O projeto DNA foi desenvolvido pelo docente Wagner Carvalho durante o Seminário Nacional de Liderança Avançada do Instituto Haggai de setembro de 2009. Ao voltar para casa, Wagner apresentou o projeto para a liderança da sua igreja, a Igreja Batista Central de Belo Horizonte, e imediatamente o pastor Paulo Mazoni aprovou sua concepção junto ao Conselho Pastoral da IBC.

Wagner Carvalho - Idealizador e administrador do projeto DNA Central
Wagner Carvalho - Idealizador e administrador do projeto DNA Central

O projeto cresceu de tal forma que, para possibilitar o apoio às igrejas e continuidade da implantação do Projeto DNA, Wagner Carvalho encerrou em maio de 2012 suas atividades de engenheiro no mundo secular e passou a dedicar-se exclusivamente ao projeto.

O DNA consiste em apoiar as Igrejas de qualquer denominação interessadas em trabalhar no modelo celular, de forma a capacitá-las a implantar, supervisionar e multiplicar lideranças com o objetivo de praticar um evangelismo contemporâneo que tem como foco alcançar milhares de almas para Jesus.

Para fazer contato direto com a liderança do Projeto DNA, conhecer agenda 2013, tirar dúvidas, participar de treinamentos, veja as diversas formas ao final desta matéria.

Pastor Paulo Mazoni - titular da Igreja Batista Central de BH
Pastor Paulo Mazoni - titular da Igreja Batista Central de BH

As três etapas distintas do DNA:

D - DESPERTAR: Nesta etapa é realizado um Seminário aos participantes durante um sábado inteiro na IBC, com o objetivo de DESPERTAR as igrejas e Pastores para a necessidade de nos preparamos e realizarmos uma grande colheita através das células implantadas. São apresentadas quatro palestras que enfatizam: Paradigmas, Visão Celular, Escola de Líderes e Fazendo a Transição.

N - NUTRIR: Durante o Seminário DNA os participantes são presenteados com um DVD DNA que contem todo o material que a IBC desenvolveu ao longo de 10 anos para trabalhar com células: 500 lições de células, todas as apostilas de treinamento de líderes em Word, relatórios de controle e supervisão, powerpoints para treinamento das lideranças, palestras para a realização de Encontros Evangelísticos.

A - APOIAR: Foi desenvolvido kit de planejamento composto de cronogramas e planos de ação visando possibilitar as igrejas inseridas no programa DNA realizarem com segurança o processo de transição para o modelo celular e também o processo de multiplicação das celulas existentes.
Nesta etapa a IBC, através da Coordenação do DNA tem realizado reuniões com as Igrejas interessadas, de forma a se estabelecer e a acompanhar os cronogramas de transição e multiplicação de células.

Wagner ministra para grupo de líderes
Wagner ministra para grupo de líderes

Todas as etapas do DNA são oferecidas gratuitamente pela IBC, dentro da visão de reino de Deus, onde uma alma ganha para Jesus pela Batista Central tem o mesmo peso e valor para Deus que uma alma ganha em qualquer uma das igrejas apoiadas pelo DNA. Desta forma as igrejas de qualquer denominação se unem, trabalhando juntas num único propósito de ganhar almas para Jesus.

As experiências adquiridas pela IBC na transição para o modelo celular são repassadas às outras igrejas através de arquivos totalmente abertos, que possibilitam às igrejas adaptarem o material para as suas características regionais, doutrinárias e culturais. Desta forma, cada igreja implanta o seu próprio modelo. Não existe nenhum vínculo administrativo, financeiro ou doutrinário entre a IBC e as igrejas participantes do DNA.

Momento de oração durante o treinamento do DNA Central
Momento de oração durante o treinamento do DNA Central

Ampliando a etapa do APOIO, a IBC preparou para 2013 o Seminário DNA 2, voltado apenas para pastores que estão em transição para o modelo celular. Este Seminário DNA 2 reforça os conceitos da Visão Celular, Evangelização, Supervisão de Líderes, implantação da Escola de Líderes e multiplicação de células.

