O novo livro de Adilson Romualdo Neves entra na reta final para ser concluído no mês de agosto e será distribuído em todo o Brasil pela Barra Livros, editora sediada no Rio de Janeiro.

Adilson Romualdo Neves e foto da capa do seu novo livro
Adilson Romualdo Neves e foto da capa do seu novo livro

A obra é fruto de suas experiências pessoais depois de atuar como consultor empresarial com ênfase em Gestão Estratégica e formação de lideranças no Brasil e no exterior. O autor ressalta que as organizações estão em xeque frente a um novo desafio, desenvolver e praticar a liderança estratégica por conta de uma escassez de líderes especializados, principalmente agregando visão global.

E como definir as competências de um líder estratégico? Segundo o autor, trata-se de um conjunto de habilidades que permitem aos gestores pensar em termos de curto, médio e longo prazo. O líder estratégico é fundamental nas organizações por estar também comprometido com o acompanhamento dos cenários para não permitir, sob nenhuma hipótese, a paralisia burocrática. O foco é gerar resultados sustentáveis, através do comprometimento das pessoas, sem perder de vista a ética e valores, o pensamento estratégico e a visão de futuro, explica Adilson.

Na prática, grande parte das organizações acredita que o sucesso do planejamento estratégico é reflexo de um plano bem estruturado, o que, segundo Adilson, não é totalmente verdade. Na realidade, o segredo do sucesso é estruturar e executar o plano. A execução é a parte operacional mais importante e não pode ser negligenciada, afinal, não se trata apenas de manter o foco no curto prazo e sim a estratégia alinhada para que aos objetivos de longo prazo sejam cumpridos.

Para Adilson, o diferencial que torna uma pessoa líder é a forma de atuar com os olhos voltados para o futuro, tendo em mente que ele está em constante inovação; desenvolvendo e superando padrões de desempenho sempre melhores. Por isso, o papel do líder com visão estratégica é fundamental para unificar e compartilhar com todos os envolvidos a visão de futuro da organização. Para o autor, é impossível dissociar estratégia, liderança e inovação. Esses são pilares essenciais da estratégia.

SOBRE O AUTOR: Adilson é Bacharel em Teologia, Jornalismo e Direito, com MBA em Gestão Empresarial. Experiência de mais de 15 anos nas áreas de Gestão Geral, Marketing, Comercial e Recursos Humanos, prestando serviços em diversas empresas, instituições públicas e privadas (entre elas IEL/Findes, Sinduscon,Sebrae) com consultoria em Planejamento Estratégico, Coaching, Mentoring, Assessment e Gestão Estratégica. É também professor da cadeira de Análise de Mercado da Fucape (ES) e de Gestão de Pessoas da HSM (SP). Articulista nas áreas de liderança, motivação, mudanças, marketing e vendas de revistas cristãs e do Portal do Instituto Jetro (PR). Autor de vários livros, entre eles “Qualidade no Atendimento: a chave para o seu sucesso pessoal e empresarial” e "Marketing Cristão: Ferramenta eficaz a serviço da igreja". Atual cônsul da República de Moçambique no Espírito Santo e Paraná, pastor sênior da Igreja Evangélica Nova Aliança na cidade de Serra, ES, e membro da Primeira Igreja do Evangelho Quadrangular em Curitiba (PR). Graduado do Instituto Haggai do Brasil em Campinas, SP (2005). Fez o Workshop de Docentes em Campinas, SP (2008). Docente Nacional do Haggai na área de Liderança, Adilson atuou como Secretário Executivo do Haggai no Espírito Santo. Casado com Susana, eles têm três filhos: Gabrielle Cristinne, Anna Carolinne e João Pedro.