A Fundação Cidade Viva, um braço ministerial da Igreja Batista do Bessamar, em João Pessoa, nasceu com o propósito de cuidar daqueles que precisam ser cuidados. Para expressar seu compromisso com o amor, surgiu o GODSTOCK, uma apropriação cristã de Woodstock, 1969. Conheça o evento e seu conceito, que, neste ano, foi sua segunda edição.

Distribuição de mensagens (aqui, pastor Sérgio Queiroz)
Distribuição de mensagens (aqui, pastor Sérgio Queiroz)

Amar o próximo é o nosso grande desafio e foi com este desejo que começamos a desenvolver trabalhos sociais pela cidade de João Pessoa, Conde, Campina Grande e Sapé. Saímos dos muros da igreja e fomos a hospitais, presídios, instituições de acolhimento de crianças e idosos, ruas, levando muitas vezes o alimento e o agasalho, mas principalmente, a mensagem do Evangelho e a esperança de dias melhores.

Abençoando crianças
Abençoando crianças

Após alguns anos de trabalho, o presidente da Fundação Cidade Viva, em um momento de reflexão, foi levado a pensar no fato de como mostrar tudo isso à população do nosso Estado e também contagiá-los a participar conosco deste movimento. Lembrou-se então do Festival Woodstock, vivido nos EUA no ano de 1969, com o lema “Sexo, Drogas e Rock’n’roll” onde jovens, buscando a liberdade para viver o amor, acabaram usando o caminho das drogas e do sexo com liberalidade, gerando um resultado desastroso! A partir deste “click” e buscando propagar o verdadeiro amor que Deus nos deu, surgiu um projeto desafiador chamado Godstock: trocando o “Sexo Desenfreado” pela vivência de um amor prático que dignifica pessoas, e proclamando a real liberdade em Cristo Jesus, rejeitando as drogas, mas sem abrir mão do Rock´n’roll. Com essa atitude, os que se envolveram de forma voluntária minimizaram a dor de muitos que estão em situação de vulnerabilidade social e conscientizaram a população da nossa responsabilidade para com o outro.

Apresentação de bandas convidadas
Apresentação de bandas convidadas

A primeira edição do evento aconteceu em 2011, entre 15 e 26 de setembro: “A Maior Onda de amor que a Paraíba já viu…”. Foram 34 ações em 12 dias envolvendo mais de 700 voluntários, que se dispuseram a mudar o contexto social em que muitas pessoas estão inseridas, através de simples ações de amor e cuidado. Além disso, também tivemos a caminhada pela Ética e Cidadania, pelas principais avenidas de João Pessoa e dois grandes shows nas areias da praia do Cabo Branco com atrações internacionais como a Banda Salvador e Jaci Velasquez, além de bandas locais.

Equipe auxiliando na pintura de um abrigo
Equipe auxiliando na pintura de um abrigo

Em 2012, entre 31 de outubro e 18 de novembro, fomos mais longe: foram 62 ações de puro amor! As programações incluíram presídios feminino e masculino, instituições de acolhimento de idosos e crianças, FUNDAC (instituição que cuida de menores infratores), FUNAD (instituição que cuida de deficientes físicos), hospitais, casas de acolhimento, escolas públicas, comunidades carentes, além de promovermos campeonatos esportivos, campanhas de conscientização sobre reciclagem e cuidados com o meio ambiente.

Ministração na FUNAC
Ministração na FUNAC

Foram mais de 1000 voluntários envolvidos nos 19 dias de Godstock!
Ainda dentro da programação deste ano, demos início ao EC4 – Encontro sobre Cristianismo, Cidade, Cultura e Criatividade. O encontro veio com o objetivo de refletir sobre as ações da Igreja na cidade, dialogando com a cultura pós-moderna, visando à conscientização das pessoas, defendendo a existência de uma educação transformadora, promovendo o cuidado com o meio ambiente e o fomento da criatividade – focando na restauração da dignidade humana.

Equipe de atendimento médico
Equipe de atendimento médico

Para concluir, o Godstock deste ano, na Praia do Cabo Branco, mais de 10.000 pessoas participaram da Caminhada pela Família e Contra a Corrupção, viveram momentos de lazer empinando pipas, em um momento ímpar! Para encerrar o evento, tivemos dois grandes shows ao ar livre e aberto ao público com as Bandas Palavrantiga (http://palavrantiga.com ) e Dominic Balli (http://dominicballi.com/ ) diretamente da Califórnia, com seu “CaliRockReggae” contagiante.

Pastor Sérigo Queiroz avaliou, Com a certeza de que plantamos a semente, aguardaremos em Deus os frutos e estamos no constante trabalho de regar cada flor que desabrochar! Até o próximo Godstock! Quando o Amor Vence!

Saiba mais sobre o evento em www.cidadeviva.org/godstock .
Conheça o trabalho da Cidade Viva em www.cidadeviva.org
Twitter: @cidade_viva e facebook: /cidade.viva