano, a manipulação, o abuso e retornar a ser a Casa do Pai, e “Igreja Vitoriosa”, a mensagem transformadora nas cartas de Jesus às sete igrejas. Graduado nacional em Liderança Avançada pelo Instituto Haggai do Brasil em Campinas (2004). Fez o Workshop de Docentes do Haggai em 2005. É Docente Nacional do Haggai nas áreas de Base Bíblica de Evangelismo e Discipulado. Casado com Maura Marta, eles têm um filho, Mateus, e duas netas.
Pablo Beloni. Formado em Gestão de Recursos Humanos, com pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas, Psicopedagogia e Psicanálise. Iniciou em 2025 o Mestrado em Administração na UNICAMP. Concluiu o curso de Formação Pastoral (CEBESP 2019). Atua na área de RH há mais de 18 anos. Foi professor universitário por 10 anos, lecionando diversas disciplinas ligadas à Gestão de Pessoas e Administração. Gerencia o RH de uma indústria no interior de SP e é Consultor-Principal da Descomplique RH, sua Consultaria de Gestão de Pessoas e Treinamentos. Fundador da Igreja Batista LIFE, igreja iniciada em sua casa em 2017. Idealizador e presidente do Instituto Muito Mais Vida, associação sem fins lucrativos com projetos nas áreas de Educação, Esportes e Cultura. Membro da Igreja Batista Central em Rio Claro. Graduado em Liderança Avançada pelo Instituto Haggai do Brasil em Campinas (2018). Docente local do Haggai desde 2018. Docente nacional nas áreas de Metas e Criatividade no Evangelismo. Casado com Jacqueline Beloni desde 2021.
Quem pode participar?
Preparamos este curso exclusivamente para os Parceiros do Haggai, em gratidão pela sua fidelidade e generosidade em sustentar o ministério do Haggai Brasil.
Para participar do curso você precisa:
- Ser um Parceiro do Haggai Brasil ativo em suas contribuições durante todos os meses do curso (Março a Junho 2025).
- Fazer sua inscrição gratuitamente aqui no site para ter acesso à Sala Virtual do Haggai.
Sorteio de bolsas de estudo
Em cada uma das aulas faremos sorteio de bolsas de estudos para outros cursos virtuais do Haggai com quem estiver conectado ao vivo. Não perca!
Qualidade de vídeo e áudio
As aulas são transmitidas direto do Centro de Treinamento Haggai com qualidade profissional de áudio e vídeos, e ferramentas na Sala Virtual para participação dinâmica da turma ao vivo. Veja um exemplo abaixo.
