O juiz da 4ª Vara Federal de Niterói, RJ, William Douglas é o mais novo integrante da Academia Niteroiense de Letras – ANL. A posse aconteceu no final de abril, dia 24, em cerimônia realizada no Auditório Nobre da OAB Niterói, quando ele passou a ocupar a cadeira 40, patronímica de Alfredo Gustavo Pujol, na sucessão de Alberto Albuquerque Silva do Valle. William Douglas já era membro da AELB (Academia Evangélica de Letras do Brasil), autor com mais de 30 livros e centenas de artigos publicados em diversas categorias (religião, jurídico, concursos/educação, desenvolvimento pessoal etc) e agora soma mais um título em seu vasto currículo.

Auditório Nobre da OAB na cerimônia de posse de William Douglas
Auditório Nobre da OAB na cerimônia de posse de William Douglas

Após abrir a sessão, a presidente Márcia Maria de Jesus Pessanha compôs a mesa diretora dos trabalhos, assim constituída: Márcia Maria de Jesus Pessanha (presidente da ANL), Leda Mendes Jorge Aidar (1ª secretária da ANL), Antônio José Barbosa da Silva (presidente da OAB/Niterói), Izequias Estevam dos Santos (pai do empossando; secretário de Educação do município fluminense de Magé), Ismail Vicente Ferreira (vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Gonçalo), Elias Rocha Gonçalves (acadêmico da Academia Pedralva de Letras e Artes, do município fluminense de Campos dos Goitacases) e Neide Barros Rêgo (diretora do Centro Cultural Maria Sabina). Os acadêmicos titulares Renato Augusto Farias de Carvalho e Luiz Calheiros Cruz conduziram William Douglas ao auditório.

William Douglas em seu pronuncimento protocolar
William Douglas em seu pronuncimento protocolar

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, a palavra foi concedida ao acadêmico titular Wanderlino Teixeira Leite Netto, que proferiu o discurso de recepção ao novo ocupante da Cadeira 40. No decorrer do pronunciamento, a acadêmica titular Neide Barros Rêgo leu poemas de William Douglas, extraídos do livro “Poesia sobre a vida...” (Ed. Impetus, 2000). Em seguida, o empossando leu o Juramento Acadêmico, assinou o Termo de Posse e recebeu, das mãos de Nayara Pimentel, sua esposa, o Diploma de Acadêmico Titular.

Devidamente empossado, William Douglas discursou. Em sua fala, em cumprimento a preceitos estatutários e regimentais, discorreu sobre vida e obra de seu patrono, Alfredo Gustavo Pujol, e antecessores (Ramon Benito Alonso, Élio Monnerat Solon de Pontes, Hugo Grei Tavares e Alberto Albuquerque Silva do Valle).

A sessão foi encerrada com breve pronunciamento da presidente Márcia Pessanha.