Evento encerrado
 
 

Muitos líderes nas igrejas, comunidades e escolas aceitaram diante de Deus o ministério de ajudar as famílias. Eles são pastores ou leigos educadores ou profissionais da psicologia que se dedicam a acolher e acompanhar famílias em crise, entrando em contato com suas dores, compartilhando valores e aplicando princípios bíblicos. Esse curso está voltado para esses líderes-conselheiros.

Percepção sistêmica da família
A abordagem sistêmica analisa as dinâmicas da interação entre os membros da família, identificando os aspectos saudáveis e nocivos que afetam o seu desenvolvimento. A família é um sistema vivo, aberto, complexo, em constante crescimento, que, ao longo de seu ciclo vital enfrenta mudanças e pressões desestabilizadoras. Uma família precisa aprender a responder positivamente às crises, a se comunicar efetivamente, honrar suas promessas e expressar empatia uns pelos outros.

Aconselhamento Familiar Sistêmico
Nesse curso vamos procurar responder, dentre outras, as seguintes questões:

  • Qual é propósito bíblico e universal de Deus para a família?
  • Quais são os fatores críticos que influenciam o bem-estar espiritual e psicológico do casal e da família? 
  • Quais são as enfermidades e pecados que estão enfraquecendo a saúde funcional da família contemporânea?
  • Avaliar o que a mídia, especialistas, acadêmicos e a Bíblia falam sobre os problemas e soluções para a família?
  • Princípios e técnicas que ajudam o conselheiro a melhorar seu aconselhamento relativo ao endividamento familiar, casos de violência doméstica, vivência sexual saudável e perigos do mundo virtual.
  • Como igrejas podem se tornar comunidades terapêuticas?
  • Como ter uma família comprometida em servir a Deus?

Docentes

Claudio Ernani Ebert. Bacharel em Teologia pelo Centro Universitário Claretiano e Pós-Graduado com especialização em Terapia Familiar Sistêmica, pela FLT (Faculdade Luterana de Teologia). Estudou na Columbia International University, ramo alemão em Korntal, Stuttgardt/Alemanha, onde cursou parcialmente o mestrado em Teologia. Graduado em Liderança Avançada pelo Instituto Haggai em Cingapura/Ásia (2005) e no Seminário de Desenvolvimento de Docentes do Haggai Internacional em Maui/EUA (2006). Docente nacional e local do Instituto Haggai, na área de Base Bíblica de Evangelismo e Discipulado, e Secretário Executivo voluntário do estado do Paraná. Professor do curso de Pós-Graduação em Aconselhamento Pastoral Familiar, da Faculdade Luterana de Teologia e do curso de Pós-Graduação em Aconselhamento e Gestão de Pessoas, da FATEBE (Faculdade Teológica Betânia). Professor em disciplinas como: Comunicação Conjugal e Familiar, Fundamentos Bíblico-Teológicos do Casamento e da Família, Técnicas de Visitação Pastoral, Aconselhamento Pastoral, Capelania e Visitação Pastoral. Professor de Teologia em seminários teológicos. Membro de EIRENE do Brasil (Associação Brasileira de Assessoramento e Pastoral da Família) e docente em seus cursos. Em parceria com sua esposa Clarice Ebert, coordena o Ministério Vida Melhor, onde ambos atuam como palestrantes nas áreas de Família, Espiritualidade, Restauração, Liderança e como coautores do curso para casais “Casando Melhor”. Também em parceria com Clarice coordena o CDAP (curso de aperfeiçoamento) em Aconselhamento Familiar Sistêmico, do Instituto Haggai do Brasil. Autor dos livros “Uma Chave para a Felicidade: A Dinâmica dos Dízimos e das Ofertas”, “Grupos Familiares: Um Modelo Brasileiro” e “Eu e Minha Família”. Membro do Conselho de Referência do grupo permanente de Renovo, um ministério de apoio a pastores e líderes na promoção de grupos de pastoreio mútuo, no qual participa desde 1981. Atuou por mais de trinta e cinco anos no ministério pastoral em igrejas locais e desde 1981 atua no pastoreio de pastores. Palestrante em escolas, faculdades, igrejas, empresas, retiros, encontros de casais, conferências e congressos. Membro da Igreja Batista do Bacacheri, em Curitiba/PR. Casado com Clarice desde 1981. Mãe de Jeison, Jeise e Jamine, sogro de Ana Paula, Antônio e Thiago, e avô de Heloisa, Maria Victoria, Teodoro e Caio.

