Evento encerrado
 
 
Aconselhar com Sabedoria - Parte 1

Conteúdo

A Bíblia diz: "aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria" - Colossenses 3:16. Queremos ajudá-lo a obter mais sabedoria no processo de orientar as pessoas de sua família, da igreja, amigos que lhe pedem conselhos.

Esse curso aborda 8 princípios fundamentais no processo de aconselhamento:

  1. Humildade. A importância de uma postura humilde no aconselhamento, reconhecendo as próprias limitações e dependência de Deus.
     
  2. Iniciativa. Como o conselheiro toma iniciativa de conversar com alguém, aprendendo a delimitar sua intromissão na vida dos outros.
     
  3. Profundidade. Como ir além da superficialidade de tratar com comportamentos e hábitos, e se aprofundar em conversas sobre o coração, respeitando a vulnerabilidade e medo do aconselhado.
     
  4. Discernimento. Como reconhecer as influências externas que afetam as pessoas, mas aprender a discernir os ruídos de comunicação e os verdadeiros problemas da alma.
     
  5. Abordagem amorosa. Como o conselheiro desenvolve uma abordagem pessoal, amorosa e dependente do Espírito Santo, crendo que o extraordinário pode ser feito por Deus.
     
  6. Sofrimento. Como conduzir diálogos sobre o sofrimento, procurando entender as provações, medos e ansiedades.
     
  7. Pecado. Como o conselheiro introduz com sabedoria a questão do pecado, arrependimento, perdão e restauração, buscando a raiz do problema ao invés de se satisfazer com explicações insatisfatórias.
     
  8. Solução divina. Como conduzir a uma reflexão sobre Deus e Suas soluções para a alma, família, relacionamentos e situações, ajudando a pessoa a clamar intencionalmente pela graça divina e pelo poder do Espírito Santo na busca de maturidade.

Professor

Alexandre "Sacha" Mendes. Bacharel em Economia e Teologia. Mestre em Aconselhamento. Doutor em Ministério. Pastor da Igreja Batista Maranata em São José dos Campos, SP. Autor. Diretor do Seminário FOCO. Diretor da Associação Brasileira de Conselheiros Bíblicos (ABCB) e membro do Conselho da Biblical Counseling Coalition (BCC). Casado com a Ana, eles têm três filhos.