O instituto Haggai do Brasil promoveu 18 Seminários Locais por todo o Brasil no mês de novembro de 2010. Foram eles: um LOC no Espírito Santo, três em Minas Gerais, quatro no Rio de Janeiro, três em São Paulo, um em Goiás, um no Ceará, três na Paraíba, um no Rio Grande do Norte e um em Rondônia.

LOCs do dia 06 de novembro:

1 – Citamos inicialmente o LOC da Primeira Igreja Batista de Vitória, ES, módulo 1, tendo como docentes Luiz Claudio dos Santos (Liderança Eficaz), João Aparecido Silva (Integridade do Líder) e Flávio Francisco Gomes (Criatividade no Evangelismo). O pastor da igreja é Oliveira de Araújo, mas o contato com o Haggai deu-se por meio do graduado Alcides Oliveira Pinto.

Duas fotos: PIB de Vitória, ES, e Comunidade Cristã, Duque de Caxias, RJ
Duas fotos: PIB de Vitória, ES, e Comunidade Cristã, Duque de Caxias, RJ

2 – Outro LOCfoi na Primeira Igreja Batista de Copacabana, Rio de Janeiro, RJ, módulo 2, sendo docentes Richard José Vasques (Gestão de Projetos em Neemias), Roberto Alves Santanna Jr (Prioridades na Vida) e Fernando Augusto Leiros Ferreira (Compartilhando sua Fé). O pastor da igreja é Vitor Manoel Valente, mas o contato foi com o casal Estelita e Ricardo, membros da igreja, após indicação do graduado Urbano César Monteiro. Foi a segunda vez que o módulo 2 se realiza na igreja. Em 2009, a igreja promoveu os módulos 1 e 2, e, até setembro de 2010, fizeram os módulos 3 e 4.

3 – No mesmo dia, a Igreja Evangélica do Bosque, em São Paulo, SP, realizou o módulo 3, tendo como docentes Fernando Carvalho (Tomada de Decisão), Eliabe da Costa Almeida (Direção de Deus para o Líder) e Moisés Tenório Barreto (Princípios de Comunicação Eficaz). Quem coordenou o evento foi Marcos Rojas. Esta igreja já realizou os módulos 1 e 2, em novembro fez o módulo 3 e em dezembro fará o módulo 4.

Igreja Evangélica do Bosque, São Paulo, SP
Igreja Evangélica do Bosque, São Paulo, SP

4 e 5 – Simultaneamente, a Associação Batista Metropolitana de Belo Horizonte realizou dois LOCs com o módulo 2. Os docentes foram Leonardo Paulino Luz e Gerson Trugilho (Gestão de Projetos em Neemias) e Jean Carlos Costa Assis e Ricardo Mauro de Abreu (Prioridades na Vida e Compartilhando sua Fé), um total de quatro docentes envolvidos. O contato foi o pastor Ailton Vieira Santana.

LOCs do dia 13 de novembro:

6 – A Primeira Igreja Batista de Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro, RJ, promoveu o módulo 4, tendo como docentes Eduardo Luís de Carvalho Faria (Estilos de Liderança), Marcelo Machado Cavalcante (O líder e a Espiritualidade) e Fernando Augusto Leiros (Discipulado que Permanece). O pastor da igreja é Wander Ferreira Gomes e nosso contato foi a Sra. Tamar Souza, líder de ensino na igreja. Esta igreja realizou os quatro módulos dos seminários locais este ano.

7 – No mesmo dia 13, a Igreja Batista Getsemani, Belo Horizonte, MG, igreja onde nossa secretária executiva para Minas Gerais, Thais Martins Profeta, é membro, realizou o módulo 1, tendo como docentes Sidney Lino de Oliveira (Liderança Eficaz), Waterson Salles (Integridade do Líder) e Jean Carlos Costa Assis (Criatividade no Evangelismo). O pastor é Jorge Linhares, mas os pastores Elienos e pastora Waldívia foram os responsáveis.

Igreja Batista Getsêmani, Belo Horizonte, MG
Igreja Batista Getsêmani, Belo Horizonte, MG

8 – A Comunidade Cristã Olavo Bilac, Duque de Caxias, RJ, promoveu o módulo 1, tendo como docentes Wellison Magalhães Paula (Liderança Eficaz), Alberto Luiz Stassen da Silva (Integridade do Líder) e Roberto Alves de Santanna Jr (Criatividade no Evangelismo). O pastor da igreja é Felipe N. Marcelino (vejam foto acima, no item 1).

9 – O módulo 1 foi realizado na Igreja Batista Independente do Parque Dois Irmãos, Fortaleza, CE, tendo como docentes José Eurípedes Costa (Liderança Eficaz), João Mario Rodrigues Jr (Integridade do Lider) e Fernando de Olivera Canito Filho (Criatividade no Evangelismo). Incentivado pelo secretário executivo para o estado do Ceará, Herbert Nogueira, o pastor da igreja, Adjovânio da Silva Lima, promoveu o evento.

