Jeremias Pereira é pastor da Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte há 30 anos. Teólogo, mestrando em Teologia Pastoral pela Faculdade Sul-Americana de Londrina. Já organizou três igrejas e plantou mais de cinco campos missionários. Co-fundador do Ministério "Desperta Débora", conferencista internacional com uma mensagem fortemente voltada para a evangelização, reavivamento espiritual e fortalecimento da família. Palestrante do Instituto Haggai. Casado com Cláudia Maria, eles têm quatro filhos.

Elias Souza orando por Jeremias, antes da sua palavra
Elias Souza orando por Jeremias, antes da sua palavra

A seguir, seu depoimento concedido no Congresso Haggai 2013:

Conheci o Haggai muitos anos atrás, no período do pastor Reginaldo Kruklis, mas meu envolvimento se intensificou com o Ebenézer Bittencourt. Naquela época, e mesmo depois, eu era apenas mais um dos participantes dos nossos congressos. Eu vinha para aprender. Mas aconteceu uma coisa interessante que me trouxe para o grupo de palestrantes do Haggai.

Jeremias na entrega da mensagem
Jeremias na entrega da mensagem

Eu participava do Congresso Haggai 2004 e o Dr. John Haggai estava presente como convidado especial. Acontece que ele pegou pneunomia e não teve condições físicas de pregar num determinado momento do congresso. Diante desse fato, o Ebenézer me chamou e me convidou para pregar em seu lugar. Foi assim que começou minha participação mais direta neste ministério. De lá para cá, tenho vindo aos nossos congressos quase todos os anos para abençoar e ser abençoado.

Jeremias e Cláudia no seminário sobre família no sábado à tarde
Jeremias e Cláudia no seminário sobre família no sábado à tarde

Tenho grande admiiração por esse ministério. Minha igreja local conta hoje com vários graduados dos seminários nacionais e internacionais do Haggai. Envio meus pastores e líderes para serem treinados aqui. O Instituto Haggai tem um diferencial tremendo, que é o treinamento do que o povo chama vulgarmente de “leigo”. 

Leigo é um termo ruim, pois a igreja não tem castas. Todos nós servimos ao Senhor, indistintamente. A diferença é apenas que uns vivem do sustento da igreja e outros não. O chamado crente “leigo” é que aquele que ganha seu sustento fora da igreja institucional, mas tem paixão por servir a Cristo.

Vejo que o Haggai possui uma vocação especial para lidar com esse grupo de irmãos, pois ele se especializou em aperfeiçoar líderes cristãos que atuam no mercado de trabalho para que eles influenciem sua esfera de ação com o evangelho de Jesus. Nesse sentido, o Haggai é um grande colaborador com a igreja, pois prepara líderes cristãos para servir. Os profissionais e pastores da minha igreja que cursaram o Seminário Nacional do Haggai voltaram para a igreja com uma paixão renovada pela evangelização e com profundo desejo de colaborar com o ministério local da igreja.

Um dos aspectos muito interessantes do Seminário Nacional do Haggai é o projeto evangelístico que cada participante precisa produzir. Isso faz com que nossos graduados saiam do treinamento com uma visão clara, um plano de ação debaixo do braço e um compromisso mais profundo de fazer a diferença na evangelização do Brasil.

É bênção pura!

Jeremias Pereira