Nos dias 23 a 25 de novembro (de sábado a segunda-feira), cerca de 20 voluntários se reuniram em Campinas, SP, no Hotel Nacional Inn, para o 7º Encontro Anual dos Secretários Executivos e Colaboradores do Instituto Haggai Brasil.

Secretários Executivos e parte da Equipe Haggai
Secretários Executivos e parte da Equipe Haggai

Estavam presentes representantes de 15 estados brasileiros e do Distrito Federal. Da região Sul, participaram  os colaboradores Maria Anice Silva, de Santa Catarina, Carlos Esaú, do Rio Grande do Sul, e Ricardo Bruder, do Paraná. Da região Sudeste, vieram  Lívio Oliveira e Arlênio Machado, do Rio de Janeiro, Cidinha Mathias, Adelécio Brito e Airton Ferreira, de São Paulo, Thais Profeta e Henrique Dutra, de Minas Gerais. Da região Norte, vieram a Eneide Indalécio, de Rondônia, e Gilbraz Bessa, do Amazonas.
Da região Nordeste, participaram Francisco Pereira, de Pernambuco, Anderson Cavalcanti, do Maranhão, Roberval Almeida, da Paraíba, Marcelo França, do Rio Grande do Norte, e David Pina, da Bahia. Da região Centro-Oeste, participaram Josué Matos, do Mato Grosso do Sul, Wyndson Oliveira, de Goiás, e David Milhomem, do Distrito Federal.

Formato básico da reunião, disposição em
Formato básico da reunião, disposição em

Da equipe do Haggai, participaram o diretor executivo Ebenézer Bittencourt, que foi quem dirigiu o programa e trouxe as palestras, Adenice Mendes e Priscila Pavan, responsáveis pelos Seminários Locais e Docência Local no escritório do Haggai, em Campinas.

Programa:

Dia 23 de novembro, sábado – O dia começou com a chegada dos participantes na parte da manhã. À medida que cada um chegava e se acomodava no hotel, Ebenézer se reunia individualmente. Ali havia um compartilhar sobre o trabalho realizado em cada estado. 

Após as reuniões individuais, aconteceu a abertura oficial do encontro, às 15h30. Durante esse período, o assunto que discutimos foi "Antes de Tudo, o Principal: que objetivos queremos alcançar neste encontro?” Melhor dizendo, o que queremos que os colaboradores saibam ou aprendam com esse encontro?

Atividade em grupos menores
Atividade em grupos menores

Por isso, nesse dia foram analisadas as estatísticas e lições foram tiradas:

1. Estatísticas dos Seminários Internacionais do Haggai.
2. Estatísticas dos Seminários Nacionais do Haggai.
3. Estatísticas dos Seminários Locais e Docência Local do Haggai.

Neste último item de análise (os seminários locais), os colaboradores responderam um questionário sobre o desempenho de seu trabalho nas suas regiões, incluindo o que melhorar e qual estratégia adotar para 2014 para manter ou fazer crescer o número de seminários locais e de graduados envolvidos na docência local.

Devocional com Lívio Renato de Oliveira
Devocional com Lívio Renato de Oliveira

Dia 24 de novembro, domingo - O encontro começou às 8h00, com uma devocional de 30 minutos, ministrada pelo Lívio Oliveira, secretário executivo do Haggai no Rio de Janeiro.

Em seguida, Ebenézer trouxe um curso baseado no livro de Jim Collins e Morten T. Hansen, chamado Vencedoras por Opção: Incerteza, caos e acaso - Por que algumas empresas prosperam apesar de tudo (Ed. HSM, 2012). Esse curso foi dado durante toda a manhã de domingo.

Após o almoço, os colaboradores tiveram um tempo livre. Alguns optaram por descansar, outros por passear no shopping e outros foram visitar o Centro de Treinamento, onde estava acontecendo o Seminário Nacional de Liderança Avançada.

Atividade em grupos menores
Atividade em grupos menores

À tarde, de volta à reunião, foram discutidos os padrões do seminário local e da docência, com foco especial nas novas apostilas do seminário local, revistas atualizadas, que serão utilizadas a partir de 2014.

Já à noite, os colaboradores traçaram suas metas de seminários locais e de docência para 2014. Em seguida, os participantes filmaram seus testemunhos de experiências e desempenho.

Momento de descanso
Momento de descanso

Dia 24 de novembro, segunda-feira - Nesse dia, a devocional foi ministrada pelo Adelécio Brito, Secretário Executivo de São Paulo. No último período do encontro, após a devocional, o assunto foi as Associações de Graduados (definições e objetivos) e sobre o Acordo de Segurança e Confidencialidade do Instituto Haggai, que eles assinaram.

O encerramento ocorreu às 12h00.