Obadias Cavalcanti Alencar (Ji-Paraná, 2013), nascido e criado no Maranhão, cidade de Presidente Dutra, em lar evangélico, da igreja Assembléia de Deus, Ministério Belém, se converteu aos 22 anos de idade e começou a pregar nas igrejas e cultos ao ar-livre na cidade de São José dos Basílios (na época, um povoado do município de Presidente Dutra). Era pintor, estava solteiro, morava com os pais. Era um jovem pregador.

ObadiasCavalcanti Alencar e Ebenézer Bittencourt em Ji_Paraná, RO
ObadiasCavalcanti Alencar e Ebenézer Bittencourt em Ji_Paraná, RO

Certo dia, o pastor Naum Souza Lima, um missionário na cidade de Palmas, Tocantins, apareceu na cidade, na casa da sua mãe, e, da porta, perguntou, “Você é o Obadias? Pois eu vim lhe buscar para o campo missionário na cidade de Palmas, TO". Em oito dias, Obadias estava em Palmas. Chegando lá, o pastor Naum o hospedou em sua própria casa, que era um barraco contíguo ao salão da igreja, atrás. Mas porque o barraco era muito pequeno para os três (pastor, esposa e Obadias), Obaidias foi colocado dentro da igreja mesmo, para dormir numa rede.

Igreja em Pucalpa: Esposa em pé (vestido escuro), filhos ao lado (camisa branda e cinza, agachados)
Igreja em Pucalpa: Esposa em pé (vestido escuro), filhos ao lado (camisa branda e cinza, agachados)

Por três meses Obadias acompanhou o pastor Naum, recém-casado, que visita as casas, evangelizando de porta em porta. Logo depois, Naum mandou Obadias começar um novo trabalho noutro bairro da mesma cidade, Aureny III. Alugou um salão com um cômodo atrás, que se tornou sua moradia. Em dois anos, uma igreja com 50 membros foi plantada e Obadias foi enviado para a cidade de Aparecida do Rio Negro, ao norte do estado de Tocantins, a 60km de Palmas. Em um ano, havia um salão para os cultos, ele morava numa casa de adobe e um grupo de 40 pessoas para início da igreja. Despois de um ano, ele voltou para a igreja sede em Palmas, para auxiliar o pastor Hermes Feitosa Lima. Seu trabalho era sempre como pregador leigo, missionário.

Duas fotos do culto na igreja em Pucalpa, Peru
Duas fotos do culto na igreja em Pucalpa, Peru

Nessa época, ele se casou com Milena Barbosa de Andrade, no dia 20 de fevereiro de 1996. Ela era uma jovem da igreja, cooperadora no ensino de crianças, nas atividades da igreja em geral e dos jovens. Com três meses de casados, o pastor Waldir o convidou para assumir uma igreja na cidade de Araguaína, Tocantins, a 300km de Palmas, uma igreja fechada, abandonada. Ficou lá um ano, deixou 120 pessoas congregando e foi para São Paulo, na cidade de Piedade, com uma revelação de que Deus o enviaria para o exterior. Em São Paulo, ele pregava nas igrejas e voltou ao ofício de pintor para manter a família. Por dois anos ele pregou nas congregações, por um ano ele liderou a juventude da sua região e a Assembléia de Deus de Piedade o enviou para abrir um trabalho em de Pucalpa, Peru, departamento de Ucayali.

Ao chegar no Peru, alugou uma casa de dois cômodos, que se tornou sua igreja, com cultos regulares, visitação, evangelização, oração nos hospitais, oração pelos enfermos nas casas, e assim atraiu a atenção das pessoas que queriam ouvir o estrangeiro cantar em português.

Obadias (direita) na graduação do Seminário Nacional do Instituto Haggai, em Ji-Paraná, RO
Obadias (direita) na graduação do Seminário Nacional do Instituto Haggai, em Ji-Paraná, RO

Após 14 anos no Peru, hoje a igreja tem aproximadamente 300 pessoas, templo próprio, está construindo um outro com capacidade 1500 pessoas. Visando o progresso da pregação do evangelho, Obadias vai sair de Pucalpa para plantar outra igreja na cidade de Puerto Maldonado, fronteira com o Brasil.

Como ele conseguiu vir do Peru ao Seminário de Ji-Paraná? Obadias veio do Peru para participarda Escola Bíblica de Obreiros da Assembléia de Deus em Ariquemes, RO, nos dias 18-23 de julho de 2013. Foi ali que ele encontrou o pastor Sadraque Muniz, pastor presidente da Assembléia de Deus de Ji-Paraná, que resolveu lhe dar de presente a viagem e a matricula no curso do Instituto Haggai do Brasil, que aconteceria em Ji-Paraná, entre os dias 28 de setembro e 03 de outubro. O pastor Sadraque já conhecia o Haggai por causa dos Seminários Locais, por meio de uma jornada de estudos realizada em sua igreja em Ji-Paraná, meses antes do Seminário Nacional acontecer agora em setembro.

Hoje Obadias tem 42 anos e dois filhos, João Manoel, 16, e Obadias Filho, 4 anos. Após completar seu projeto de plantar outra igreja em Puerto Maldonado, Obadias voltará para sua igreja em Pucalpa para dar continuidade á construção do novo templo, que já está iniciado.

Obadias é um líder, um evangelista, um empreendedor. Quando perguntado sobre quantos anos de seminário ele já havia feito, ele respondeu, “Os cinco dias de Seminário Nacional do Instituto Haggai do Brasil, em Ji-Paraná”.