Moisés Menezes (Maui, 2004) é casado com Sali Waldow, tem dois filhos, Lucas, 8, e Markus, 5, e é missionário na Europa trabalhando com a comunidade internacional e na produção e direção de filmes cristãos. Reside em Varsóvia, Polônia, e é sustentado pela IBC (International Baptist Comvention) pela Primeira Igreja Batista de Boston, USA. Seu projeto maior é plantar igrejas, treinarlíderes cristãos e produzer filmes evangelísticos.

Família completa: Markus, Moisés, Sali e Lucas
Família completa: Markus, Moisés, Sali e Lucas

1. Que tipo de ministério é esse?


O cineasta cristão objetiva produzir filmes de valor cinematográfico como parte de uma comunidade de diretores e produtores que trabalham numa industria fílmico- alternativo. Alcançamos pessoas durante a pré-produção de um filme, solidificamos nosso evangelismo durante a produção, e tocamos vidas através do produto nas telas. Como cineasta posso entrar em comunidades nas quais seria quase impossível alcançar como missionário apenas.

2. Quando começou?

Aos dezessete anos de idade renunciei ao sonho de ser diretor de cinema para ser missionário. Em 2004 no treinamento do Haggai em Maui Deus trouxe de volta ao meu coração o cinema como uma grande ferramenta de evangelização na Europa e no mundo.

3. Quem teve a idéia e como o projeto cresceu?

Depois de trabalhar como missionário no Leste Europeu por três anos percebi que a arte seria uma das grandes ferramentas para a obra na Europa. Já estudava informalmente sobre cinematografia e videografia. Em 2005 nos mudamos para o estado de Wisconsin nos EUA onde pude estudar mais sobre cinema e produzimos nosso primeiro curta metragem que foi semi-finalista no San Antonio Independent Christian Film Festival – Texas 2006.

4. O que tem sido feito até hoje?

Produzimos e dirigimos nos Estados Unidos o curta metragem “My Name is Nadia” de 15 minutos que foi semi finalista no festival SAICFF. Em 2007 fizemos um curta de 37 minutos no sul do Chile que se chama “O Menino e o Barco” que conta a famosa ilustração de sermão do menino pobre que cria um barco mas que perde posteriormente.

Cartaz do filme Finding Josef
Cartaz do filme Finding Josef

5. Qual é o próximo projeto?

Estamos agora trabalhando num projeto mais ousado que é a produção do nosso primeiro longa metragem “Finding Josef” que será um filme polono-brasileiro. A história de Ian Kowalske que 25 anos depois decide buscar por seu irmão desaparecido para consertar um erro do passado. O filme será rodado no próximo ano e esperamos estrear no Brasil em Dezembro de 2009.

6. Quem tem feito parte do elenco?

Nos nossos primeiros dois curtas contamos com voluntários e na sua maioria pessoas que nunca atuaram. Para a produção de Finding Josef estamos trazendo atores profissionais da Polônia, Estados Unidos, Canadá e Brasil.

7. O que já está disponibilizado ao público?

Estamos preparando para distribuir no Brasil a nova versão do o curta “O Menino e o Barco” a partir do próximo ano. O trailer do filme pode ser assistido no seguinte site: www.boyand.blogspot.com O filme “My Name is Nadia” estará disponível para download no Behemoth também em 2009.

8. Como seu ministério tem permitido a evangelização?

Como trabalhamos com a comunidade internacional na Europa, gente do mundo inteiro, o fato de ser missionário diretor nos abre muitas portas. Alcançamos pessoas durante a pré-produção de um filme e durante a produção temos grande influencia na vida do nosso grupo de atores e técnicos. O filme pronto poder ser usado como instrumento de evangelismo como já acontece com O Menino e o Barco na Europa, Chile e Brasil.

9. Tem obtido algum resultado concreto?

Tudo o que sabemos são de pessoas que mostraram o curta para amigos, passaram em igrejas e foi ate pedido por freiras católicas. O que estamos vendo são as pessoas com as quais trabalhamos cada vez mais abertas para ouvir as Boas Novas de Salvação.