No centenário da evangelização indígena no Brasil, aconteceu o 7º Congresso Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas (CONPLEI), entre os dias 18 e 22 de julho, nas instalações do Centro de Treinamento Ami, na Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso.

Grupo indígena em participação especial de cântico
Grupo indígena em participação especial de cântico

O CONPLEI é promovido a cada quatro anos. Neste ano, ele reuniu representantes de 81 etnias indígenas, 15 países representados e em torno de 2300 inscritos. Foi uma festa cultural, uma expressão da diversidade da igreja do Senhor Jesus. Nas palavras de Henrique Terena, presidente do CONPLEI, “o congresso é um tempo de muita festa cultural, cada povo veste suas roupas típicas, faz suas pinturas no corpo, cantam suas musicas na língua materna, dançam, trazem seus artesanatos, enfim, é um momento de expressar tudo que há de melhor em sua cultura e mostrar assim que o evangelho não destrói nenhuma cultura, mas a enriquece e completa”.

Momento de oração
Momento de oração

Dois graduados do Instituto Haggai do Brasil participaram do evento, ambos de Campo Grande, MS. Um foi o pastor Onésimo de Arruda, missionário da Missão Indígena Terena, que atua como discipulador, divulgador da missão e como colaborador na Igreja Presbiteriana do bairro Amambaí. O segundo participante foi o pastor da 3ª Igreja Batista de Campo Grande, Mauro Clementino da Silva, que deixou um testemunho sobre o evento.

Palco montado para desenvolvimento da programação
Palco montado para desenvolvimento da programação

Aqui estão as impressões do pastor Mauro Clementino sobre esse importante congresso nacional, que reuniu três gerações de esforço missionário:

Tive o grande privilégio de participar do 7º CONPLEI na Chapada dos Guimarães, MT. Confesso que há muito tempo não havia participado de algo tão chocante e profundo. Foram dias de grande enlevo espiritual e muita socialização, confraternização e compartilhamento.

O tema foi: “Terceira Onda Missionária - Em cada povo uma igreja genuinamente indígena”.  A primeira onda missionária foi liderada pela força missionária estrangeira; a segunda, pela força missionária nacional; a terceira onda, pela força missionária indígena. Todas elas comprometidas em levar o evangelho de Cristo às outras etnias não alcançadas, há muito por fazer. Somente no Brasil existem hoje mais de 120 tribos ainda não alcançadas e 50 tribos onde o evangelho chegou, mas ainda não tem liderança própria.

Momento de louvor
Momento de louvor

Tendo sido expostos ao conteúdo das palestras, testemunhos e apresentações coreográficas indígenas, fomos desafiados à obra missionária indígena em pelo menos três áreas claras:

1) Ajudar na formação do indígena (tanto no treinamento teológico dos vocacionados quanto no treinamento em atividades práticas que visem seu sustento financeiro);

2) Contribuir financeiramente para o treinamento missionário indígena para que ele (indígena) tenha condições de alcançar os povos indígenas não alcançados. Isto dá uma enorme velocidade e elasticidade a todo processo pois o indígena já tem a cultura, a língua e todo o conhecimento natural a seu favor, sem falar no fato de que o índio considera o outro índio como seu irmão;

3) Contribuir financeiramente para a tradução da Bíblia para as línguas indígenas, feita pelo próprios indígenas com apoio de missionários (sejam eles internacionais ou nacionais). O índio tem o conhecimento da língua e o missionário o conhecimento da teologia. Isso fará com que a tradução da Bíblia seja feita de forma muito mais rápida do que é feita atualmente quando apenas duas tribos tem a Bíblia por completo.

Diversas fotos do encontro das várias etnias presentes
Diversas fotos do encontro das várias etnias presentes

O evento foi tremendo e nos inspirou a apoiar mais esse ministério, a colaborar com a Terceira Onda Missionária da evangelização indígena no Brasil, a dos próprios indígenas brasileiros, uma visão muito próxima da visão do Instituto Haggai, que é de “líderes locais que evangelizam seu próprio povo”.

Pastor Mauro Clementino