10 – A Igreja Batista Independente no Brasil Novo, na cidade de Natal, RN, promoveu o módulo 1, tendo como docentes Herbert Nogueira (Liderança Eficaz e Criatividade no Evangelismo) e Marcelo Alves de França (Integridade do Líder). O pastor da igreja promotora é Davi Alves Cavalcante.

Igreja Batista Independente de Brasil Novo, Natal, RN
Igreja Batista Independente de Brasil Novo, Natal, RN

LOCs do dia 20 de novembro:

11 – A Igreja Batista Alemã, São Paulo, SP, realizou o módulo 4, tendo como docentes Pérsio Mesquita dos Santos (Estilos de Liderança), André Luiz Forcetto (O líder e a Espiritualidade) e David Urbat (Discipulado que Permanece). O pastor da igreja é Evaldo Janson Kriger, que promoveu os quatro módulos do programa Haggai na Sua Igreja neste ano.

12 – No mesmo dia, a Igreja Batista Redenção, Goiânia, GO, promoveu o módulo 2, sendo docentes Mozart Alves Medeiros (Gestão de Projetos em Neemias), Samuel Vieira (Prioridades na Vida) e Sara Maria Wenzel Vieira (Compartilhando sua Fé). O pastor da igreja é Jaelson Oliveira Guedes, mas o contato foi com Eliana Moura, que não pôde participar do evento mas, pela reação dos participantes, deixou o seguinte comentário: “O aproveitamento do pessoal foi muito bom, pelo que me pareceu! Ouvi muitos comentários positivos. Gostaram demais do curso e querem mais!"

13 – Outra igreja promotora foi a Batista Betel de Campina Grande, PB. Ela realizou o módulo 1, tendo como docentes Jorge Issao Noda (Liderança Eficaz), Herbert Nogueira (Integridade do Líder) e Valdolírio Santos Soares (Criatividade no Evangelismo). O pastor da igreja é o graduado Gilberto Abrantes. Esta igreja já agendou os módulos 2 e 3 para 2011.

Campina Grande: Duas turmas na Igreja Batista Betel
Campina Grande: Duas turmas na Igreja Batista Betel

14 e 15 – Foram realizados dois módulos 1, ou seja, duas turmas cursando o módulo 1 na Igreja Ação Evangélica, Campina Grande, PB, tendo como docentes Roberval Rodrigues de Almeida (Liderança Eficaz e Criatividade no Evangelismo), Jorge Issao Noda (Integridade do Líder e Liderança Eficaz), Herbert Nogueira (Integridade) e Valdolírio Santos Soares (Criatividade no Evangelismo), num total de quatro docentes. O pastor da igreja é o graduado Wóstenes Luiz dis Santos, que teceu o seguinte comentário: O seminário foi muito bom. Foi um momento muito especial para liderança da minha igreja (35 líderes), momento de crescimento e aprendizado. Todos os que participaram testemunharam de como o seminário local impactou suas vidas e estão super motivados para participarem dos próximos em 2011.

16 – A Igreja Batista Filadélfia Patriarca, São Paulo, SP, promoveu o módulo 1, tendo como docentes Ronald Andrade Rocha (Liderança Eficaz), Ezequias Costa (Integridade do líder) e José Libério Lino (Criatividade no Evangelismo). Incentivado por Herbert Nogueira, secretário executivo do Ceará, o pastor José Moisés convidou o Haggai. O contato local foi com Sandra Góis.

Rondônia: AIBACENTRO (Associação Batista) em Ji-Paraná
Rondônia: AIBACENTRO (Associação Batista) em Ji-Paraná

17 – A AIBACENTRO - Associação das Igrejas Batistas da Região Central de Rondônia, em Ji-Paraná, RO, promoveu o módulo 4, tendo como docentes Margareth Cabral Ferreira (Estilos de Liderança), Marcelo Cunha Ferreira (O líder e a Espiritualidade) e Eneide Brito Indalécio (Discipulado que Permanece). Os organizadores deste LOC foram os graduados Eneide Indalécio, que é a secretária executiva para Rondônia, e o pastor Sérgio Eduardo da Silva.

18 – Por fim, o Seminário Teológico Batista de Duque de Caxias, RJ, promoveu o módulo 4, tendo como docentes Audir do Nascimento da Silva (Estilos de Liderança), Ayodele Balogun (O líder e a Espiritualidade) e Fernando Augusto Leiros (Discipulado que Permanece). O evento foi organizado pelo graduado e pastor Elizeu Gomes da Rocha.