A missionária Malu da Jocum (Jovens Com Uma Missão desde 2001) e graduada do Instituto Haggai em 2010 em Maui tem trabalhado em vários países da Ásia desde 2003, na área de treinamento, evangelismo e discipulado.

Missionária Malu (omissão de nome completo por segurança)
Missionária Malu (omissão de nome completo por segurança)

Desde o dia 25 de outubro, Malu está no Brasil para fazer dois cursos na Jocum que lhe darão ainda mais ferramentas para continuar o seu ministério e viajar por vários estados do Brasil, pregando e testemunhando do que Deus tem feito através do seu ministério, com retorno para a Ásia previsto para acontecer em setembro de 2013.

Conheçam um pouco do seu trabalho:

MONGÓLIA – Trabalhando naquele país, em 2009, Deus lhe revelou que Ele a levaria para outras nações, principalmente do continente asiático, e assim tem sido.

Ministração a mulheres no Nepal
Ministração a mulheres no Nepal

NEPAL - Em 2010 esteve por dois meses no Nepal para pregar numa conferência, discipular mulheres, ajudar num projeto com meninos órfãos e fazendo uma viagem para um povo remoto que vive nas montanhas. Uma longa e cansativa viagem devido ao difícil acesso, precisando inclusive caminhar por oito horas pelas montanhas até chegar no povoado. Mas, segundo ela, “o esforço que valeu a pena”, pois viu de perto uma das igrejas que mais cresce no Nepal.

Ministrando em igreja no Nepal
Ministrando em igreja no Nepal

A igreja naquele país começou por causa de um milagre. Um homem que estava muito doente, inclusive desenganado pela medicina, foi milagrosamente curado quando um cristão orou por ele. Os moradores daquele lugar se converteram em grande número em poucos dias. Os novos cristãos começaram a pregar as boas novas do evangelho, não só entre seu povo, mas também nas vilas vizinhas, resultando em mais duas igrejas. Em uma das vilas em apenas uma semana se converteram 54 pessoas e o número não tem parado de crescer desde então. Para um país como o Nepal com tanta resistência religiosa por parte dos indus radicais, é bastante.

NEPAL - Em 2011/2012 Malu esteve novamente no Nepal para mais 9 meses de trabalho com discipulado para mulheres, ministrando em algumas igrejas da cidade e vilas. Retornou novamente na vila onde a igreja começou por causa daquele milagre e ficou encantada ao ver que o novo templo, apesar de ter sido construido grande, não comportava mais o número de cristãos!

Auxiliando equipes no Japão
Auxiliando equipes no Japão

JAPÃO - Em junho de 2011 Malu esteve no Japão ministrando em algumas igrejas e ajudando as vítimas do tsunami na região de Sendai. Trabalhou com uma equipe de voluntários através do Samaritan´s Purse que tinha se instalado na região para prestar socorro às vítimas. O trabalho consistia em distribuir comida, remédios, roupas e limpar as casas e prédios que haviam permanecido em pé. Este tipo de trabalho se chama “lama para fora”. A equipe retirava o barro, entulhos e moveis das casas. Em seguida arrancava o forro, paredes e chão, exigindo muito trabalho e esforço, já que as casas são construidas de forma resistente devido os fortes terremotos que acontecem lá. Em seguida tudo era desinfetado e então uma equipe do governo japonês começava a reconstrução das casas. Em certos lugares, mesmo dois meses usando máscaras especiais, era quase impossível aguentar o forte cheiro devido a quantidade de peixes, animais e pessoas mortas. Não se via nada, mas segundo os moradores logo abaixo da terra e no meio dos escombros era possível acha-los. A quantidade de moscas, principalmente as varejeiras, era muito grande.

Segundo testemunhou, muitas máquinas trabalhavam o dia todo sem parar, removendo os entulhos – carros, que se transformaram em latas torcidas, madeiras, cimento, etc, mas devido proporção da tragédia, parecia que nada era retirado do local. Um dia nos dirigimos para a parte mais afetada. Ao olharmos por aquele vale toda a nossa equipe começou a chorar ao ver o tamanho da trajédia. Era assustador! Nada havia permanecido em pé, exceto o ‘esqueleto’ de um prédio e de um hospital. Tudo se resumiu em ruínas e entulhos.

O Salmo 23 É Real
O Salmo 23 É Real

MONGÓLIA - Do Japão a missionária Malu retornou novamente para a Mongólia onde trabalhou com seminários para mulheres, Escola Biblica de Férias para quase 100 crianças. Ajudou uma equipe de Hong Kong no ensino do inglês para jovens com princípios bíblicos. Imprimiu e distribuiu mais exemplares do livro “O Salmo 23 é Real” da autora Eliana Hosken de Oliveira, de Poços de Caldas MG, completando assim 11 mil exemplares impressos e distribuidos somente na Mongólia.

Ministração em igreja da Indonésia
Ministração em igreja da Indonésia

INDONÉSIA - Em agosto deste ano Malu esteve na Indonésia, nação que não estava em seus planos, mas estava no coração de Deus. Por dois meses ajudou em alguns projetos com evangelização de adolescentes que vivem na prostituição, com evangelismo e discipulado na cadéia, ajudou num projeto com crianças muçulmanas, ministrou várias matérias para obreiros de dois diferentes projetos, pregou no anversário de uma igreja indonesiana e representou o Brasil na conferência do Instituto Haggai que reuniu 300 pessoas de 18 nações.