Candido Xavier de Mendonça Neto, membro da Igreja Batista da Liberdade, SP, com PhD em Ciência da Computação pela Universidade de Queensland, Austrália, e livre docente no departamento de Ciência da Computação da UNICAMP, é professor e pesquisador, dentre outras áreas, de computação gráfica. Também graduado do Instituto Haggai, no Curso Internacional de Liderança Avançada, em Cingapura, 2008, Xavier resolveu colocar em prática, no início de 2009, um projeto de aulas de Computação Gráfica para o evangelismo, um projeto que ele planejou em seu treinamento internacional.

Xavier ministrando palestra na UNICAMP
Xavier ministrando palestra na UNICAMP

O projeto tinha três objetivos principais: (1) Criar uma equipe para produzir jogos e filmes com fim evangelístico, (2) levar Jesus para alguns de seus alunos de fora da igreja e (3) alcançar internautas por meio da postagem dos vídeos produzidos pelo grupo. Para isso, ele comprou um número razoável de computadores, conseguiu um espaço em sua igreja local e criou tempo para executar o projeto.

O primeiro desafio foi o mais fácil, pois consistia em usar seu conhecimento para montar computadores com peças usadas, conseguindo 13 computadores com uma configuração muito razoável, a preço relativamente baixo. Xavier arcou com o custo das CPU´s e de um projetor. A igreja assumiu o valor dos monitores (usados) e das mesas. Com ajuda do administrador de sua igreja, em menos de 90 dias, os equipamentos estavam prontos para uso.

O segundo desafio foi o do espaço físico. O projeto foi colocado inicialmente na sala dos adolescentes, utilizando apenas sete das 13 máquinas preparadas. O ambiente era tranquilo e compareceram alguns jovens da igreja e alguns da faculdade, aproximadamente, 15 alunos fixos. O espaço, porém, não oferecia a necessária privacidade e foi necessário sair dali para o mezanino da igreja, criando novos desafios. O mezanino não oferecia as condições ideais para o funcionamento das máquinas do projeto e era também muito ruidoso, por causa de outras atividades da igreja que ocorriam em salas próximas do local.

Uma das turmas de computação gráfica
Uma das turmas de computação gráfica

Diante dos desafios, Xavier resolveu criar a noite dos jogos interativos e colocou jogos nas máquinas. Cerca de 20 pessoas compareceram para jogar em equipes, uns contra os outros. Um dos alunos trazia um videogame, que era projetado em um telão. Assim, um turma ficava no andar de baixo jogando no vídeo game, enquanto as equipes jogavam no andar de cima. Muitos jovens começaram a participar das aulas de computação gráfica por ficarem animados com o projeto. Foi uma fase muito produtiva.

Para melhorar a qualidade do projeto, Xavier trouxe um professor, colega de trabalho, com doutorado em Computação Gráfica. Esse colega ficou responsável pelas aulas teóricas e o Xavier, pelas práticas. O curso recebeu muitos elogios, especialmente da parte dos alunos que faziam aulas pagas em outro lugar. Assim, o projeto continuou, mantendo as noites de jogos interativos.

O projeto como um todo funcionou durante 15 meses e chegou a ter cinco turmas de jovens aprendizes, criando uma interação bastante agradável entre os participantes. Não foi possível continuar, porque exigia muita determinação por parte dos participantes e havia também a dificuldade logística referente ao espaço físico.

Mesmo tendo terminado, o projeto de computação gráfica tem muito que comemorar. Além da convivência de quinze meses, o projeto treinou jovens interessados no evangelismo pela internet, promoveu uma visão criativa e moderna de evangelismo e apontou para uma das direções que está tomando o evangelismo mundial. Nesse sentido, o esforço do Candido Xavier ilustra não somente seu compromisso com a missão da igreja e sua determinação em persegui-la, mas também sua visão de ponta para o evangelismo moderno. Na realidade, muitas igrejas locais e organizações evangélicas nacionais e internacionais estão trilhando esse caminho na tentativa de melhor disseminar a Palavra de Deus no mundo.