O Congresso Haggai 2014 teve início na sexta-feira à noite, dia 06 de junho, com louvor e ministração da palavra por parte do diretor executivo do Instituto Haggai do Brasil Ebenézer Bittencourt, que introduziu o tema central do congresso.

Palavra de abertura do diretor executivo Ebenézer Bittencourt
Palavra de abertura do diretor executivo Ebenézer Bittencourt

No Brasil desde 1979 pela instrumentalidade do pastor presbiteriano Benjamim Moraes, neste congresso o Instituto Haggai promoveu sua festa de 35 anos, e contou com a presença de 2.635 participantes.

O tema não poderia ser outro: "CONVICTOS! Não me envergonho do evangelho" (Rm 1:16-17), pois o Haggai é uma organização evangélica cuja missão é "aprimorar as qualidades de líderes cristãos para que eles evangelizem seu próprio povo com fidelidade bíblica e relevância cultural". No mundo, o Haggai já treinou 93.022 líderes cristãos para o evangelismo e, deste total, o Brasil treinou 8.937, sendo 7.071 graduados nacionais e 1.328 graduados internacionais. Em seus seminários locais de apenas um dia, treinamento este que não confere ao participante o título de graduado, o Haggai Brasil treinou até agora 55.767 líderes.

Palavra do fundador da organização, Dr. John Edmund Haggai
Palavra do fundador da organização, Dr. John Edmund Haggai

A presença do Dr. John Edmund Haggai, fundador do Haggai internacional em 1969, uma organização que hoje está presente em 186 países, deu um significado especial ao evento deste ano. Aos 90 anos, Dr. Haggai participou da dedicação da nova sede em Campinas no dia 05 de junho. Depois ele se deslocou para participar do congresso, falando a todos os presentes na sexta-feira e no sábado à noite. Além disso, no sábado à tarde, ele participou da reunião do Conselho e falou aos graduados presentes no congresso. Vindo de Atlanta, Geórgia, EUA, ele se fez acompanhar de John Bachman e Beverly Upton, que também tiveram oportunidade de saudar os graduados do Haggai na mesma tarde de sábado.

Participantes do Salão Real
Participantes do Salão Real

Para as plenárias, o grupo todo foi subdividido em dois auditórios, o Imperial e o Real. Em cada um deles havia um diretor de programa específico, Elias Souza e Lívio Renato. Ao mesmo tempo, duas bandas lideraram o louvor, uma da Igreja Batista de Moça Bonita, RJ, e a outra da Igreja Presbiteriana Independente Jeová Raphá, de Maringá. 

Participantes do Salão Imperial
Participantes do Salão Imperial

Os preletores foram Ebenézer Bittencourt, Ed René Kivitz, Ricardo Agreste, Uedson Vieira, Dr. John Haggai, Sérgio Queiroz e Jeremias Pereira.  Além do impacto presencial, suas mensagens foram transmitidas online gratuitamente. No sábado à tarde, enquanto os graduados do Haggai se reuniam com o Dr. John Haggai, os demais participantes foram subdivididos em dois grupos para participarem de duas oficinas com William Douglas e Roberto Aylmer.

Foto oficial com todos os participantes
Foto oficial com todos os participantes

Outro detalhe importante do congresso foi a presença dos quatro diretores executivos que o Haggai Brasil teve, Guilhermino Cunha (1979-1985), Abrahão Soares (1986-1994), Reginaldo Kruklis (1995-1999) e Ebenézer Bittencourt (na função desde 2001). Os três primeiros diretores executivos foram citados em plenário e homenageados na reunião dos graduados no sábado à tarde.

Na manhã de domingo, Dr. Russell Shedd, com 52 anos de ministério no Brasil, um líder reconhecido por todos os brasileiros e que também foi docente internacional do Haggai por 17 anos na área de base bíblica de evangelismo, foi homenageado por seu trabalho, recebendo das mãos do diretor uma escultura chamada "O eterno aprendiz".

O congresso foi encerrado no domingo, dia 08, às 12h.