Equipe da MEAP-Amapá reunida em julho de 2013 para seu retiro de obreiros
Equipe da MEAP-Amapá reunida em julho de 2013 para seu retiro de obreiros

Custódio Dias de Almeida (graduado do Instituto Haggai em Fortaleza, 2010) chegou ao Amapá em 2006 para ser o diretor de área da Missão Evangélica de Assistência aos Pescadores (MEAP-Amapá). De 2010 para cá, Deus fez muitas coisas por meio de seu ministério no Amapá e hoje ele celebra e compartilha com a família Haggai alguns desses resultados e também alguns de seus sonhos. 

Custódio e sua família (acima) e a equipe de Bailique (abaixo)
Custódio e sua família (acima) e a equipe de Bailique (abaixo)

O trabalho do Custódio consiste em liderar a diretoria local da MEAP, divulgar as atividades da organização, recrutar profissionais voluntários para equipes de curto período, levantar e pastorear obreiros, captar recursos, implantar projetos estratégicos nas regiões alcançadas. Conheça melhor o trabalho no Amapá neste vídeo.

Sede da MEAP em Afuá-Marajó
Sede da MEAP em Afuá-Marajó

Quando a MEAP iniciou seu ministério em 1986, sob a liderança do pastor Márcio Garcia, em Santos, litoral Sul de São Paulo, o alvo era atender toda a costa brasileira, tendo o Amapá como último desafio. Com Custódio e sua família, em janeiro de 2006, a MEAP fincou estaca no solo amapaense. Conheça o inicio do trabalho nesta reportagem.

Crianças na quadra esportiva de Afuá-Marajó
Crianças na quadra esportiva de Afuá-Marajó

O ministério da MEAP desenvolve uma variedade de projetos e parcerias, tais como:

  • Plantação de igrejas
  • Centros para crianças
  • Centros sociais
  • Projetos de desenvolvimento comunitário
  • Centros literários
  • Centros de assistência médica e dentária
  • Centros de reabilitação com distribuição de alimentos, roupas, reforma de casas, escavação de poços e muitos outros.

Até hoje, mais de 1.300 pessoas já se envolveram nos projetos temporários da MEAP.

Sediado em Macapá, casado e com três filhos, Custódio coordena as ações da missão na região, que já possui duas bases, uma em Afuá-Marajó (iniciada em 2011, no Pará) e outra em Bailique (iniciada em 2011, no Amapá). Hoje, além da família do Custódio, a MEAP-Amapá conta com seis famílias de missionários, sendo duas que residem em Bailique, três em Afuá e uma e Macapá.

Duas missionárias em Bailique: Nábia e Vivian
Duas missionárias em Bailique: Nábia e Vivian

Seu sonho é implantar cinco bases em lugares estratégicos da região, tendo cada área o seu coordenador próprio, com autonomia, mas sob a supervisão do diretor de área. A próxima base será em Macapá, às margens do Rio Amazonas ou em algum igarapé estratégico que serve como proteção natural para as embarcações, atendimento à população carente e saída com facilidade para as ilhas.

Equipes voluntárias em missão na região
Equipes voluntárias em missão na região

Duas bases: Afuá-Marajó e Bailique

AFUÁ - Afuá fica no lado oeste do arquipélago de Marajó. Distante de Belém 30 horas de barco e apenas cinco horas de Macapá. A divisa é o Rio Amazonas que possui mais de mil afluentes e uma boca de 210 km. O estado do Amapá é uma grande ilha e pela proximidade com Afuá recebe vários ribeirinhos para os mais diversos tipos de atendimentos. Nosso desafio é atender parte desta população mais carente mostrando que a maior necessidade do ser humano é preencher o vazio do coração do homem através de Jesus, a Água da Vida!

Trabalho com crianças em Bailique
Trabalho com crianças em Bailique

Este Centro de Vida é um sonho que veio a se concretizar em setembro de 2011 a fase estrutural e inaugurar seu primeiro projeto social permanente - Doce Lar em março de 2012. Hoje Afuá conta com uma boa estrutura e uma equipe sólida com três famílias que desenvolvem os projetos e trabalham na plantação de novas igrejas em parceria com líderes locais nas comunidades onde não há presença do Evangelho. Várias equipes de voluntários (profissionais da saúde, educação, pastores, evangelistas, artesãos, etc.) têm deixado ali sua parcela de contribuição.

Salas de aula de computação
Salas de aula de computação

Os projetos em Afuá incluem o Doce Lar (complementação para crianças e adolescentes no contra turno escolar), o Promoção Saúde & Vida (profissionais de saúde) atendem na base ou nas comunidades através das nossas embarcações Koinonya I (barco de ferro) e Koinonya II (barco de madeira).

Escola Dominical com pastor Custódio
Escola Dominical com pastor Custódio

BAILIQUE - Esta base começou em abril de 2009. O tempo certo de Deus foi esse.  Bailique seria, do ponto de vista de Custódio, o último lugar para chegar, mas o sonho de novas bases ardia em seu coração. Em fevereiro 2010 o pastor Márcio Garcia (fundador da MEAP) mobilizou uma equipe do Canadá que veio a ser seu parceiro em Afuá. Em 2011 foi iniciada a obra estrutural, que foi inaugurada no mês de setembro e no ano seguinte passaram a desenvolver as atividades regulares.

Doações, material, roupas chegando para a população
Doações, material, roupas chegando para a população