No Congresso Haggai 2012 em João Pessoa, os participantes ficaram hospedados por sua própria conta em hotéis da região ou em casas de amigos. Assim, após a segunda palestra da manhã do sábado, todos voltaram para seus locais de hospedagem, desfrutando de uma tarde livre e tranquila, retornando às 17h00 para as oficinas. Esse intervalo oportuno deu a todos a chance de algum lazer ou descanso, permitindo que quase a totalidade do grupo retornasse em tempo de participar das oficinas. Logo após as quatro oficinas, houve um intervalo para lanche e a continuação da programação da noite.

José Marcelo - Conheça a Cidade Viva
José Marcelo - Conheça a Cidade Viva

As quatro oficinas foram:

Conheça a Cidade Viva - O facilitador desta oficina foi José Marcelo Paes. Administrador de Empresas,  com MBA em Gestão de Recursos e Formação de Liderança Cristã, executivo da Fundação Cidade Viva e pastor executivo da Igreja Cidade Viva, ele é graduado do Instituto Haggai. O conteúdo foi a história, primeiros desafios, construindo uma filosofia de engajamento social e cultural, planos estratégicos, erros e acertos.

Ebenézer Bittencourt - Gestão de voluntários
Ebenézer Bittencourt - Gestão de voluntários

A arte da mobilização e gestão de voluntários - Nesta, Ebenézer Bittencourt foi o facilitador. Bacharel e Mestrado em Teologia, pastor há mais de 35 anos, atuou como consultor de empresas na área de Liderança e Desenvolvimento de Equipes sinérgicas. É diretor do Instituto Haggai do Brasil desde 2001. O conteúdo foi uma análise da motivação, estrutura e processos que envolvem a mobilização e gestão de voluntários.

Roberto Bittencourt - Evangelismo no contexto de insatisfação religiosa
Roberto Bittencourt - Evangelismo no contexto de insatisfação religiosa

Evangelismo no contexto da insatisfação religiosa - O facilitador desta oficina foi Roberto Bittencourt, que é bacharel, mestre e doutor em Teologia, pesquisador, articulista, conferencista internacional, com 33 anos de experiência ministerial e dez anos de experiência empresarial. Atualmente, ele pastoreia a Igreja Presbiteriana Independente de Vargem Grande do Sul, SP, é graduado e docente do Instituto Haggai, atua voluntariamente como jornalista responsável do Haggai Brasil. O conteúdo foi a constatação da mobilidade religiosa no Brasil, seus desafios e oportunidades, índices estatísticos e suas implicações para o evangelismo.

Saulo Duarte - A igreja e o desafio das drogas
Saulo Duarte - A igreja e o desafio das drogas

A igreja e o desafio das drogas - Nesta oficina, Saulo Duarte foi o facilitador. Graduado em História, mestre em Ciências da Religião, coordenador de prevenção e tratamento de adicções da Cidade Viva, graduado do Instituto Haggai, ele desenvolveu o seguinte conteúdo: Como o problema das drogas pode ser enfrentado pela igreja na prevenção, no tratamento e na construção de uma filosofia antidrogas? Como conectar essas pessoas com a vida diária da igreja e restaurar sua dignidade holística?