O graduado internacional do Haggai Márcio Fernandes Garcia (Maui, 2001) é o fundador e diretor da MEAP (Missão Evangélica de Assistência aos Pescadores), que visa alcançar pescadores para Jesus. Fundada em 1986, hoje esta missão tem 89 obreiros em caráter de tempo integral e mobiliza cerca de 1300 profissionais cristãos anualmente como voluntários em projetos espalhados por todo o Brasil.

Márcio Fernandes Garcia - fundador e diretor da MEAP
Márcio Garcia nasceu em Santos, SP, uma cidade praieira do Brasil. Ele se entregou a Jesus aos 17 anos, no Acampamento Palavra da Vida, mas no seu segundo ano de Engenharia Mecânica ele se consagrou a Jesus de uma forma mais profunda e começou a pregar o evangelho no lugar onde morava. Em dois meses ele viu 30 estudantes universitários se entregando a Jesus e isso mexeu com seu coração e com seus planos.
Num de seus projetos evangelísticos com os jovens ele tomou a decisão de se preparar melhor no seminário Palavra da Vida. No primeiro ano de seminário (1981), Deus deu para ele a visão de alcançar os moradores das duas mil vilas ribeirinhas do Brasil. Em dezembro de 1981 ele criou um grupo do seminário que foi fazer um estágio com ele, ministrando às populações ribeirinhas por quatro semanas. Damaris, que então era sua namorada, estava no grupo e ela também abraçou a visão.

Márcio, Damaris e suas três filhas
Dali por diante os dois trabalharam como plantadores de igreja em algumas vilas de pescadores, em caráter de tempo parcial. Isso continuou por dois anos e meio até que, em 1984, eles se casaram e passaram a trabalhar tempo integral entre os pescadores, morando em Pedrinhas, uma vila pequena, sem energia elétrica.
Durante os próximos meses eles viajaram de barco pelos 400 quilômetros da costa marítima brasileira e encontraram 62 vilas não alcançadas pelo evangelho. Isso consolidou seu desejo de fazer esse trabalho crescer. Naquela época, eles eram dois casais, Márcio e Damaris e James e Carmen Orr. Foi ali que Deus colocou no coração de Márcio o desejo de fundar a missão com o propósito específico de alcançar as populações ribeirinhas.

Márcio e Damaris no encontro da SEPAL
MEAP – Em 1985 eles se reuniram com vários irmãos em Cristo, compartilharam a visão e seus planos para o futuro. Em 1986 esse grupo fundou a Missão Evangélica de Assistência aos Pescadores. Desde então este ministério tem crescido e se fortalecido no Brasil, desenvolvendo uma variedade de projetos, tais como: (1) Plantação de igrejas, (2) Centros para crianças, (3) Centros sociais, (4) Projetos de desenvolvimento comunitário, (5) Centros literários, (6) Centros de assistência médica e dentária, (7) Centros de reabilitação com distribuição de alimentos, roupas, reforma de casas, escavação de poços e muitos outros. Este ministério tem sido importante para “passar a visão missionária” para os cerca de 1.300 voluntários que servem a Deus nos projetos temporários da missão todos os anos. Alguns deles já estão hoje servindo a Deus em várias partes do mundo. Para conhecer melhor o ministério da MEAP, visite o link http://www.youtube.com/watch?v=dFmAr0Mz50k&feature=player_embedded

Márcio entre crianças, visitando um dos campos da MEAP
PIONEIROS – Em janeiro de 2005, Márcio se tornou o diretor do escritório de mobilização do ministério dos Pioneiros na América Latina. Em agosto, porém, Márcio criou o braço brasileiro deste ministério. O objetivo deste ministério é mobilizar brasileiros para dar apoio às equipes Pioneiras em nações que têm sido pouco alcançadas pelo evangelho. Márcio está hoje trabalhando para despertar e conectar líderes de todos os países da América Latina para que eles mobilizem missionários para trabalhar com o ministério dos Pioneiros em países não alcançados. Já existem parcerias no Chile, Peru, Bolívia e México e outras sendo elaboradas em diversos países. Hoje Márciotambém compõea diretoria internacional dos Pioneiros.
Quanto ao treinamento que o Instituto Haggai lhe ofereceu em Maui, 2001, Márcio diz que quatro coisas o influenciaram em sua vida pessoal eministério. Além do nível dos professores e da convivência harmoniosa entre os participantes internacionais, Márcio viu a relevância de (1) investir em líderes para a continuidade do ministério, (2) a necessidade de incluir jovens nas ações da sua missão, (3) cuidar mais da família do missionário, com ações intencionais, sistemáticas e planejadas, (4) melhorar sua comunicação visual, algo que ele desenvolveu com o passar dos anos. Em sua opinião, o Instituto Haggai teve um impacto duradouro em sua vida e ministério. E tem ainda, pois vários missionários da MEAP têm participado do treinamento do Instituto Haggai do Brasil.
