Odilon Bernardes Ribeiro é casado com Jucirema Carvalho Ribeiro e eles têm dois filhos. Ele é formado em Direito e em Teologia. Deixou sua carreira de servidor público no Rio de Janeiro para se dedicar integralmente ao trabalho missionário em Barreiras, Bahia.

A seguir, ele escreve seu testemunho:

Odilon e Jucirema
Odilon e Jucirema
Sobre o chamado missionário que eu e minha esposa recebemos, ele começou em 1995 quando eu fazia o curso de Teologia no Seminário Teológico Betel, no Rio de Janeiro, RJ. Naquela ocasião, tive o privilégio de ser aluno do pastor Lívio Renato (graduado do Haggai em Cingapura, 2004, e secretário executivo do Haggai para o Estado do Rio de Janeiro) na disciplina de Missões, e durante o transcorrer da matéria a chama da vocação e chamada foi aumentando, a ponto de não conseguir mais participar das capelas missionárias, pois era tomado por um sentimento muito forte de responsabilidade pelo que ouvia e conhecia. Através dos testemunhos, a partir de então, eu e minha esposa começamos a buscar em Deus qual seria sua vontade para nós, no contexto missionário.

O casal com sua filhinha mais nova
O casal com sua filhinha mais nova
Em junho de 2007, ao participar do Congresso do Haggai em Águas de Lindóia, e ao ver a ministração do Dr. John Haggai, quando ele falou (em vídeo) sobre não ter mais tempo para colher bananas verdes, por incrível que pareça, fui literalmente tocado, e a carapuça me vestiu até os pés.

Em outubro do mesmo ano, ao participar do Seminário Nacional do Haggai em Campinas, obtive a confirmação da chamada missionária, principalmente para o Terceiro Setor. Assim, nossa busca pela identificação do lugar e da missão continuou. A inquietude e o incômodo aumentavam a cada dia.

Em fevereiro de 2008, por meio da minha igreja, a Primeira Igreja Batista em Vila Valqueire (IPI VIVA), participei do Seminário de Desenvolvimento Comunitário (SEDEC), um treinamento de 15 dias em Fazenda Rio Grande, PR, ministrado pelo Centro de Desenvolvimento Integral (CADI), cuja presidência é do irmão Maurício Cunha (Maui, 2003), que é também docente internacional do Haggai. Ali obtive contato com a cosmovisão cristã e o desenvolvimento integral do ser humano e a parte prática e essencial da aplicação do evangelho integral. Agradecemos a Deus pela oportunidade ímpar de poder participar de tão grandes e importantes seminários que nos auxiliaram na descoberta da vontade de Deus específica para nossas vidas. As experiências contadas e vividas em muito edificaram e completaram o processo de santificação pessoal, indicando claramente a vontade do nosso Criador para nossas vidas.

Culto de comissionamento da família
Culto de comissionamento da família
Quando já estávamos dando os primeiros passos para a criação de uma instituição para atuação no Terceiro Setor, nos moldes de uma OSCIP/ONG, inclusive já tínhamos o planejamento registrado e em fase de implantação na cidade do Rio de Janeiro, nesse período, ao navegar pela internet, me chamou a atenção um anúncio da Junta de Missões Nacionais da Igreja Batista, inserido no site da nossa igreja (PIB VIVA), que procurava um casal para assumir a direção do LAR BATISTA DAVID GOMES, na cidade de Barreiras, BA. Ao mesmo tempo, o anúncio esclarecia o perfil de líderes que seriam necessários para tal missão. Ao conhecer melhor o projeto, senti claramente a direção e o mover de Deus em minha vida. Mas como já tínhamos iniciado a execução da criação daquela instituição há pouco mencionada, começamos a fazer prova de Deus para essa súbita indicação nova de Deus.

Culto de comissionamento da família
Culto de comissionamento da família
Primeiramente, Deus confirmou meu desejo com a boa recepção da notícia por parte de minha esposa Jucirema, a Juju, e de meus dois filhos. Depois Deus usou o pastor da minha igreja, Lívio Renato,que nos deu total apoio. Foi assim que Deus foi confirmando tudo, pois tudo aquilo que pensávamos e sonhávamos em realizar já estava pronto, somente precisando de um casal que pudesse fazer a gestão do projeto. A Junta de Missões já possuía a estrutura necessária para a execução de nossos sonhos, a instituição já estava criada havia 42 anos na cidade de Barreiras, com uma performance modelo, necessitando apenas da inserção de novos conceitos de gestão para atender às novas necessidades existentes.

Nosso processo de inscrição, treinamento e consagração de envio ao campo levou em torno de um mês, confirmando mais uma vez nosso chamado e retirando de nós toda e qualquer dúvida restante.

No dia 24 de outubro de 2008 estávamos desembarcando na cidade de Barreiras, para assumir o campo missionário no LAR BATISTA DAVID GOMES, promovendo o desenvolvimento integral de 52 crianças e adolescentes em situação de risco social. A posse oficial ocorreu no dia 8 de novembro de 2008.

Devo ressaltar que o preço a ser pago foi o de renúncia à carreira de servidor público na área de segurança e administração penitenciária no RJ para ingressar integralmente na dependência de Deus.

Peço as orações de toda a família Haggai para este novo empenho de nossas vidas. No amor de Cristo,

Odilon Bernardes Ribeiro