A abertura do Congresso Haggai 2014, com o número recorde de 2.635 participantes, aconteceu com o grupo subdividido em dois salões, o Imperial e o Real. Os auditórios tinham cada um seu próprio diretor de programa, sendo, respectivamente, o pastor Elias Souza de Campinas e o pastor Lívio Renato do Rio de Janeiro, e duas bandas musicais, uma da Igreja Presbiteriana Independente Jeová Raphá, de Maringá, PR, e outra da Primeira Igreja Batista de Moça Bonita, RJ.

Ebenézer Bittencourt: Abertura do Congresso Haggai 2014
Ebenézer Bittencourt: Abertura do Congresso Haggai 2014

À luz do tema geral, “CONVICTOS! NÃO ME ENVERGONHO DO EVANGELHO” (Rm 1:16-17), Ebenézer Bittencourt dirigiu sua palavra de abertura do Congresso Haggai 2014 aos dois grupos na mesma noite, seguida de dois palestrantes, Dr. John Edmund Haggai no salão Real e Ed René Kivitz no salão Imperial. 

Ebenézer desenvolveu o tópico “MAS QUAL EVANGELHO? – Convictos diante da confusão atual” (Rm 1:1-7). Sua palavra visava apresentar o tema geral do congresso, citar o conteúdo dos sete palestrantes e responder a essa pergunta específica para introduzir o assunto. Em seu desenvolvimento, ele apresentou em primeiro lugar o grande desafio de se ter convicção numa geração de poucas convicções, que acusa de inflexibilidade e preconceito a qualquer que tenha uma opinião formada. Depois fez breve digressão sobre as muitas vozes presentes no mercado religioso evangélico, reafirmou seu compromisso com flexibilidade nas questões metodológicas e insistiu que o conteúdo eterno do evangelho deve permanecer inalterado e é inegociável. Para isso, citou o próprio apóstolo Paulo, autor de Romanos, que pronunciou o anátema sobre qualquer que pregasse evangelho diferente daquele que recebemos (Gl 1:6-9). Então, a partir de Romanos 1:1-7, Ebenézer apontou sete características deste evangelho, que é divino, bíblico, cristocêntrico, benevolente, exigente, universal e comunitário. E o megafone, então, passou a ser o símbolo da missão cristã, que é amplificar nossa convicção para o mundo.

EBENEZER BITTENCOURT tem sido o diretor executivo do Instituto Haggai desde 2001. Teólogo e pastor, mestre em Divindade pela Universidade Internacional de Columbia nos Estados Unidos. Autor dos livros “Qual é o nosso negócio?” e “O Poder que nos Move” e do DVD “Inteligência Financeira para Vencer na Vida”. Graduado do Haggai em Maui (1996). Diretor Executivo do Instituto Haggai do Brasil desde 2001. Casado com Marta, eles têm três filhos.