O Projeto Amizade Global no Brasil aconteceu entre os dias 18 e 27 de julho deste ano. A primeira edição do projeto foi em 2011, resultado de uma parceria entre a Igreja Presbiteriana Independente de Vargem Grande do Sul e a Hope Presbyterian Church da cidade de Lutz, Flórida, EUA. Naquela primeira ocasião, veio um grupo mais jovem da igreja. Desta vez, em 2013, além de alguns dos jovens que retornaram ao Brasil, vieram também os dois pastores da igreja, Mike Jones e Tom Edwards, acompanhados da sua banda local e outros adultos.

Foto oficial do grupo em sua fase de invasão da cidade
Foto oficial do grupo em sua fase de invasão da cidade

Pastoreada por Roberto Bittencourt Júnior (Maui, 2005), que é nosso jornalista voluntário, a IPI de Vargem Grande começou seu planejamento para implementar o projeto em setembro de 2012 e iniciou sua campanha financeira em janeiro de 2013, definindo ações de impacto cultural e evangelístico na cidade e região. Os objetivos principais do projeto eram (1) Falar de Jesus como nosso melhor amigo para o maior número de pessoal possível e (2) impactar a cidade de Vargem Grande com divulgação da presença do ministério da igreja.

Veja o relatório em vídeo:  http://www.youtube.com/watch?v=72Yxdro-3MQ

Visite o blog do projeto: http://amizadeglobalnobrasil.wordpress.com

O grupo fixo era composto por 18 americanos e 40 brasileiros (chamados de equipe de apoio), sendo vários destes brasileiros bilíngues, mas outras pessoas foram sendo agregadas no decorrer do projeto, tais como membros da igreja, amigos, moradores e alunos das escolas de idiomas Wizard e CCAA.  O grupo, na realidade, atingiu três cidades: Vargem Grande do Sul, Poços de Caldas e São Sebastião da Grama, mas o foco sempre foi a cidade de Vargem Grande, onde a igreja promotora está localizada.

Banda no camarim da Festa da Batata com o prefeito Celso Itaroti
Banda no camarim da Festa da Batata com o prefeito Celso Itaroti

Nos primeiros dias do evento, que é uma fase mais interna do projeto, de quinta a sábado, dias 18-20, foi realizado um English Camp de imersão total, contando com a presença de alunos e professores das escolas Wizard e CCAA. Com uma programação bastante variada (incluindo esportes, brincadeiras, noite de talentos, compartilhar, danças circulares, etc) o English Camp teve cinco palestras internacionais: “Jesus nos quer amigos”, “Jesus é meu melhor amigo”, “Jesus nos torna amigos eternos”, “Jesus reúne seus amigos numa família”, “Jesus chama seus amigos para segui-lo”.  O intérprete oficial do evento foi o pastor batista Richard Sturz, que participou do evento enviado por sua igreja local, a igreja Batista do Cambuí, de Campinas, SP.

Grupo passeando em Poços de Caldas
Grupo passeando em Poços de Caldas

Depois do English Camp, o grupo partiu para ações ostensivas na cidade como um todo, sempre vestindo a camiseta com a mensagem JESUS NOS TORNA AMIGOS ETERNOS. Essa segunda fase é chamada de invasão da cidade. Dois momentos importantes marcaram essa invasão: a apresentação da banda na abertura da Festa da Batata e a presença do grupo todo na Jornada Diocesana de Jovens, que reuniu cerca de quatro mil pessoas na quadra coberta bem ao lado da escola onde o grupo estava hospedado. Nos dois momentos, o Projeto Amizade Global foi apresentado oficialmente, sendo muito bem recebido por todos os presentes. Isso serviu para divulgar a presença da igreja na cidade.

Culto na IPI Jardim Kennedy em Poços de Caldas
Culto na IPI Jardim Kennedy em Poços de Caldas

O grupo fez muitas coisas que provocaram impacto na cidade. Visitas ao centro da cidade e aos bairros próximos da igreja, foram distribuídos 15 mil cartões com o mesmo tema do evento e 5 mil flyers. Também foram colocadas quatro faixas e um outdoor no centro da cidade. A banda foi citada dos 30 mil cartazes da Festa da Batata, nas rádios e jornais locais, criando grande expectativa na população. Cerca de 200 autoridades receberam correspondência por correio sobre o evento, falando do projeto e da igreja. O evento foi divulgado também em carros de som, em adesivos de carros, nas reportagens dos dois jornais locais, no website da prefeitura municipal e nos sites de eventos da cidade. O grupo também visitou empresas da cidade, a rádio FM local, promoveu tardes esportivas com os moradores do bairro, palestras e cultos à noite. Promoveu também uma festa caipira e uma tarde de danças circulares com o pessoal da cidade de Holambra.

Apresentação na abertura da Festa da Batata
Apresentação na abertura da Festa da Batata

Dois momentos importantes marcaram este projeto: a apresentação da banda na abertura da Festa da Batata e a presença do grupo todo na Jornada Diocesana de Jovens, que reuniu cerca de quatro mil pessoas na quadra coberta bem ao lado da escola onde o grupo estava hospedado. Nos dois momentos, o Projeto Amizade Global foi apresentado oficialmente, sendo muito bem recebido por todos os presentes. Isso serviu para divulgar a presença da igreja na cidade.

O grupo fez duas viagens para fora de Vargem Grande, uma para Poços de Caldas e outra para São Sebastião da Grama. Além do passeio, a banda um culto em igrejas presbiterianas das cidades visitadas, contando sempre com a presença de convidados. Em São Sebastião da Grama, por exemplo, foram colocadas faixas, carros de som, e a igreja estava lotada para o culto da noite.

Culto com a banda na IPI de São Sebastião da Grama
Culto com a banda na IPI de São Sebastião da Grama

Na quinta-feira à noite, Ebenézer Bittencourt veio de Campinas para ministrar uma palestra sobre Liderança e Desenvolvimento Humano ao grupo, direcionada às autoridades da cidade. Estavam presentes o prefeito, vereadores e algumas autoridades.

No último dia do projeto, sábado, dia 27, aconteceu um seminário de música, ministrado pelo pastor Mike Jones, um ex-profissional do rock e exímio tocador de guitarra acústica (e outros instrumentos), que apresentou sua filosofia de trabalho para sua igreja nessa área musical.

Prefeito Celso Itaroti ao lado de Roberto Bittencourt
Prefeito Celso Itaroti ao lado de Roberto Bittencourt

O sonho de Roberto Bittencourt é aprofundar e até mesmo ampliar o projeto para outras cidades. Para isso, é fundamental estabelecer relações fraternas de cooperação entre a igreja brasileira e as igrejas americanas. Nas palavras do pastor da igreja, “O mais importante, porém, é que a semente do evangelho seja pregada e que venha a frutificar em corações sedentos da verdade e da salvação em Jesus”.