Evento Cancelado
 
 

Este curso de aperfeiçoamento do Haggai Brasil tem o objetivo de ajudar líderes das igrejas locais (pastores e líderes leigos) a:

  • Analisarem as bases bíblicas, teológicas e práticas sobre
    disciplina cristã profilática e corretiva, 
  • Analisarem alguns processos sugeridos pela legislação brasileira para mediação de conflitos, 
  • Terem a sabedoria, sensibilidade e coragem para aplicar
    esses conceitos dentro da comunidade cristã.

Esse não é um curso de “Mediação ou Conciliação Judicial” aprovado oficialmente pelo Poder Judiciário.

Parte 1 - Mediação Judicial

  • Teoria do Conflito: abordagem negativa e positiva, reações destrutivas e construtivas, conceito e modelos de barganha e princípios, o papel do facilitador: sua ética, formação e impedimentos.
  • Princípios que regulam a mediação: imparcialidade, sigilo e confidencialidade (e exceções), decisão informada, desvinculação da profissão de origem, ausência de obrigação de resultado, isonomia das partes.
  • Etapas e Técnicas da Mediação:
    • Preparação do ambiente.
    • Recepção das partes.
    • Declaração de abertura.
    • Reunião de informações: escuta ativa e identificação de questões, interesses e sentimentos.
    • Resumo.
    • Provocação de mudanças mediante o uso de ferramentas tais como parafraseamento, audição de propostas implícitas, afago, silêncio, sessões individuais, inversão de papéis, geração de opções, normalização, organização de questões e interesses, enfoque prospectivo, teste de realidade, validação de sentimentos.
    • Negociação: resolução das questões.
    • Formalização do termo de acordo.
    • Encerramento.

Parte 2 - Disciplina Eclesiástica

  • Por que o assunto de disciplina é tão difícil? Resumo das razões práticas, históricas e teológicas, principalmente a ignorância oriunda da falta de estudo e interpretação adequada dos textos bíblicos sobre a matéria. 
  • O discipulado cristão que inclui o ensino da disciplina bíblica ao novo convertido quando um cristão mais velho ensina, aconselha, repreende, corrige, educa, encoraja e ampara o seu irmão. 
  • Os objetivos da disciplina bíblica: glorificar a Deus, ajudar o arrependido, purificar a igreja e vencer a Satanás.  A disciplina aumenta o poder da igreja no cumprimento de sua missão evangelizadora na sociedade.         
  • Os pecados listados na Bíblia em textos sobre disciplina.
    • O que não se deve disciplinar.
    • O que se deve disciplinar: rebeldia, impureza, avareza, idolatria, maledicência, bebedice, roubo, facção, heresia, violência.
    • Que dizer dos assuntos não essenciais e legalismos.
  • A disciplina de líderes como exposta na Bíblia: fatores agravantes para líderes, a denúncia sem provas ou testemunhas, quando e como levar a público, a imparcialidade, a lentidão na restauração.
  • Sabedoria no modo de exercer a Disciplina: Fatores atenuantes e agravantes para todos, os três passos práticos de confrontação indicados na Bíblia, diferença remorso de arrependimento, não dar palco ao diabo, o princípio da proporcionalidade.
  • As Medidas Disciplinares mencionadas na Bíblia: repreensão, suspensão, exclusão, a entrega a Satanás.

Palavra do EB

Querido colega pastor:

Disciplina é uma das alavancas da santidade. Ela é exercida desde o início, quando o novo convertido aprende as disciplinas da oração, leitura da Bíblia, comunhão com a comunidade, adoção de novos hábitos da piedade, o abandono das paixões mundanas, etc.

Quando o cristão abandona o caminho da santidade, Jesus ensinou de deveríamos utilizar passos progressivos de confrontação para ajudar o irmão a alcançar arrependimento e mudança. No entanto, o exercício de disciplina na igreja se tornou cada vez mais difícil por causa de descaso, erros, abusos, legislação, falta de coragem, etc.

Nesse curso, vamos discutir abertamente alguns assuntos difíceis com os quais temos que lidar em nossa jornada ministerial. Se puder, não venha sozinho - traga um colega presbítero ou líder de sua igreja. Aguardo você!

EB

Docentes

Ebenézer Bittencourt. Bacharel em Teologia pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida em Atibaia, SP. Mestre em Divindade pela Universidade Internacional de Columbia, EUA. Pastor, palestrante e administrador cristão, há mais de 40 anos. Pastoreou nas cidades de Atibaia (SP), Caxias do Sul (RS), Porto Alegre (RS) e Campinas (SP). Atuou como consultor de empresas nas áreas de Liderança, Desenvolvimento de Equipes Sinérgicas, Planejamento de Vida e Carreira, Aconselhamento Profissional. Membro da Igreja Batista Fonte em Campinas. Graduado do Instituto Haggai Internacional em Maui (1996). Docente do Haggai em diversas áreas. Diretor Executivo do Instituto Haggai do Brasil desde 2001. Casado com Marta, eles têm três filhos adultos: Ana Ruth, Cristiane e David.

Hildebrando da Costa Marques. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso. Especialista em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade Gama Filho. Especialista em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Estácio de Sá/RJ. Especialista (MBA) em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas. Juiz de Direito do Estado de Mato Grosso desde 1999. Coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania dos Juizados Especiais Cíveis de Cuiabá. Membro do Comitê Gestor da Conciliação do Conselho Nacional de Justiça. Membro da Comissão de Métodos Adequados de Resolução de Conflitos da Associação dos Magistrados Brasileiros. Formador de formadores em mediação. Lista extensa de publicações, especialmente o livro “Lei de Mediação Comentada Artigo por Artigo”, em coautoria com outros doutrinadores. Palestrante em cursos sobre mediação e conciliação em todo o país. Presbítero da Igreja Presbiteriana de Cuiabá onde é professor da Sala Introdutória (novos membros) da EBD e já serviu em vários ministérios. Casado com Meire, eles têm dois filhos: Hildebrando Filho e Ana Clara.

Meire Correia de Santana da Costa Marques. Graduada em direito pela Universidade de Cuiabá. Especialista em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro. Sócia Fundadora do escritório de advocacia Meire da Costa Marques Advogados Associados. Presidente da AMIS – Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem. Mediadora Judicial capacitada pela Escola do Servidor do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso e certificada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Mediadora Judicial voluntária cadastrada na Central de Conciliação e Mediação de Segundo Grau do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso e nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania de Cuiabá e de Várzea Grande. Mediadora cadastrada na Fundação Getúlio Vargas. Palestrante e consultora de instituições públicas e privadas sobre Métodos Adequados de Solução de Conflitos. Membro da Igreja Presbiteriana de Cuiabá onde é professora da Sala Introdutória (novos membros) da EBD e já serviu em vários ministérios. Casada com Hildebrando, eles têm dois filhos: Hildebrando Filho e Ana Clara.

 
 

Local do curso

Rua Jaime Sequier, 491
Parque Taquaral
13087-140
Campinas, SP

Aproximadamente a 40min do aeroporto de Viracopos e 20min da rodoviária de Campinas. Você pode pegar um Taxi ou Uber.