Evento encerrado
 
 

Gente boa!

Esse curso está baseado na filosofia de ministério que sigo e no material que tenho usado no discipulado durante os últimos 40 anos. Quero compartilhar, de coração para coração, o que Deus me ensinou e que pode ser útil para você.

Ebenézer Bittencourt
Diretor Executivo do Haggai Brasil

Conteúdo

Realmente acredito que esse curso pode ser transformador tanto para você como para todas pessoas a quem você vai ministrar no futuro.
Estudaremos o seguinte:

  • Como começar um discipulado? Como escolher alguém para um dos 2 níveis de discipulado? Critérios e processo.
  • Como terminar um discipulado sem deixar mágoas? Critérios e processo.
  • Uma teologia inicial para o discipulado.
  • Como fazer o encontro de discipulado ter mais poder transformacional?
  • Como fazer perguntas de descoberta para estimular o discípulo a aprender diretamente da Palavra de Deus, descobrindo em primeira mão a mensagem de Deus para sua vida particular?
  • Como fazer as aplicações na vida para instigar o discípulo a obedecer, tendo auto-motivação?
  • Lições de discipulado.

Docente

Ebenezer Bittencourt. Bacharel em Teologia pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida em Atibaia, SP. Mestre em Divindade pela Universidade Internacional de Columbia, EUA. Pastor, palestrante e administrador cristão, há mais de 40 anos. Pastoreou nas cidades de Atibaia (SP), Caxias do Sul (RS), Porto Alegre (RS) e Campinas (SP). Atuou como consultor de empresas nas áreas de Liderança, Desenvolvimento de Equipes Sinérgicas, Planejamento de Vida e Carreira, Aconselhamento Profissional. Membro da Igreja Batista Fonte em Campinas. Graduado do Instituto Haggai Internacional em Maui (1996). Docente do Haggai em diversas áreas. Diretor Executivo do Instituto Haggai do Brasil desde 2001. Casado com Marta, eles têm três filhos adultos: Ana Ruth, Cristiane e David.

Apoio em sala de aula

Uedson Souza Vieira. Pastor auxiliar da Igreja do Nazareno Central em Campinas, e pastor da extensão da igreja no Swiss Park. Graduado do Haggai Brasil (Campinas 2004) É Docente nacional do Haggai nas áreas de Base Bíblica de Evangelismo e Discipulado.

 

Rutzkaya Queiroz dos Reis. Coordenadora de cursos no Senac São Paulo, nas unidades de Salto e Itu. Membro da Igreja Batista Nova Aliança, onde atua no discipulado há muitos anos. Graduada do Haggai Brasil (Campinas 2003).

 

Élcio Fernandes. Gerente de vendas na área de audio, vídeo e comunicação unificada na WDC Networks. Membro da Igreja Batista Fonte em Campinas, onde serve como professor da escola bíblica de adultos. Graduado do Haggai Brasil (Campinas 2013) e do Haggai Internacional (Maui 2019). Docente nacional na área de Liderança Eficaz.

Amaury Moitinho. Servidor Público Federal. Pastor da Primeira Igreja Batista do Sétimo Dia de Campinas. Graduado em Liderança Avançada pelo Haggai Brasil (Campinas 2017) e Haggai Internacional (Maui 2020). Membro do Conselho Consultivo do Haggai desde 2019.

 

 

Pra quem este curso é indicado?

Cristãos evangélicos maduros que queiram se envolver em discipular outros líderes ou novos convertidos.

Chat e enquetes para direcionar a discussão
Chat e enquetes para direcionar a discussão

Troca de experiências por videoconferência
Troca de experiências por videoconferência

Como funciona o curso virtual?

O curso é totalmente transmitido ao vivo. Mais do que apenas acesso a conteúdos, queremos que você tenha um tempo de crescimento diante de Deus, de conexão com os professores e de exercícios práticos com seus colegas.

Clique nas perguntas para entender como funciona o curso virtual:

O curso virtual é igual ao presencial?

É o mesmo currículo, professores, carga horária e certificado. O que muda é o formato. As aulas são transmitidas ao vivo na plataforma do Haggai, e você participa de maneira dinâmica através de diferentes ferramentas como chat, enquete e videoconferência. O material do curso estará disponível para download e tem espaço para anotações. 

As aulas são gravadas? Se eu perder alguma, poderei assistir depois?

Sim. Todas as aulas serão gravadas e você terá acesso até dia 14/Março. Mas recomendamos fortemente que participe ao vivo para tirar o máximo proveito da interação com professores e colegas, principalmente nos exercícios práticos.

As aulas serão por Zoom, Google Meet ou algo assim?

Não exatamente. As aulas dos professores são transmitidas ao vivo com qualidade na plataforma do Haggai, mas os exercícios práticos em grupo são por videoconferência, com câmera e microfone ligados.

Por quê?

Ao transmitir as aulas na Plataforma Haggai, nosso objetivo é que você mantenha o foco, sem distrações, com maior qualidade de som e imagem, e assim tenha um melhor aproveitamento da aula. Você pode participar usando o chat para enviar perguntas ao professor, fazer comentários, conversar com os colegas, responder enquetes, etc. Há um moderador na sala de aula para ajudar nessa interação.

Usamos as salas de videoconferência (tipo Zoom) quando o professor dividir a turma em grupos para fazer algum exercício durante a aula. Dessa forma, facilitamos o bate-papo olho no olho, que é tão importante para a troca de experiências. O sistema de videoconferência já está integrado na Plataforma do Haggai. Você não precisa baixar nenhum programa ou aplicativo.

Em termos de tecnologia, o que eu preciso ter?

Internet estável. Recomendamos um mínimo de 10 mega para a sua transmissão não ficar travando e não dificultar a conversa nos grupos de videoconferência.

Use computador. É mais fácil de navegar na plataforma, interagir no chat, tomar notas na apostila, participar das videoconferências, etc. Não recomendamos acessar pelo celular.

Use um navegador como Chrome, Firefox, Safari ou Edge. Não funciona com Internet Explorer. 

Para os grupos de videoconferência use webcam e fone de ouvido.

 
 
IMPORTANTE – Não é permitida a gravação, retransmissão ou exibição pública das aulas. As inscrições são individuais, para usufruto pessoal.
 

Termos de Inscrição