O Seminário Local acontece quando o Haggai vai até uma igreja local e oferece um treinamento de um dia, com três matérias e, normalmente, três docentes diferentes. Uma das matérias concentra-se na área de liderança, outra na área de vida cristã e outra na área de evangelismo. Como o Haggai oferece quatro Seminários Locais diferentes, as igrejas são encorajadas a planejarem a promoção dos quatro módulos.  Ou seja, o Seminário Local é ministrado quatro dias, separadamente. 

Em relação ao trabalho dos LOCs em 2013, o Instituto Haggai tem muito a celebrar, pois este atingiu três grandes vitórias, às quais nos referimos a seguir:

A primeira vitória foi que o docente Marcelo Cavalcante, de Itaboraí, RJ, alcançou a marca pessoal de 100 LOCs ensinados.

Festa dos 50 mil treinados na Igreja Cristo Salva (Ministério Tio Cássio)
Festa dos 50 mil treinados na Igreja Cristo Salva (Ministério Tio Cássio)

A segunda vitória foi que o ministério dos seminários locais do Instituto Haggai atingiu a marca das 50 mil pessoas treinadas. Esse número se refere ao trabalho do Haggai a partir de 2001 (ano em que o diretor Ebenézer Bittencourt assumiu a liderança da organização no Brasil). Esse número fantástico de participantes foi alcançado em junho e celebrado no Seminário Local realizado pela Igreja Cristo Salva (Ministério Tio Cássio), em São Paulo, SP.

Primeiro Encontro Brasileiro de Docentes Locais
Primeiro Encontro Brasileiro de Docentes Locais

A terceira vitória foi a promoção do 1º Encontro Brasileiro dos Docentes Locais do Haggai, realizado entre os dias 20 e 22 de setembro, e que contou com a participação de 160 docentes locais de vários lugares do Brasil. Neste encontro, a organização apresentou o novo material dos seminários locais e treinou seus docentes para a utilização do material, que foi revisto e atualizado e que passa a ser usado oficialmente a partir de janeiro de 2014.

Somente no ano de 2013, o Haggai ministrou 239 seminários locais, treinando cerca de 7.000 líderes. A organização dispõe hoje de 541 docentes locais credenciados e o engajamento destes docentes cresce a cada dia. Além disso, novos graduados se disponibilizam para este ministério. Pela avaliação dos próprios participantes dos seminários, os docentes locais têm atingido notas excelentes, exibindo uma média de 9,60, numa escala de 0-10.

Orem para que, com a adoção do novo material, que tem por finalidade melhorar ainda mais o que já tem sido considerado excelente, todos os docentes locais já credenciados possam se reciclar e, assim, sejam habilitados a continuarem seu ensino. Orem também pela saúde e motivação dos docentes. Que eles continuem servindo a Jesus com a mesma alegria nesse ministério. Orem também para que novos docentes sejam credenciados para que o Instituto Haggai consiga atender à crescente demanda de seminários locais por parte das igrejas brasileiras.