Ebenézer Bittencourt (Maui, 1996) representa a fase atual e mais conhecida do Instituto Haggai do Brasil, um momento de grande dinamização, onde a organização vem conquistando um lugar de proeminência no cenário evangélico nacional.

 

Reginaldo André Kruklis visitou Ebenézer Bittencourt no gabinete pastoral da Primeira Igreja Batista de Porto Alegre, em 1995. Ali Ebenézer foi convidado a se inscrever para o treinamento internacional, juntamente com o empresário e presbítero da igreja, Jorge Ziegler, hoje membro do conselho. Em julho de 1996, os dois participaram do Special Leadership Seminar (SLS), de 10 dias, em Maui.

Em abril de 2000, Dr. John Edmund Haggai e Reginaldo Kruklis (então presidente do Haggai Internacional, em Atlanta) vieram ao Brasil para o Congresso em Serra Negra. Na ocasião, Reginaldo convidou o Ebenézer para que ele assumisse a função de representante internacional e diretor executivo do Haggai Brasil. Naquele momento, ele declinou o convite por estar comprometido com um projeto de igreja local em Campinas, SP.

Em outubro do mesmo ano, Ebenézer Bittencourt voltou a ser convidado e entendeu que aquele segundo convite era algo extraordinário da parte de Deus. Assim ele deu início ao processo de busca da vontade de Deus, incluindo conselhos, conversas oficiais com a liderança da sua igreja local e com sua família.

Em fevereiro de 2001 Ebenézer foi entrevistado em São José dos Campos por Reginaldo Kruklis, PKD Lee (vice-presidente internacional de expansão do Haggai) e três membros do conselho: Roberto Croitor, David Leslie Davis e Roberto Aylmer. Logo depois ele foi convidado oficialmente e assumiu como quarto representante e diretor executivo para o Brasil, servindo a organização em regime de tempo-integral.

Ebenézer Bittencourt mudou a sede de São José dos Campos para Campinas, cidade de sua residência. Construindo sobre a base lançada por seus antecessores, ele informatizou a organização, modernizou as operações, reescreveu o estatuto, atraiu crescente número de conselheiros e mantenedores, lançou o primeiro website do Haggai Brasil, criou as Associações dos Graduados estaduais (Agradhs), promoveu o ministério dos secretários executivos voluntários, sistematizou e apostilou o material didático oferecido nos cursos locais, estaduais e nacionais, treinou uma crescenterede de docentes e estabeleceu o novo padrão para os seminários nacionais (processo iniciado em 1998, por PKD Lee). Além disso, profissionalizou o atendimento e serviços prestados pelo Instituto Haggai do Brasil, contando hoje com equipe tempo-integral no escritório de Campinas e está em fase de preparação para a construção da sede própria do Haggai, prevista para ser completada em fins de 2010.

Em 2009, o Instituto Haggai do Brasil completou 30 anos de ministério (data oficial, 25 de agosto de 2009). A celebração incluiu o Congresso realizado nos dias 26, 27 e 28 de junho, com o tema "A promessa de uma geração", com a participação recorde de 1.493 pessoas. Foi uma constatação de que o ministério do Instituto Haggai está mais firme do que nunca no território nacional!

Em 2023, o Haggai Brasil, pela graça de Deus, teve o maior crescimento de sua história, capacitando mais de 1.025 líderes brasileiros em Liderança Avançada.  Em 2024, o Haggai completou 45 anos de ministério no Brasil (data oficial, 25 de agosto de 2024) celebrando o Congresso do Haggai em Águas de Lindóia sob o tema "Almeje Algo Extraordinário para Deus".

Ebenézer Bittencourt sempre expressa sua gratidão a Deus pelo apoio constante que tem recebido de sua família, sua esposa Marta e filhos Ana RuthCristiane e David. Além deles, ele se declara consciente de que seria impossível dar prosseguimento ao ministério Haggai Brasil sem os 60 conselheiros que participam financeiramente desta visão, além de tantos outros parceiros, mais de 200 voluntários que atuam como docentes locais, nacionais e internacionais.

Parabéns à família Haggai do Brasil!