O professor Aquias da Silva Valasco (graduado internacional do Instituto Haggai, em Cingapura, 2009) é formado em Letras Português e Inglês pela UFPR, com especialização em Comunicação pelo CEFET-PR, professor na Faculdade Presbiteriana Fatesul desde 2004, é técnico pedagógico do Departamento de Tecnologia Educacional da Secretaria de Educação do Paraná, coordenador de projetos de voluntariado no programa Comunidade Escola, de Curitiba, membro e líder da Igreja Presbiteriana do Guabirotuba (Curitiba), professor de escola dominical desde 1992, coordenador do Coral de Cordas Soli Deo Gloria, idealizador e Coordenador Geral do Corpo de Educador@s Protestantes.

Aquias Valasco expõe o desafio:

Muitos professores se vêem às voltas com a depressão, com doenças psicossomáticas e com baixa qualidade de vida pelo simples fato de não compreenderem adequadamente sua importância. Conhecem a Palavra de Deus, o poder da mensagem de salvação, buscam orientação do alto e compreendem que são instrumentos de Deus para atuar em sua posição profissional. Porém, precisam de apoio para exercer bem sua vocação profissional. Não estamos falando de poucas pessoas. São várias, milhares delas, espalhadas por todo o país.

Prof. Aquias, coordenador do projeto, ao lado da Profa. Ionara
Prof. Aquias, coordenador do projeto, ao lado da Profa. Ionara

Pensando nesse cenário, no último dia 2 de março, 15 irmãos de igrejas presbiterianas e batistas se reuniram em Curitiba, PR, coordenados pelo professor Aquias Valasco, a fim de definir objetivos dos grupos de trabalho, iniciar parcerias e estabelecer procedimentos. Entre esses irmãos encontravam-se professores de escolas públicas, particulares, centros federais de educação, centros de treinamento empresarial e pesquisadores.

Grupo presente à reunião de 02 de março do projeto CEP
Grupo presente à reunião de 02 de março do projeto CEP

O Corpo de Educador@s Protestantes nasceu para integrar irmãos e irmãs ligados à realidade da educação brasileira e que têm um grande desejo de fazer diferença na vida de alunos, colegas e comunidade, a partir de três objetivos simples:

  • Estimular educadores e educadoras a cultivarem uma vida devocional profunda, de estudo da Bíblia, de oração e de comunhão.
  • Encorajar esses profissionais a um testemunho baseado nos valores do Reino de Deus e à promoção desses valores.
  • Ajudá-los a reorganizar a vida na direção da excelência profissional.

Agemir Carvalho Dias
Agemir Carvalho Dias

Inspirado pelas falas do pastor Agemir Carvalho Dias, doutor em História pela UFPR, e do pastor Alexandre Neubert, advogado e também graduado internacional do Haggai, o CEP assumiu a responsabilidade de dar seu máximo para contribuir para mudanças definitivas na prática do educador cristão brasileiro.

Alexandre Neubert
Alexandre Neubert

Para maiores informações sobre o projeto, por favor, faça contato direto com Aquias Valasco, pelo e-mail: acvalasco@gmail.com.