Evento encerrado
 
 

Objetivos

O CDAP de Gestão Estratégica de Ministérios tem por objetivo abordar as questões estratégicas, táticas e operacionais que envolvem a gestão de ministérios.

  • Definir a visão, a missão, as crenças e valores e os objetivos estratégicos definem o futuro que se espera viabilizar para um ministério.
  • A estratégia por sua vez conduzirá a decisões sobre quais projetos empreender em nossos ministérios e como gerenciá-los da maneira mais efetiva possível.
  • Além dos projetos, o dia-a-dia dos ministérios consome tempo e recursos, que devem ser gerenciados para garantir que a "obra continue".

Estes são os desafios que os gestores e líderes de ministérios enfrentam em seus cotidianos frequentemente, e este CDAP vai proporcionar conhecimentos, técnicas e ferramentas que ajudam a vencer estes desafios. 

   

Conteúdo

  • Na dimensão estratégica, serão abordados os principais elementos como definição de missão, visão, crenças, valores, objetivos estratégicos e indicadores de desempenho, sendo desenvolvida uma ferramenta para gestão dos objetivos estratégicos.
  • Na dimensão tática, serão abordados os temas de seleção e priorização dos projetos a partir dos objetivos estratégicos definidos, bem como as boas práticas para planejamento e acompanhamento dos projetos escolhidos, considerando o escopo, prazo, custo, riscos, equipe e comunicação.
  • Na dimensão operacional, serão aborados temas que tratam da integração entre os projetos no dia-a-dia do ministério e como gerenciar as "operações".
  • Na dimensão ministerial serão abordados temas relativos aos alvos e objetivos do ministério cristão, as características da cultura organizacional e a importância do desenvolvimento da vida interior do líder.
  • Na dimensão pessoal, cada participante fará um Personal Coach Assessment sobre seu perfil de liderança e receberá um feedback que o ajudará em atuação profissional e ministerial. 

Através do uso de estudos de caso, os participantes serão divididos em grupos com o objetivo de exercitar as práticas de planejamento estratégico, gestão de projetos e gestão de operações. Para a elaboração dos planos, serão utilizados formulários (templates) previamente preparados com o objetivo de facilitar a criação dos planos.

Docentes

Claudio Luis Carvalho Larieira. Doutor em Administração de Empresas (FGV/SP), Mestre em Computação (IPT/SP) e Administrador (Mackenzie). Professor da FGV/SP. Atua como Consultor desde 1988 em empresas nacionais e multinacionais de grande porte. Professor e Coach em gestão de projetos em programas de trainees e executivos. Professor universitário desde 2001 (IPT, FGV, Insper, Fundação Dom Cabral, IBMEC, FIA/USP e IBTA) e coordenador de pós-graduação desde 2003 (FGV e IBTA). Membro da Igreja Batista do Morumbi, em São Paulo. Graduado do Instituto Haggai Internacional em Maui, EUA (2005). É Docente Nacional do Haggai nas áreas de Liderança e Prioridades e Família, além de coordenador do curso de Gestão Estratégica de Ministérios. Casado com Kátia, pai da Letícia e do Leonardo.

Fernando Carvalho. Graduado em Economia e Mestre em Administração pela FEA-USP. Pós-graduação em Análise de Sistemas e em Administração Industrial. Há 20 anos trabalha no Banco Bradesco, onde atualmente gerencia as áreas de Planejamento Estratégico, Eficiência Operacional e Gestão de Capital da organização. É professor de pós-graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e também da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Como voluntário, teve a oportunidade de conduzir vários projetos de planejamento estratégico em instituições sem fins lucrativos, como igrejas, Gideões Internacionais, Colégio Agnes Erskine (Recife, PE) e Junta de Educação Teológica da Igreja Presbiteriana do Brasil. Tem servido a Cristo como presbítero na Igreja Presbiteriana da Lapa em São Paulo. Graduado do Instituto Haggai do Brasil (2008). Docente Nacional na área de Visão e Metas e Planejamento Estratégico. É casado com Rosana e pai de Fabrício e Juliana.

