A Igreja Batista Videira e o Centro Batista de Educação (CEBESP), localizados em Araçatuba, SP, promoveram os quatro módulos do Seminário Local do Instituto Haggai para várias turmas formadas por pessoas da cidade e região.

Araçatuba: Foto da turma do LOC em fevereiro
Araçatuba: Foto da turma do LOC em fevereiro

Os seminários foram realizados entre dezembro de 2010 e julho de 2011, sendo o primeiro com 105 pessoas (três turmas de 35 pessoas). Em fevereiro de 2011, aconteceu o segundo com 105 pessoas (três turmas de 35 pessoas). Em abril de 2011, aconteceu o terceiro com 75 pessoas (duas turmas, uma de 35 e outra de 40 pessoas). Por fim, em julho de 2011, aconteceu o último seminário local com 70 pessoas (distribuídas em duas turmas de 35 pessoas). Embora a média de freqüência dos eventos tenha sido de 89 pessoas, o número de 160 treinados foi atingido devido à rotatividade de alguns participantes. Quando alguns não podiam participar, outros ocupavam a vaga no decurso dos diferentes módulos.

Nas quatro oportunidades, os docentes do Haggai saíram de São Paulo rumo a Araçatuba, viajando cerca de 1300 quilômetros (ida e volta). Participaram do treinamento Adelécio Brito, Clóvis Martinoff, David Urbat, André Forcetto, Jairo Ribeiro e Moisés Barreto. A viagem longa, porém, não desencorajou os docentes. Pelo contrário, eles manifestam grande alegria em contribuir para o treinamento de aproximadamente 160 líderes.

Uma das salas de aula do LOC de fevereiro
Uma das salas de aula do LOC de fevereiro

Na observação de Adelécio, numa situação em que a viagem é longa e os docentes passam bom tempo juntos, o benefício é grande para os docentes. O trajeto em si se torna estratégico e proveitoso, pois há uma constante troca de informações e fortalecimento de laços de amizade entre o grupo que viaja junto. Além disso, os docentes podem se ajudar, fazendo suas sugestões e avaliações de resultado para aperfeiçoamento das aulas ministradas pela equipe.

Para Adelécio Brito, secretário executivo do Haggai para o estado de São Paulo, “em eventos como esse, temos nítida impressão de que estamos alcançando o propósito do Instituto Haggai, que é aprimorar as qualidades dos líderes cristãos para que eles evangelizem seu próprio povo e treinem outros para fazer o mesmo”.

Todos os docentes envolvidos nestes seminários reafirmaram sua gratidão a Deus pela oportunidade de servir a Jesus por meio do ministério do Instituto Haggai.

Docente Adelécio Brito
Docente Adelécio Brito

O pastor Ely, um dos hospedeiros do evento e diretor do CEBESP, deu seu testemunho sobre a experiência em sua igreja: Em minha caminhada na capacitação de líderes no Reino de Deus tive o abençoado privilégio de conhecer o conteúdo dos Seminários Locais do Instituto Haggai do Brasil. Em parceria com o pastor Anderson Rogério de Lima, da Igreja Batista Videira, e o CENTRO BATISTA DE EDUCAÇAO - CEBESP conseguimos alcançar em Araçatuba e região cerca de 160 líderes. Altamente capacitados, os docentes tem motivado nossa liderança a ser mais efetiva e íntegra em seus ministérios. O feedback dos participantes nos tem dado a certeza da relevância dos seminários locais, que tem levado nossa liderança a cumprir sua missão neste mundo.

Os líderes da região de Araçatuba também agradecem e afirmam o desejo de no próximo ano continuarem com a promoção de treinamentos para os interessados, fazendo isso através do Instituto Haggai.