Evento Cancelado
 
 

Querido colega pastor

Desenvolvi esse curso pensando em você. Quero compartilhar a filosofia ministerial que desenvolvi e utilizei durante esses mais de 40 anos de experiência na vida da igreja. Tenho certeza de que o conteúdo lhe será de benefício para o ministério, apontando caminhos, dando dicas e poupando-lhe de erros de percurso. Vamos discutir abertamente alguns assuntos difíceis com os quais temos que lidar em nossa jornada ministerial. Aguardo você!

Ebenézer Bittencourt
Diretor Executivo do Haggai Brasil

Conteúdo

Este é um Curso de Aperfeiçoamento do Haggai cujo objetivo é:

  • Fornecer instrução bíblica sobre eclesiologia prática
  • Dar ferramentas para os líderes de igrejas e congregações (pastores, dirigentes, obreiros, presbíteros, diáconos e líderes de ministério) para que possam desenvolver sua filosofia ministerial e aplicar os conceitos de forma prática na vida da igreja.  

Parte 1 - Sabedoria Pastoral

A Igreja local: (a) Mais poder, mais estratégia e mais simplicidade. Erros e acertos. (b) Macro visão sobre as tendências atuais da igreja, benefícios e perigos. (c) Existem igrejas que crescem e causam um forte impacto, independentemente de ser histórica ou contemporânea, carismática ou tradicional. Por quê?

A Carreira do Líder: Uma visão geral da carreira do líder que inclua (a) o pastoreio do próprio pastor e de sua família, sua necessidade de ter amigos, mentoreamento e apoio espiritual. (b) O gerenciamento da energia e o cansaço psico-espiritual do pastor / líder. (c) A decisão madura de fazer mais o que sabe fazer melhor.

O Liderança da Igreja: (a) Lealdade e traição dentro do grupo de líderes, separação e continuidade, disciplina eclesiástica aplicada. (b) Como gerenciar os processos decisórios de longo prazo à luz dos ciclos que afetam todas as organizações.

Parte 2 - Ferramentas Organizacionais

Quadro de eclesiologia prática que coordena os objetivos, ministérios, pastoreio e gestão em uma só visão panorâmica, simplificando o modo de pensar dos líderes e facilitando todos os processos de decisão do conselho diretor da igreja. 

Os ministérios inegociáveis: Liderar, Celebrar, Ensinar, Cuidar e Alcançar. O que cada um deles significa? Dicas e sugestões que facilitam sua prática na igreja. 

Como fazer um organograma que facilita a compreensão por todos os membros da igreja e impulsiona o serviço cristão. 

Como fazer um orçamento que prevê as despesas anuais, os projetos de longo prazo e os investimentos visionários, que ajudam a cumprir os objetivos da igreja.

Um programa contínuo de diagnóstico da igreja local que ajuda a descobrir as áreas fracas e fortes a partir da análise de 15 aspectos diferentes da vida da igreja.

Mobilização de Voluntários: como motivar e mobilizar seus voluntários para servirem a Deus na igreja com mais satisfação pessoal e eficiência ministerial.

Docentes do curso

Ebenezer Bittencourt. Bacharel em Teologia pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida em Atibaia, SP. Mestre em Divindade pela Universidade Internacional de Columbia, EUA. Pastor, palestrante e administrador cristão, há mais de 40 anos. Pastoreou nas cidades de Atibaia (SP), Caxias do Sul (RS), Porto Alegre (RS) e Campinas (SP). Atuou como consultor de empresas nas áreas de Liderança, Desenvolvimento de Equipes Sinérgicas, Planejamento de Vida e Carreira, Aconselhamento Profissional. Membro da Igreja Batista Fonte em Campinas. Graduado do Instituto Haggai Internacional em Maui (1996). Docente do Haggai em diversas áreas. Diretor Executivo do Instituto Haggai do Brasil desde 2001. Casado com Marta, eles têm três filhos adultos: Ana Ruth, Cristiane e David.

Elias Neves de Souza. Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Batista do Grande ABC com diploma validado pela Universidade Metodista de São Paulo. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). MBA em Gestão de Pessoas pela UniCesumar. Professor de Evangelismo e Hermenêutica em Seminários Teológicos. Foi pastor da Primeira Igreja Batista de Piracicaba-SP por 18 anos, onde fundou e presidiu a ONG Viver Bem. Em 2007, mudou-se para os Estados Unidos para pastorear a Brazilian Fellowship, comunidade brasileira da Roswell Street Baptist Church em Marietta - Georgia, onde permaneceu até 2009. Desde dezembro de 2009 é o pastor titular da Igreja Batista do Cambuí em Campinas, SP. Graduado do Instituto Haggai Internacional em Maui (1997). Graduado do Curso de Desenvolvimento de Docentes Internacionais em Maui (2007). Docente Nacional do Haggai na área de Liderança, Gestão e Ministério. Colabora também como diretor de programa nos Congressos do Haggai em Águas de Lindóia. Casado com Edilene eles têm duas filhas: Ananda e Ana Elisa.

Uedson Souza Vieira. Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Nazarena do Brasil em Campinas, SP. Conferencista internacional, palestrante nas áreas de liderança e família. Pastoreou a Igreja Presbiteriana de Cuiabá por de dez anos, com ministério auxiliar na Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte por onze anos, em especial dedicação à liderança do Conselho Missionário. Desde outubro de 2012 é pastor auxiliar da Igreja do Nazareno Central em Campinas, e pastor da extensão da igreja no Swiss Park. Autor dos livros "Covil", um desafio para a igreja abandonar o engano, a manipulação, o abuso e retornar a ser a Casa do Pai, e “Igreja Vitoriosa”, a mensagem transformadora nas cartas de Jesus às sete igrejas. Graduado nacional em Liderança Avançada pelo Instituto Haggai do Brasil em Campinas (2004). Fez o Workshop de Docentes do Haggai em 2005. É Docente Nacional do Haggai nas áreas de Base Bíblica de Evangelismo e Discipulado. Casado com Maura Marta, eles têm um filho, Mateus.

Fábio Carneiro Cunha. Advogado e Empresário. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná, Bacharel em Administração pela UNICENP. Mestre em Direito do Comercio Internacional pela George Washington University dos EUA. Doutor em Direito do Comercio Internacional pela Ottawa University no Canadá. Atuou como professor universitário. Diretor proprietário da Carneiro Cunha & Advogados Associados. Graduado em Liderança Avançada no Haggai em 2019, faz parte do Conselho Consultivo do Haggai Brasil. Serviu na liderança da Igreja Presbiteriana Independente e da Comunidade Alcance em Curitiba. Atualmente serve na Comunidade Vinhedo. Casado com a advogada Mirian Olsen Carneiro Cunha, eles têm três filhos pequenos: Artur, Mateus e Maria Clara.