Evento Cancelado
 
 
Aconselhamento: Gente que ajuda Gente

Objetivos

  1. Aprimorar as habilidades dos cristãos para aconselharem biblicamente a seus irmãos, ajudando-os no crescimento rumo a maturidade. Como seres humanos lidamos com medo, ira, ansiedade, dificuldade de perdoar, conflitos nos relacionamentos interpessoais, etc. O aconselhamento mútuo pode ajudar o cristão a ter vitória nessas áreas. 
  2. Desenvolver as bases bíblicas de uma teologia das emoções e de ajuda fundamentada na Palavra de Deus para os discípulos de Jesus tenham acesso às respostas da Bíblia não só para aplicarem-nas em si mesmos, mas também para ajudarem os demais irmãos nas tratativas de diversos assuntos.

Pressuposições

Esse curso está fundamentado nas seguintes pressuposições:

  1. Os problemas da humanidade têm uma natureza espiritual e são solucionados de forma última e definitiva pela obra de redenção em Jesus Cristo.
  2. A Bíblia tem respostas sólidas e confiáveis para todas as áreas do relacionamento humano, tanto na relação consigo mesmo quanto com as demais pessoas.
  3. Devemos aprender a ministrar nas vidas uns dos outros, ajudando-nos mutuamente como diz a Escritura: “Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria” - Cl 3:16.

Conteúdo

  • Como a Palavra de Deus age na alma humana, consolando suas aflições e corrigindo seus pecados?
  • Assuntos específicos que serão abordados: medo, ira, ansiedade, perdão, livramento da amargura e desgosto, sexualidade e casamento. 
  • Contraste: Qual é a perspectiva bíblica sobre esses assuntos e qual deve ser nossa postura diante das propostas humanistas atuais?
  • Aconselhamento: Como seria um processo de ajuda mútua que se utiliza de princípios bíblicos? Como aplicar o texto aconselhai-vos mutuamente na vida normal da igreja cristã? A importância de uma abordagem amorosa e cheia de verdade no processo de aconselhamento e discipulado. 
  • Doutrinas: Como as doutrinas das Escrituras, do Pecado e da Reconciliação nos ajudam a compreender e ajudar nossos irmãos.

Professores

Alexandre "Sacha" Mendes . Bacharel em Economia e Teologia. Mestre em Aconselhamento. Doutor em Ministério. Pastor da Igreja Batista Maranata em São José dos Campos, SP. Autor. Diretor do Seminário FOCO. Diretor da Associação Brasileira de Conselheiros Bíblicos (ABCB) e membro do Conselho da Biblical Counseling Coalition (BCC). Casado com a Ana, eles têm três filhos.

Hélder Cardin. Chanceler da Palavra da Vida Brasil. Bacharel em Teologia pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida. Bacharel em Teologia pela Universidade Mackenzie. Mestre em Teologia Pastoral pelo Centro de Pós-Graduação Andrew Jumper. Doutor em Ministério pelo Reformed Theological Seminary - EUA. Graduado em Liderança Avançada pelo Haggai. Docente nacional do Haggai Brasil. Casado com Juliana, eles têm dois filhos adultos. 

Maurício Bulcão. Bacharel em Teologia e em Direito. Licenciado em Filosofia e Sociologia. Pós-graduado em Direito Eleitoral e Didática do Ensino. Mestrando em Ministérios. Coaching pela Fundação Getúlio Vargas. Chefe de Cartório no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. Professor de Teologia, Filosofia e Sociologia. Pastor da Igreja Batista de Jordanópolis, em São Bernardo do Campo, SP.  Docente nacional do Haggai. Casado com Ana Rocha Fernandes, eles têm dois filhos adultos.

Ebenézer Bittencourt. Bacharel em Teologia pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida em Atibaia, SP. Mestre em Divindade pela Universidade Internacional de Columbia, EUA. Pastor, palestrante e administrador cristão, há mais de 40 anos. Atuou como consultor de empresas. Membro da Igreja Batista Fonte em Campinas. Graduado do Haggai Internacional em Maui. Docente nacional do Haggai em diversos cursos do Instituto. Diretor Executivo do Haggai Brasil desde 2001. Casado com Marta, eles têm três filhos adultos.

 

Escolha uma Turma

 

Local do curso

Rua Jaime Sequier, 491
Parque Taquaral
13087-140
Campinas, SP

Aproximadamente a 40 min do aeroporto de Viracopos e 20 min da rodoviária de Campinas. Você pode pegar um Taxi ou Uber.
Centro de Treinamento Haggai