Evento encerrado
 
 

O que é o curso ANALITIKOS?

ANALITIKOS é um curso para você se apaixonar pela Palavra de Deus e querer estudá-la mais e mais! Cremos que uma abordagem analítica de estudo da Palavra pode ajudar muitas pessoas a extrair do texto bíblico verdadeira sabedoria. É uma ferramenta útil para os que estão envolvidos no discipulado ou grupos pequenos, para o aconselhamento bíblico, para pais na instrução dos seus filhos, para seu próprio tempo devocional e para o preparo de mensagens e estudos bíblicos com mais profundidade e riqueza de conteúdo.

Todos os módulos do ANALITIKOS tem duas ênfases: 

FERRAMENTAS DE ESTUDO ANALÍTICO - Ebenézer Bittencourt
Focado em exercícios práticos com o objetivo de extrair do texto bíblico a riqueza do significado, para que o cristão adquira sabedoria e aplique a mensagem de Deus na sua vida pessoal e na instrução de outros. Vamos descobrir a estrutura dos parágrafos, as conexões entre palavras e frases, em busca da compreensão. Estudaremos diferentes textos bíblicos e temáticas preciosas para nossa vida familiar, de liderança, de igreja, etc. 

PRINCÍPIOS DE INTERPRETAÇÃO BÍBLICA - Hélder Cardin
Focado no conhecimento das diferentes linguagens usadas nas Escrituras (literal, figurada, etc), na interpretação à luz do contexto, no uso adequado de textos paralelos, vendo como Deus foi esclarecendo sua Revelação na história, e os princípios para aplicação da Palavra nos dias de hoje. O objetivo principal dessa parte mais teórica do curso é obter conhecimento para evitar erros comuns, "achismos" ou superficialidade na interpretação e aplicação da Palavra de Deus.

Módulo: Tópicos e Biografias

Neste módulo serão abordados os seguintes conteúdos:

  • Como fazer o estudo de um tópico na Bíblia (ex: perdão, oração)
  • Trabalhando com sinônimos e os textos originais
  • Aplicando uma ferramenta de estudo temático
  • O objetivo e valor da sistematização da teologia
  • Os riscos e princípios da interpretação de temas
  • A submissão do intérprete ao texto e contexto
  • Tipos de narrativas bíblicas
  • Passado, presente e futuro nas narrativas e sua interpretação
  • Estudando biografias de personagens bíblicos (ex: José, Paulo)
  • Regras inegociáveis e uma ferramenta de estudo
  • Exercícios práticos de fixação

Docentes do curso

Hélder Cardin. Bacharel em Teologia com ênfase em Educação Cristã e Ministério Pastoral (Seminário Bíblico Palavra da Vida). Bacharel em Teologia (Universidade Mackenzie). Mestre em Teologia Pastoral com ênfase em Educação Cristã (Centro de Pós-Graduação Andrew Jumper). Doutorando em Ministério (Reformed Theological Seminary - EUA). Chanceler das escolas teológicas da Organização Palavra da Vida Brasil e professor pesquisador do Seminário Bíblico Palavra da Vida (Atibaia-SP). Membro do Conselho fundador da Coalizão pelo Evangelho (The Gospel Coalition Brasil). Graduado do Instituto Haggai do Brasil (2012). Docente nacional do Haggai na área de Base Bíblica de Evangelismo e Discipulado, e palestrante nos Congressos do Haggai. Pastor colaborador da Igreja Evangélica Batista Nova Aliança, em Ribeirão Preto. Casado com Juliana, pai de Lucas e Tiago.

Ebenézer Bittencourt. Diretor Executivo do Instituto Haggai do Brasil desde 2001. Bacharel em Teologia pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida em Atibaia, SP. Mestre em Divindade pela Universidade Internacional de Columbia, EUA. Pastor, palestrante e administrador cristão, há mais de 40 anos. Pastoreou nas cidades de Atibaia (SP), Caxias do Sul (RS), Porto Alegre (RS) e Campinas (SP). Atuou como consultor de empresas nas áreas de Liderança, Desenvolvimento de Equipes Sinérgicas, Planejamento de Vida e Carreira, Aconselhamento Profissional. Autor dos livros "Qual é o Nosso Negócio?", "O Poder que nos Move" e "Jesus Chorou e Eu Também". Membro da Igreja Batista Fonte em Campinas, onde serve como pregador convidado e palestrante. Graduado do Instituto Haggai Internacional em Maui (1996). Fez o Seminário de Desenvolvimento de Docentes do Haggai Internacional em Maui (2005). Docente Nacional do Haggai em diversas matérias. Casado com Marta, eles têm três filhos adultos: Ana Ruth, Cristiane e David. 

Módulos Individuais ou Curso Completo

O curso ANALITIKOS tem 3 módulos. Você pode se inscrever nos módulos separados ou no curso completo com algumas vantagens bem interessantes:

No curso completo você tem o melhor custo-benefício:

  • Participa dos 3 módulos na fantástica plataforma virtual do Haggai.
  • Tem 3 reencontros com os professores para reciclagem.
  • Tem acesso às gravações dos 3 módulos até Dezembro.
  • Tem desconto de 15% na sua inscrição.
  • E Parceiros do Haggai tem desconto extra.
 

Participe do Curso Completo

 
Você tem mais vantagens ao se inscrever no curso completo do que nos módulos individuais.

Outros Módulos