Marilza Moreno Comar (graduada internacional em Cingapura, 2007) começou seu trabalho voluntário junto ao Instituto Haggai Brasil em 2009, quando o diretor executivo do Haggai, Ebenézer Bittencourt, a convidou para ser a Secretária Executiva no estado de Mato Grosso do Sul.

Marilza Moreno Comar (2009-2012)
Marilza Moreno Comar (2009-2012)

Marilza, que é casada com Pedro Arnaldo de C. Comar, é licenciada em Letras (português/inglês) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, é Bacharel com ênfase em Tradutor e Intérprete, pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal-MS (UNIDERP), tem especialização em Língua Portuguesa pela Uniderp, com ênfase em Análise do Discurso, especialização em Teoterapia Multifocal pela Universidade Filadélfia, Londrina-PR. Ela também trabalha no Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul desde 1986, onde lidera um grupo de oração e faz parte da coordenação de um Projeto de Ajuda à Criança e ao Idoso. É membro da Igreja Evangélica Irmãos Menonitas de Campo Grande, Fundadora do Grupo Ana no Estado de Mato Grosso do Sul, organizadora de congressos e eventos cristãos. Ministra cursos de evangelismo em Mato Grosso do Sul e em Navajeevodayam Bible College, Kerala-Índia. Escritora e organizadora do “Livro da Vitória"ra. Colabora na Diretoria da Associação de Graduados do Instituto Haggai em Mato Grosso do Sul.

Marilza com um grupo de graduados (seu esposo Pedro na linha de cima, primeiro à esquerda) e Josué Matos, à direita)
Marilza com um grupo de graduados (seu esposo Pedro na linha de cima, primeiro à esquerda) e Josué Matos, à direita)

Seu trabalho no Mato Grosso do Sul seria um trabalho pioneiro. Assim, ao aceitar o desafio de dirigir a AGRADH-MS, ela enfrentou dois objetivos: (1) divulgar o Instituto Haggai no estado, favorecendo a multiplicação de Seminários Locais entre as igrejas e comunidades cristãs, e (2) mobilizar os graduados do Haggai do MS a se envolverem no ministério de docência local do Haggai.

Ao longo de três anos (2010-2012), Marilza conseguiu fazer contato com a maioria dos graduados do MS e aos poucos envolveu cerca de 20 deles nas atividades da AGRADH-MS: docência local, organização de Seminários Locais, encontros dos graduados e Credenciamentos. Um trabalho de formiguinha que rendeu nesse período 11 novos docentes locais e cerca de 350 pessoas treinadas em um dos 16 Seminários Locais promovidos entre as cidades de Campo Grande, Dourados e Corumbá.

Assim se referiu Ebenézer Bittencourt ao trabalho da Marilza: Somos muito orgulhosos em ter uma graduada do Haggai como a Marilza, envolvida com ela em nosso ministério. Com seu empenho e carisma, ela preparou um solo fértil, criou uma rede de relacionamentos forte e deixa a liderança da Agradh MS para se dedicar a outros projetos pessoais. Assim, damos as boas-vindas ao novo Secretário Executivo no MS, Josué Matos!

Rogério Machado em cerimônia de transmissão de cargo da Marilza para o pastor Josué Matos
Rogério Machado em cerimônia de transmissão de cargo da Marilza para o pastor Josué Matos

Palavras proferidas por Marilza Moreno Comar:

Ao chegar até aqui, observo que a semente lançada foi boa, pois produziu quase cem por um em todos os aspectos. Porém ainda há muito que semear, plantar e colher.

O sucesso desta jornada como Secretária Executiva do Haggai no MS só foi possível porque a obra não é minha, mas do Senhor e para Ele seja todo o louvor, a honra e a glória.

Para mim, sem mencionar nomes para não correr o risco de deixar alguém de fora, foi um privilégio trabalhar com todos vocês, homens e mulheres de Deus, que são presentes do Senhor em minha vida!

Obrigada pela oportunidade de poder compartilhar as bênçãos que nosso Senhor derramou sobre minha vida durante estes 3 anos de serviço na obra do Reino de Deus por meio do Instituto Haggai.

Ao concluir este relato, posso dizer que, no decorrer da realização desta obra do Senhor, aprendi e compreendi o que está escrito em Eclesiastes 3:1 – “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” Então, apresento para vocês o novo Secretário Executivo do Instituto Haggai no Mato Grosso do Sul – Josué Matos.

Deus abençoe a todos!

Marilza