Fernando Lino. Bacharel em Processamento de Dados (FEMA), Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Independente / UMESP. MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores pela FGV. Conselheiro Cristão pela IFC. Coach Pessoal e Profissional, Palestrante e Analista Comportamental da Novo Aprendiz, e Diretor Geral da KERIX. Atua como consultor desde 2000 em empresas nacionais e multinacionais de grande porte. Enquanto gestor de TI, sua empresa ganhou o prêmio “Uma das melhores empresas para se trabalhar” em 2011 (Great Place to Work). Plantador da Igreja Metodista Paiquerê em Valinhos, SP desde 2013. Graduado nacional do Instituto Haggai em Águas de Lindóia (2009). É docente local do Haggai desde 2010 nas matérias de Criatividade no Evangelismo e Gestão de Projetos. Fez o curso de Gestão de Pessoas e Comunicação Eficaz do Instituto Haggai em Águas de Lindóia (2010). Fez o Workshop de Docentes em Águas de Lindóia (2012). É Docente Nacional na área de Visão, Metas e Gestão de Projetos. Casado com Neiva, pai de Matheus, Victória, Sophia e Fernanda.

Elias Neves de Souza. Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Batista do Grande ABC com diploma validado pela Universidade Metodista de São Paulo. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). MBA em Gestão de Pessoas pela UniCesumar. Professor de Evangelismo e Hermenêutica em Seminários Teológicos. Pastor há 25 anos, tendo liderado a Primeira Igreja Batista de Piracicaba-SP por 18 anos, onde fundou e presidiu a ONG Viver Bem. Em 2007, mudou-se para os Estados Unidos para pastorear a Brazilian Fellowship, comunidade brasileira da Roswell Street Baptist Church em Marietta - Georgia, onde permaneceu até 2009. Desde dezembro de 2009 é o pastor titular da Igreja Batista do Cambuí em Campinas, SP. Graduado do Instituto Haggai Internacional em Maui (1997). Graduado do Curso de Desenvolvimento de Docentes Internacionais em Maui (2007). Docente Nacional do Haggai na área de Liderança, Gestão e Ministério. Colabora também como diretor de programa nos Congressos do Haggai em Águas de Lindóia. Casado com Edilene eles têm duas filhas: Ananda e Ana Elisa.

Pré-requisitos

  • Frequência. O curso precisa ser frequentado em sua totalidade para o recebimento do certificado. O participante precisa chegar ao evento e também sair nos dias e horários estipulados. Por favor, verifique sua agenda com antecedência.
  • Hospedagem. A hospedagem é obrigatória, mesmo para residentes em Campinas. Separe esse tempo como um retiro espiritual de total imersão.

Hospedagem

O Centro de Treinamento Haggai (CTH), após meses de reconstrução, foi adaptado para acomodar os nossos principais cursos. Temos uma sala de aula para 32 pessoas, quartos para hospedar 20 participantes, refeitório, área de convivência, piscina e churrasqueira.

Os quartos são quádruplos, masculinos e femininos, com 2 beliches, iluminação e tomadas individuais, roupa de cama e banho, armários individuais, banheiro privativo e ar condicionado (quente/frio).

 

 

 

O Seminário Teológico Batista Independente (STBI) complementa a hospedagem para o curso. Localizado a apenas 2 minutos de carro do CTH, oferece quartos duplos e single, roupa de cama e banho, com ventilador de teto. A ala masculina tem um banheiro coletivo no corredor, e a ala feminina também.

Todas as atividades do curso e todas as refeições serão no Haggai, sendo apenas a hospedagem no seminário. Providenciaremos traslado/carona entre os dois locais.

Por favor, leia atentamente as informações abaixo sobre localização, horário de chegada e saída, custo, forma de pagamento, política de cancelamento, etc.

 
 

Local do curso

Rua Jaime Sequier, 491
Parque Taquaral
13087-140
Campinas, SP

Aproximadamente a 40min do aeroporto de Viracopos e 20min da rodoviária de Campinas. Você pode pegar um taxi na chegada, e um taxi ou Uber na volta.