Graduado Eduardo Baldaci (Maui, 2006) se dedica ao estudo da astronomia há 30 anos, sendo talvez o único pastor astrônomo no Brasil. E seu trabalho acaba de ser reconhecido pela maior fabricante de telescópios do mundo – a Celestron – que, depois de conhecer seu sonho de implantar um observatório, doou um potente telescópio para alavancar os estudos e exibições realizadas em escolas, praças públicas e igrejas pelo Brasil afora.

Telescópio doado pela Celestron para atrônomo Eduardo Baldaci
Telescópio doado pela Celestron para atrônomo Eduardo Baldaci

Avaliado no Brasil em cerca de R$ 22 mil, o telescópio é capaz de aumentos de até 660x, além de possuir um avançado sistema GPS, com tecnologia suficiente para pesquisas de descobertas de novos corpos celestes. Essa doação internacional teve boas repercussões aqui no Brasil, pois o instrumento passou a ser o maior de todo o Estado de Mato Grosso e equivalente aos existentes nas mãos de astrônomos amadores brasileiros.

Usando a Astronomia como ponte

Baldaci, que leva o “hobby” da astronomia à sério, apresenta o único programa de TV sobre astronomia apresentado por um não profissional. Além disto,  utiliza-se da atração que um telescópio potente produz para atrair as pessoas para ouvir também sobre Deus e a criação do Universo.

Adolescentes do Projeto “Bombeiros do Futuro” (CBM-MT) Ouvem sobre “Aquele que conhece todas as estrelas”
Adolescentes do Projeto “Bombeiros do Futuro” (CBM-MT) Ouvem sobre “Aquele que conhece todas as estrelas”

"Trabalhando com jovens em fase escolar, tenho a experiência de que o ensino do evolucionismo tem trazido um grande estrago moral à esta geração. Sem o conceito de Deus – O Criador – as pessoas vagam intelectualmente em teorias absurdas, cada vez mais longe do mínimo senso de que teremos que prestar contas de nossas vidas à Deus. Quem não crê em Deus, não vai aceitar Jesus como Senhor"

Um trabalho de liderança

Gerente de marketing da Celestron,  Kevin Kawai, e Eduardo Baldaci agradece aos parceiros
Gerente de marketing da Celestron, Kevin Kawai, e Eduardo Baldaci agradece aos parceiros

Conseguir sensibilizar uma empresa norte-americana foi algo à beira do impossível. Porém, faltavam os recursos para a viagem até Los Angeles. Foi quando Eduardo Baldaci teve a idéia de divulgar seu trabalho junto aos empresários em busca de patrocínios. Assim, o maior shopping Center do Estado, empresa de turismo, empresas de câmbios, entre outras embarcaram no sonho de trazer o instrumento para Cuiabá. Outro desafio, foi trazer o equipamento de 60 kg ao Brasil numa viagem que ocorreu exatamente no dia 11 de setembro de 2012! O sonho de Baldaci envolveu uma dezena de empresas, além da Los Angeles Astronomical Society.

Visitando centros de pesquisa

Baldaci ao lado de dois cientistas da NASA: Dr. Donald Yeomans (responsável pela busca de asteróides em rota de colisão com a Terra, e a Dra. Rosaly Lopes (Brasileira) do Projeto Cassini para Saturno
Baldaci ao lado de dois cientistas da NASA: Dr. Donald Yeomans (responsável pela busca de asteróides em rota de colisão com a Terra, e a Dra. Rosaly Lopes (Brasileira) do Projeto Cassini para Saturno

Los Angeles é considerada a “capital mundial da astronomia” com inúmeros observatórios, planetários, fábricas e revendas de telescópios. Além disto, é lá que está situado o JET PROPULSION LABORATORY Centro da NASA responsável pela fabricação e monitoramento de todas as sondas espaciais enviadas aos planetas do Sistema Solar.

A dedicação de Baldaci pelo estudo e divulgação da astronomia no Brasil sensibilizou os cientistas que abriram as portas de instalações de limitadíssima visitação pública – O JPL e o Mount Wilson.

Maiores Informações: www.facebook.com/deolhonoceu