Evento encerrado
 
 

Gente boa!

Durante anos tenho tido o privilégio de ensinar sobre finanças pessoais no discipulado individual, no aconselhamento e em palestras em várias igrejas e organizações. Aqui está um tema que ensino com grande entusiasmo, pois sei que a necessidade é enorme e que existem soluções para os problemas das pessoas através da prática de princípios bíblicos e de bom senso na área financeira.

Este curso foi preparado para ajudá-lo a compreender e aplicar os ensinamentos bíblicos sobre finanças pessoais, com orientações práticas para sua vida pessoal e familiar, para que você também possa ajudar seus liderados.

Ebenézer Bittencourt
Diretor Executivo do Haggai Brasil

Pesquisa

Pesquisa nacional entre evangélicos realizada pelo Instituto Haggai com mais de 3.000 participantes em quase todos os estados do Brasil mostram que:

  • 73% dos evangélicos se dizem controlados na área financeira. No entanto, 77% não fazem orçamento e 40% só fazem planejamento "de cabeça", sem escrever nada, o que gera descontrole e insegurança para o futuro.
  • Evangélicos entre 20 e 40 anos têm 64% mais tendência a serem descontrolados no uso do Cartão de Crédito.
  • Quase metade dos evangélicos não estão conseguindo guardar dinheiro. Eles não tem reservas mínimas para emergências e menos ainda para a aposentadoria futura.
  • 43% não têm poupança e 35% só têm reserva correspondente a 6 meses do seu salário, o que traz inseguraça para sua família em caso de desemprego, que é uma realidade no Brasil hoje.
  • 6% nunca doam coisa alguma para a causa de Jesus Cristo e 19% doam somente de 1 a 4% de suas receitas.

Conteúdo

Segurança absoluta é uma miragem, pois vivemos em um mundo de instabilidades externas e somos enganados até pelas nossas atitudes internas. Mas há uma segurança mínima que você cristão pode ter quando segue os princípios da inteligência financeira.

1. Ganhar: Analisaremos o que a Bíblia nos ensina sobre prosperidade e liberdade financeira, empreendedorismo e aumento de capacidade de gerar recursos. Idéias sobre como ensinar seus filhos sobre dinheiro. Veremos como os 10 mandamentos afetam os seus negócios.

2. Guardar: Analisaremos alguns problemas internos que fazem a pessoa gastar mais do que deve, tais como ansiedade, status, compulsão, imediatismo em possuir, etc. Vamos desafiá-lo a um arrependimento real e a desenvolver prudência e simplicidade em sua vida, e aprender a guardar dinheiro. Também: como fazer um plano para sair de suas dívidas?

3. Gastar: Vamos sugerir maneiras de você fazer um orçamento anual. Analisaremos a diferença entre necessidade e supérfluo, e o processo que devemos usar para adquirir coisas grandes (casa e carro) e coisas pequenas, dando uma lista de ideias para economizar.

4. Investir: Se você guardar dinheiro, como isso pode gerar mais recursos para você? Vamos analisar princípios e estratégias para construir um fundo de emergência de curto prazo, e também um fundo para sua aposentadoria. Um expert fará uma análise das opções de mercado para investimentos com maior rendimento e menor risco.

5. Doar: Examinaremos as bênçãos que o Senhor promete para aqueles que são fiéis em investir na Obra de Deus. Conversaremos sobre as razões de tantos cristãos falharem nas suas contribuições, e o que Bíblia ensina sobre dízimos, generosidade, avareza, cobiça, etc. Analisaremos alguns critérios que você deve usar para doar para sua igreja, missões, ONGs, para o pobre e para parentes.

Docentes

Ebenézer Bittencourt. Bacharel em Teologia pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida em Atibaia, SP. Mestre em Divindade pela Universidade Internacional de Columbia, EUA. Pastor, palestrante e administrador cristão, há mais de 40 anos. Pastoreou nas cidades de Atibaia (SP), Caxias do Sul (RS), Porto Alegre (RS) e Campinas (SP). Atuou como consultor de empresas nas áreas de Liderança, Desenvolvimento de Equipes Sinérgicas, Planejamento de Vida e Carreira, Aconselhamento Profissional. Autor dos livros "Qual é o Nosso Negócio?" e "O Poder que nos Move". Membro da Igreja Batista Fonte em Campinas. Graduado do Instituto Haggai Internacional em Maui (1996). Fez o Seminário de Desenvolvimento de Docentes do Haggai Internacional em Maui (2005). Docente Nacional na área de Liderança, Finanças, Visão e Metas. Diretor Executivo do Instituto Haggai do Brasil desde 2001.

David Urbat. Engenheiro eletricista pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, pós-graduação em Administração pela FV-USP, MBA em Marketing pela ESPM, especialização em Operador de Mercado Financeiro pela FIA-USP. Certificado pela ANBID no CPA-20 e pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) de São Paulo e certificado com título de CPF (Certified Financial Planner) reconhecido internacionalmente. Profissionalmente atuou por mais de 16 anos na Indústria Automobilística, em empresas como: Volkswagen, Mercedes-Benz, Thyssenkrupp, exercendo diferentes cargos executivos no Brasil e no exterior. É sócio proprietário da TABRU Investimento & Educação, que assessora as pessoas no planejamento pessoal, investimentos financeiros; realiza workshop, seminários, palestras e cursos. Há mais de 12 anos ministra treinamentos para Líderes Cristãos em temas como: Gestão de Papeis, Gestão de Projetos, Fundamentos da Liderança Cristã, Finanças, Integridade do Líder, etc.
Membro da Igreja Batista Borda do Campo em São Bernardo do Campo, SP. Líder do Ministério de Finanças Pessoais e Relator da Comissão Financeira na Igreja. Graduado no curso CTL da Palavra da Vida. Atualmente é Vice-Presidente Nacional dos Gideões Internacionais no Brasil. Graduado pelo Instituto Haggai Internacional em Maui. É docente nacional do Haggai e integrante do Conselho Administrativo do Instituto do Haggai do Brasil.

Kellyn Silvana dos Santos. Bacharel em Administração de Empresas pela PUC - Campinas, com MBA em Gestão Empresarial e MBA em Gestão Financeira Avançada pela UNIP em 2013 e 2014. Profissionalmente, atuou por 11 anos como sócia-proprietária de duas empresas no ramo de segurança patrimonial e assistência técnica especializada, desempenhando a função de Gestora Financeira, Supervisora de RH e Supervisora do Departamento Fiscal. Por oito anos foi administradora de eventos no Instituto Haggai do Brasil. Durante dois anos foi Gerente Financeira/Administrativa da empresa Techlub, distribuidora da marca francesa Motul de óleos lubrificantes. Atualmente é proprietária da empresa Cash Assessoria Administrativa e Financeira. Ministra palestras e seminários sobre Educação Financeira. Graduada pelo Instituto Haggai do Brasil em Liderança Avançada em 2010. Membro da Família da Fé Church, onde coordena o curso de Liderança e ministra aulas na Escola Bíblica Dominical. Tem uma filha jovem, Bianca.

 
 

Local do curso

Rua Jaime Sequier, 491
Parque Taquaral
13087-140 - Campinas, SP

Aproximadamente a 40 min do aeroporto de Viracopos e 20 min da rodoviária de Campinas. Você pode pegar um taxi ou Uber.