Meu nome é Edilaney Duarte Gonçalves. Tenho 65 anos e sou casado com Shirley Madeira Gonçalves há 37 anos. Temos três filhos, agora casados e que nos deram a alegria de sermos avós de seis netinhos.

Eu trabalho desde os 13 anos e fui aposentado em 2008, após 45 anos servindo numa mesma companhia – a Santista Têxtil. Ali vivi as tensões próprias de um ambiente altamente competitivo e o stress por buscar sempre fazer tudo com excelência. Essa vivência corporativa moldou-me e permitiu que eu fizesse uso de outra característica desenvolvida, esta junto à minha igreja, a liderança cristã e o aconselhamento bíblico. Desde 1984 eu comecei a ter um relacionamento mais íntimo com o Senhor Jesus, servindo-o na Igreja Presbiteriana de Americana.

Plano superior: Bira, Edilaney, Wagner e João Demarchi do Instituo de Zootecnia; Plano inferior: Equipe de capelães e diretoria da ONCC - Ordem Nacional de Capelania Cristã
Plano superior: Bira, Edilaney, Wagner e João Demarchi do Instituo de Zootecnia; Plano inferior: Equipe de capelães e diretoria da ONCC - Ordem Nacional de Capelania Cristã

Hoje sou pastor da Igrea Presbiteriana do Brasil (IPB) por conta de um trabalho que visionei quando terminei o Seminário Nacional de Liderança Avançada do Instituto Haggai em 2003. Ali desenvolvi um sonho que já tinha no coração, transformando-o em projeto: chamei-o de “Capelania Empresarial”. Eu tive a visão de servir ao Reino de Deus dentro das empresas, tendo como base minha experiência na indústria onde trabalhei desde o chão de fábrica até gerência de primeiro nível. Em muitas oportunidades fui procurado para aconselhar colegas de trabalho e Deus me deu a visão de usar esse dom de forma mais ampla. Sou pastor voltado para este ministério especialmente.

Comecei a me preparar para este trabalho com alguns cursos como: pós-graduação em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul em Campinas, extensão universitária em Capelania Hospitalar pela Unicamp, Psicologia para Conselheiros pela Unicamp, Aconselhamento Bíblico pelo Nutra com o Pastor Jayro Cáceres da Palavra da Vida, Treinamento de Líderes e também Homilética pelo Presbitério de Santa Bárbara do Oeste, além de cursos feitos no Instituto Haggai do Brasil como o Seminário Internacional em Cingapura, Empreendedorismo e Workshop de Docentes, além de ter servido como monitor em diferentes dese Instituto, o que tornou possível para mim uma proximidade com grandes líderes cristãos que pude conhecer ali. Tudo isso tem sido de grande valia no meu preparo para servir a Deus.

Atuação na empresa Ambiental Americana
Atuação na empresa Ambiental Americana

Também tive a oportunidade rara de aprender muito com três organizações que já trabalham com este ministério no ambiente empresarial: Market Place Ministries e Chaplain of America, ambas dos Estados Unidos e, de forma muito concreta e prática, a “Capellania Empresarial Anabatista” no Paraguai. Nesta última organização, estagiei por um período importante e aprendi a vivência prática do ministério junto a muitos capelães, especialmente o Rev. Paul Amstutz, Pastor da Igreja Menonita e mentor daquele trabalho nos últimos dezenove anos.

Em 2010, dois anos após minha aposentadoria, e após ter entrevistas com treze empresários, comecei a servir na MAP`S Comercial e Industrial, uma indústria têxtil em Americana que trabalha com material reciclado. Pedro Soares Sobrinho, um jovem e dinâmico empresário teve a mesma visão minha, a de abraçar a Capelania Empresarial.

Iniciamos naquela indústria com encontros com grupos de funcionários, quando combinamos o “modus operandi” do ministério. Depois disso, pudemos nos reunir particularmente com cada um deles para nos conhecermos melhor e iniciarmos uma jornada de relacionamentos duradouros. A partir daí começamos a promover encontros rápidos no próprio local de trabalho, com pequenos grupos de interessados, com entre três e dez pessoas. Nestas reuniões desenvolvemos temas de interesse comum, sempre os olhando sob a ótica bíblica, lembrando que essas reuniões são de livre participação e não tratam de temas religiosos ou doutrinários.

Plano superior: Primeiro Encontro de Capelães da Sociedade Beneficente Alemã; Plano inferior: Pessoal da Cozinha do Restaurante Pizza Company
Plano superior: Primeiro Encontro de Capelães da Sociedade Beneficente Alemã; Plano inferior: Pessoal da Cozinha do Restaurante Pizza Company

As primeiras reuniões sobre a Bíblia foram feitas explorando um tema muito conhecido do povo brasileiro, independente da religião que pratiquem: a oração do Pai Nosso. Este tema tem sido muito bem aceito no ambiente sempre heterogêneo das empresas.

Após as reuniões permaneço perto os funcionários por um tempo maior, buscando intensificar os relacionamentos de amizade e confiança, o que vai permitir que eu os sirva quando as oportunidades surgem.

Por motivos internos fizemos uma pausa com o trabalho na MAP’S, mas Deus nos abriu portas em outras quatro empresas: Ambiental Americana, indústria de injeção de plástico; Divelp, empresa que trabalha no segmento de venda de veículos leves; Pizza Company, um excelente restaurante na cidade de Americana e ultimamente no IZ-Instituto de Zootecnia em Nova Odessa, onde estamos trabalhando ainda experimentalmente.

Ministrando na MAP’S, Indústria e Comércio
Ministrando na MAP’S, Indústria e Comércio

Em novembro de 2012 já somos três capelães trabalhando no ministério: o Bira Strench Martins, experiente homem de Deus que tem trabalhado com atletas olímpicos, o Rev Marcelo Oliveira Alves, pastor presbiteriano e advogado em Americana, além de mim. Temos planos para treinar mais um capelão no início de 2013 e começar o trabalho em duas novas empresas: uma confecção muito conceituada na região e um escritório de advocacia que atua no ramo tributário, além de uma empresa do ramo tributário, em Paracatu, Minas Gerais.

Desenvolvemos neste período de dois anos alguns meios de comunicação pela Internet como um Facebook, um site em construção, um canal no You Tube além de usar o Twitter e e-mails.

A Igreja Presbiteriana do Brasil está organizando uma Secretaria de Capelanias, o que vai ajudar muito na divulgação do tema por toda a nação.

Nossa visão é que este ministério possa alcançar o Brasil todo, sendo útil na propagação da ética e dos princípios bíblicos no meio corporativo, empresarial e em todo ambiente laboral, com benefícios para os funcionários e também para os empresários.