Evento encerrado
 
 

"Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria..." Colossenses 3:16

Todo cristão deseja viver uma vida sábia. Também precisa instruir e aconselhar sua família, seus liderados, suas igrejas. Para isso, deve primeiro focar mente e coração nas riquezas da Palavra.

Estamos convictos de que uma abordagem analítica de estudo da Palavra pode ajudar muitas pessoas a extrair do texto bíblico verdadeira sabedoria. É também uma ferramenta útil para aqueles envolvidos no ensino e discipulado, para o preparo de suas mensagens e estudos bíblicos com mais profundidade e riqueza de conteúdo.

Este curso tem duas ênfases: 

  1. Ferramentas que facilitam o estudo analítico do texto bíblico, o que inclui a descoberta da estrutura dos parágrafos, as conexões entre palavras e frases, e a busca da compreensão. O objetivo é extrair do texto a riqueza do significado, para que o cristão adquira sabedoria para aplicar a mensagem de Deus na sua vida pessoal e na instrução de outros. Vamos focar em exercícios práticos, analisando diferentes textos bíblicos que abordam temáticas preciosas para nossa vida familiar, de liderança, de igreja, etc. Queremos não só exercitar essa habilidade de leitura focada e estruturada, mas também sermos inspirados e instruídos em sala de aula pelo estudo de temas importantes para a vida cristã.
     
  2. Princípios de interpretação bíblica, ou seja, no conhecimento das diferentes linguagens que são usadas nas Escrituras (literal, figurada, simbólica e alegórica), a interpretação à luz do contexto, o uso adequado de textos paralelos, como Deus foi esclarecendo sua Revelação na história, e os princípios que regem a aplicação da Palavra nos dias de hoje. O objetivo principal dessa parte mais teórica do curso é que obtenhamos conhecimento para evitar erros comuns de interpretação e aplicação da Palavra de Deus, e sejamos instigados à excelência. Queremos buscar mais profundidade, evitando "achismos", opiniões, sentimentos e interpretações rasas e equivocadas.

Docentes

Hélder Cardin. Reitor do Seminário Bíblico Palavra da Vida e Coordenador do Departamento de Educação Cristã, Professor e Orientador. Bacharel em Teologia com ênfase em Educação Cristã e Ministério Pastoral (Seminário Bíblico Palavra da Vida). Bacharel em Teologia (Universidade Mackenzie). Mestre em Teologia Pastoral com ênfase em Educação Cristã (Centro de Pós-Graduação Andrew Jumper). Doutorando em Ministério desde Março/2014 (Reformed Theological Seminary - EUA). Graduado do Instituto Haggai do Brasil (2012). Foi professor no Instituto Bíblico Batista Livre de Ribeirão Preto (2000 a 2003), e também do Seminário Batista do Nordeste Paulista (2001 a 2003). Desde 2004 é professor no Seminário Teológico de Guarulhos e no Seminário Bíblico Palavra da Vida. Desde 2014 é membro da Equipe Pastoral da Igreja Evangélica Batista Nova Aliança em Ribeirão Preto, onde exerceu o pastorado de 2000 a 2003. É também membro da Equipe Pastoral da Igreja Evangélica em Maracanã em Atibaia desde 2015. Casado com Juliana, pai de Lucas e Tiago.

Ebenézer Bittencourt. Diretor Executivo do Instituto Haggai do Brasil desde 2001. Bacharel em Teologia pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida em Atibaia, SP. Mestre em Divindade pela Universidade Internacional de Columbia, EUA. Pastor, palestrante e administrador cristão, há mais de 40 anos. Pastoreou nas cidades de Atibaia (SP), Caxias do Sul (RS), Porto Alegre (RS) e Campinas (SP). Atuou como consultor de empresas nas áreas de Liderança, Desenvolvimento de Equipes Sinérgicas, Planejamento de Vida e Carreira, Aconselhamento Profissional. Autor dos livros "Qual é o Nosso Negócio?", "O Poder que nos Move" e "Jesus Chorou e Eu Também". Membro da Igreja Batista Fonte em Campinas, onde serve como pregador convidado e palestrante. Graduado do Instituto Haggai Internacional em Maui (1996). Fez o Seminário de Desenvolvimento de Docentes do Haggai Internacional em Maui (2005). Docente Nacional do Haggai em diversas matérias. Casado com Marta, eles têm três filhos adultos: Ana Ruth, Cristiane e David. 

 

Escolha uma Turma

 

Local do curso

Rua Jaime Sequier, 491
Parque Taquaral
13087-140 - Campinas, SP

Aproximadamente a 40 minutos do aeroporto de Viracopos e 20 minutos da rodoviária de Campinas. Você pode pegar um Taxi ou Uber.