Marcelo da Silva Santos, graduado do Seminário Nacional de Liderança Avançada em Águas de Lindóia, 2009, casado com Alessandra Nunes,  é pastor da Primeira Igreja Batista em Figueira, um bairro da cidade de Duque de Caxias, RJ, trouxe para sua igreja os quatro módulos dos seminários locais do Instituto Haggai em 2012, com a finalidade de alinhar sua equipe. Um fato notável foi que houve uma participação constante de 35 líderes em todos os quatro módulos.

Foto oficial do grupo que fez os quatro módulos do LOC
Foto oficial do grupo que fez os quatro módulos do LOC

A seguir, Marcelo deixa seu depoimento em relação à experiência:

A Paz do Senhor, irmãos!

A intenção da Primeira Igreja Batista em Figueira ao utilizar os quatro módulos dos seminários locais do Instituto Haggai para treinar sua liderança foi passar nossos líderes a filosofia ministerial e evangelística que o Haggai possui e ensina. Ou seja, queríamos que nossos líderes se despertassem para a busca de um conhecimento que os habilitasse a prestar um serviço cristão relevante na Igreja e na comunidade. A igreja queria que seus líderes desenvolvessem a idéia de um discipulado comprometido com Jesus Cristo, buscando a excelência, a ética do evangelho integral, uma evangelização criativa, com responsabilidade social e política, contextualização cultural da liturgia e comunhão genuína entre os irmãos. O objetivo era preparar nossos líderes para que pudessem compreender e aplicar uma nova visão de trabalho dentro dos propósitos estabelecidos por Deus.

Grupo em sala de aula
Grupo em sala de aula

A Primeira Igreja Batista em Figueira é uma comunidade Cristã em busca de relacionamento real com Deus e de seus membros uns com os outros, evangelizando pessoas por diversos meios para trazê-las para o Reino de Deus. Nossa igreja hoje possui 450 membros, quando três anos atrás contava apenas 140. Esse crescimento tem sido uma experiência ímpar em nossas vidas.

Nossa oração tem sido no sentido de que todos os líderes que participaram dos módulos agora apliquem o aprendido de forma prática, no dia a dia de sua liderança cristã e vida pessoal, pois a visão da igreja está intimamente entrelaçada com a visão do Instituto Haggai, que é a de praticar a “fidelidade bíblica ao lado da sensibilidade cultural”.

Dinâmica com o grupo
Dinâmica com o grupo

Primeiro, o treinamento do Instituto Haggai transformou a minha visão pastoral em 2009, quando participei do Seminário Nacional em Águas de Lindóia. Depois, o Haggai me desafiou novamente em 2010 a gerir os recursos humanos que dispomos em nossa igreja quando fiz o Curso de Aperfeiçoamento em Gestão de Pessoas (CDAP3). Em decorrência dessa grande experiência, encorajei toda minha liderança a ser treinada pelo Instituto Haggai por meio dos quatro módulos dos seminários locais. O grupo aderiu e já vejo os frutos da visão recebida ao longo de 2012.

Deus Abençoe a vida dos líderes e docentes do Instituto Haggai.

“E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos" (Gálatas 6:9)