Clarice Ebert. Graduada em Psicologia, pela UFPR (Universidade Federal do Paraná) e Pós-Graduada com especialização em Terapia Familiar Sistêmica, pela FLT (Faculdade Luterana de Teologia). Mestranda em Teologia na FABAPAR (Faculdades Batista do Paraná), com pesquisa em Organização e Cuidado Pastoral. Membro de EIRENE do Brasil (Associação Brasileira de Assessoramento e Pastoral da Família) e do CPPC (Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos). Membro da ABRATEF (Associação Brasileira de Terapia familiar) e da APRTF (Associação Paranaense de Terapia Familiar). Sócia do Instituto Phileo de Psicologia, em Curitiba/PR, onde atua profissionalmente como Psicóloga (CRP08/14038) e Terapeuta Familiar, no atendimento individual, familiar e de casal, na consultoria e orientação de pais e mães em questões relacionadas à família e educação de filhos, e no acompanhamento psicológico de lideranças cristãs. Atende tanto em formato presencial como online. Professora de cursos de Pós-Graduação da Faculdade Luterana de Teologia (em Terapia Familiar Sistêmica, Aconselhamento Pastoral Familiar e Relações Familiares). Professora em disciplinas como: Terapia familiar com enfoque estrutural; Fundamentos da psicologia; Aconselhamento familiar na relação pais e filhos; Comunicação conjugal e familiar; Crises previsíveis e imprevisíveis no ciclo vital da família; Perdas, morte e processos de luto na família; Aconselhamento pastoral pré-matrimonial de enfoque sistêmico. Docente nos cursos de EIRENE do Brasil. Coordenadora e autora do Workshop “Diálogos sobre saúde pastoral” e do curso "A Vivência Psicológica do Trabalho Pastoral: das tarefas às relações interpessoais" (para pessoas envolvidas no ministério pastoral, liderança em igrejas e comunidades cristãs). Coordenadora e autora do curso “Projeto Filhos Felizes” (para pais, mães e responsáveis). Em parceria com seu marido Claudio Ernani Ebert, coordena o Ministério Vida Melhor, onde ambos atuam como palestrantes nas áreas de Família, Espiritualidade, Restauração, Liderança e como coautores do curso para casais “Casando Melhor”. Também em parceria com Claudio coordena o CDAP (curso de aperfeiçoamento) em Aconselhamento Familiar Sistêmico, do Instituto Haggai do Brasil. Graduou-se em Liderança Avançada no Haggai no ano de 2013. Autora do livro “Eduque seu filho, nisso há esperança: uma perspectiva sistêmica sobre a educação de filhos”. Palestrante em escolas, faculdades, igrejas, empresas, retiros, encontros de casais, conferências e congressos. Membro da Igreja Batista do Bacacheri, em Curitiba/PR. Casada com Claudio desde 1981. Mãe de Jeison, Jeise e Jamine, sogra de Ana Paula, Antônio e Thiago, e avó de Heloisa, Maria Victoria, Teodoro e Caio.

 

Escolha uma Turma

 

Local do curso

Rua Jaime Sequier, 491
Parque Taquaral
13087-140
Campinas, SP

Aproximadamente a 40 minutos do aeroporto de Viracopos e 20 minutos da rodoviária de Campinas. Você pode pegar um Taxi ou Uber.