Quatro atividades dividiram a atenção dos participantes do Congresso Haggai no sábado à tarde: a reunião do conselho, a reunião dos graduados e as duas oficinas temáticas, lideradas por William Douglas e Roberto Aylmer. 

William Douglas: O desafio de fazer o certo no mundo errado - Convictos do papel do cristão no mercado de trabalho
William Douglas: O desafio de fazer o certo no mundo errado - Convictos do papel do cristão no mercado de trabalho

William Douglas, juiz federal, laborou no tema “O DESAFIO DE FAZER O CERTO NO MUNDO ERRADO – Convictos do papel do cristão no mercado de trabalho” (Rm 14:17-19). Para Wiliam Douglas, o cristão é chamado para ter sucesso no mundo, não o sucesso mundano da riqueza mal-adquirida para ostentação, mas o sucesso de andar no centro da vontade de Deus e manifestar sua glória em tudo que fizer. Para ele, os vícios da teologia da prosperidade não podem nos levar aos vícios da teologia da pauperidade. Citou textos como Eclesiastes 10:10, Josué 1:7-8 e Mates 5:16 para nos indicar um caminho cristão de sucesso, prosperidade e brilho. A seguir, ele identificou quatro tipos de cristãos em relação ao trabalho: (1) Os que se comportam como não-cristãos, mas se apresentam como cristãos, (2) Os que se comportam como não-cristãos, mas não se apresentam como cristãos. (3) Os que são excelentes, mas não se apresentam como cristãos, e (4) Os que se comportam com excelência e se assumem como cristãos. A partir daí, William Douglas refletiu no tema, utilizando-se de textos e exemplos bíblicos, referências à sua carreira como estudante, juiz, escritor, palestrante e cristão, demonstrando como seu compromisso com Jesus o levou a decisões profissionais que permitiram que o nome de Jesus fosse apresentado a milhares de pessoas, em ambientes refratários ao evangelho. E terminou convidando a todos a tomarem uma decisão de ser diferente, de fazer diferente, de não envergonhar o evangelho e nem ter vergonha do evangelho. Fazendo tudo para Jesus, funcionários e patrões deveriam trabalhar como para Jesus. Se observássemos os versículos bíblicos que servem como orientação profissional, experimentaríamos o reino Deus e seus valores de “justiça”, “paz” e “alegria” no Espírito Santo. O sucesso profissional do cristão que vive os valores do cristianismo exalta o nome de Deus.

WILLIAM DOUGLAS RESINENTE DOS SANTOS é professor universitário, autor e conferencista, mestre em Direito, mestre em Estado e Cidadania, juiz federal titular da 4a Vara Federal de Niterói, no Rio de Janeiro. Autor dos livros “Como passar em Provas e Concursos”, “26 Leis Bíblicas do Sucesso” e “O Poder dos 10 Mandamentos”. Graduado do Haggai em Águas de Lindóia (2011). Palestrante do Instituto Haggai do Brasil. Casado com a Nayara, eles têm três filhos.