Marcelo Veiga é bacharel em Direito e, na área de tecnologia, é produtor e diretor de cinema e televisão, além de webdesigner. Ele fundou a Rede Nordeste de Televisão (www.noroeste.tv), uma rede de TVs online presente em todos os estados da região Nordeste no Brasil, produzindo comerciais, documentários e fazendo a cobertura televisiva de congressos e eventos, sendo a maior parte deles cristãos, ligados as igrejas protestantes históricas como a igreja batista, presbiteriana e seminários cristãos locais. Graduado em Teologia pelo Juvep, em 2013 ele termina o curso de bacharel em Teologia. Casado com Késia Veiga e pai de Filipe Veiga, Marcelo congrega na Primeira Igreja Batista de João Pessoa, onde tem exercido há dois anos o ministério de comunicação, fazendo a cobertura dos cultos de domingo para transmissão pela internet.

Marcelo Veiga em Maui
Marcelo Veiga em Maui

A seguir, leiam seu relato da experiência no Seminário de Liderança Avançada no Mid-Pacific Center, em Maui, Havaí, EUA.

Fazer o Haggai Internacional foi um divisor de águas em minha vida. O treinamento foi marcadamente avançado em termos didáticos, com grade de disciplinas pertinente e com facilitadores com alto nível de conhecimento e experiência. Isso tudo misturado a um grupo de docentes e participantes oriundos de diversas partes do mundo. É impossível passar por esta experiência sem sair de lá completamente transformado para muito melhor.

Fomos treinados com base na Palavra de Deus, com a utilização das melhores tecnologias do mercado, por meio do empenho de excelentes ministros, profissionais e professores disponíveis no cenário internacional, homens e mulheres de Deus, perfeitamente habilitados a aprimorar nossas habilidades em liderança e evangelismo. Gente que vive o que ensina. 

A imersão didática-espiritual de cerca de um mês em Maui faz qualquer pessoa que ame a Deus e a obra de Seu Reino sair de lá com ferramentas para iniciar um ministério evangelístico eficiente e de impacto.

Cerimônia de graduação em Maui
Cerimônia de graduação em Maui

Ao deixar Maui tomei a firme decisão de transmitir os conhecimentos adquiridos lá para o maior número de pessoas possível no Brasil. Pretendia pegar todo o material e traduzi-lo, adaptá-lo para nossa cultura e repassá-lo para as pessoas. No entanto, fui surpreendido logo ao chegar e fazer contato com o Haggai Brasil, pois nós já dispomos de todo este material preparado, apostilado, com rígido controle de docência local e nacional.

Como resultado dessa agradável surpresa, segui no Brasil com todos os procedimentos de treinamento para minha habilitação e credenciamento pelo sistema adotado pelo Haggai Brasil, tendo sido aprovado agora em novembro como docente local para o Haggai Brasil. Fiquei extremamente feliz com isso, porque melhor do que tentar de forma independente multiplicar o treinamento internacional no Brasil é fazer parte do mesmo Instituto que já está organizado e preza pela manutenção e treinamento de seus docentes, mantendo o padrão de qualidade internacional no treinamento da liderança cristã.

Para ser um grande líder cristão, você antes precisa ser um bom cristão, um bom chefe de família, bom pai, bom marido, bom profissional, ser um exemplo em todas as áreas de sua vida. E isto não se constrói sozinho, precisamos de nossos irmãos mais experientes, e o Instituto Haggai é um dos melhores edificadores do caráter de homens à imagem e semelhança de nosso Deus Jesus. No Haggai aprendi a primar pela excelência em tudo que faço, afinal, somos representantes de Deus na terra.

Agradeço aqui à equipe de apoio nacional e internacional do Instituto Haggai (funcionários, professores, voluntários e patrocinadores) por esta experiência tão edificante que me permitiram viver. Quero continuar me qualificando cada vez mais para frutificar ainda mais, sempre com foco ministerial, permitindo que Deus transforme a minha vida e que, por meu intermédio, Deus transforme as vidas daqueles que Ele colocar em meu caminho.