O Projeto DNA, concebido inicialmente para possibilitar a criação de 10.000 novas células em quatro anos, alcançando 100.000 novas almas para Jesus, vêm cumprindo fielmente os propósitos iniciais, com os seguintes resultados obtidos até o final de 2012:

  • 21 edições do Seminário DNA realizado na IBC de Belo Horizonte, com a participação de 4500 Pastores e líderes, representando 750 igrejas das mais diversas denominações de todo o Brasil.
     
  • 7 edições do Seminário DNA realizadas em diversas cidades brasileiras: Campo Grande-MS; Aracaju, SE; Miranorte, TO; Salgueiro, PE; São João do Meriti, RJ; Ilicínea, MG e Taiobeiras, MG. Além disso, já agendamos novos treinamento em Palmas, TO, Arcoverde, PE, Taiobeiras, MG.
     
  • No DNA de 08/12/12 participaram igrejas do Amapá, Roraima e Acre, completando assim a participação de TODOS os estados brasileiros no Seminário DNA, representando assim cerca de 350 cidades brasileiras.
     
  • Foi realizado em setembro de 2012 um treinamento especifico no Seminário DNA para a Liderança da Igreja Quadrangular de Minas Gerais, para possibilitar que esta denominação treine pessoalmente suas 2000 Igrejas instaladas em Minas Gerais para possibilitar que as mesmas implantem o modelo celular em cada uma delas.
     
  • O Seminário DNA foi filmado na sua edição de setembro de 2012, e legendado em Inglês e espanhol. Este DVD do Seminário tem sido distribuído gratuitamente às Igrejas, como forma delas poderem difundir a visão celular para suas lideranças e membresias.
     
  • Como eventos complementares ao Programa DNA a IBC já confirmou em seu calendário anual de eventos uma Conferência Anual de Multiplicação de Células e um Retiro para Pastores DNA.
     
  • Merece destaque o DNA internacional que foi realizado em Hoston, Texas, EUA, em setembro de 2012 para 150 Pastores Americanos.
     
  • Na edição 20 do DNA, em 15/09/12, foi gravado profissionalmente todo o seminário DNA, com cinco câmeras de alta definição, 42 horas de gravação que serão editadas para 5,0 horas num DVD para ser distribuído gratuitamente as igrejas participantes, para que elas reproduzam a visão nas próprias igrejas. Este DVD será legendado em Inglês e Espanhol, visando alcançar outros povos.
     
  • No DNA de dezembro de 2012 participou um pastor índio da tribo dos Pataxós, que pretende levar o modelo celular para suas tribos.
     
  • 200 pastores que já fizeram o DNA se reuniram num Retiro para pastores de três dias, na Sede Campestre da igreja, para lançamento da fase três do DNA, que é o “A”, de APOIAR. Foi preparado um modelo muito simples de dois cronogramas e dois planos de ação que permitirão aos pastores fazerem a transição para o Modelo Celular, e a iniciarem a etapa de multiplicação de suas células. No processo de apoio, os pastores não somente recebem ajuda para que vençam as etapas iniciais mas também executem o compromisso de apoiar também pelo menos duas novas igrejas, criando assim uma grande rede de pastores, unidos, ajudando-se mutuamente para ganharmos vidas para Jesus.

Pastor Paulo Mazoni ministrando aos líderes do DNA Central
Pastor Paulo Mazoni ministrando aos líderes do DNA Central

Na estimativa do graduado Wagner, com as 4000 células já geradas, já foram alcançadas cerca de 40.000 almas para Jesus. Ele tem orado para que Deus conceda sua bênção e lhes dê longo ânimo para que alcancem rapidamente o sonho inicial de 100.000 almas para Jesus, e que o movimento iniciado a partir de 2009 seja multiplicado muitas vezes para que o nome de Deus seja assim glorificarmos ainda mais.

Wagner diz que é grato a Deus pelo ministério do Instituto Haggai, por este ter-lhe oferecido uma plataforma e apoio inicial para o Projeto DNA. Ele também faz referência ao pastor da sua igreja, Paulo Mazoni, que acolheu totalmente o projeto em sua igreja, sendo ele e vários outros pastores e líderes da igreja igualmente graduados do Instituto Haggai.

PARA CONTATO E INFORMAÇÕES, CONSULTE:

Telefone da IBC: (31) 3296-1665
E-mail do Wagner: 
wagner@ibcbh.com.br
Blog do DNA
Facebook