Ricardo Agreste é pastor presbiteriano da Comunidade Presbiteriana Chácara Primavera, em Campinas, SP, coordenador e professor no programa de Pós-Graduação em Plantação e Revitalização de Igrejas do Seminário Presbiteriano do Sul e diretor do Projeto Timóteo e do Centro de Treinamento para Plantadores de Igrejas.

Elias Neves de Souza ora por Ricardo Agreste
Elias Neves de Souza ora por Ricardo Agreste

A seguir, seu depoimento sobre o Instituto Haggai:

Minha história com o Haggai começou há 10 anos quando o Ebenézer me convidou para ensinar no Seminário Nacional. Depois tive a oportunidade de fazer o Seminário Internacional de Liderança Avançada, em Maui, 2006. De alguns anos para cá, tenho tido o privilégio de servir como docente de nossos seminários nacionais, dos cursos de aperfeiçoamento e também como preletor de nossos congressos.

Ricardo Agreste durante ministração
Ricardo Agreste durante ministração

Em nossos treinamentos, tenho falado especialmente sobre cultura contemporânea, pregação e evangelização criativa. De 2001 para cá, eu vejo que tem havido uma grande popularização do projeto Haggai no Brasil, tanto nas conferências anuais quanto nos seminários, atraindo cada vez mais um número maior de líderes cristãos. A grande vantagem do Haggai é alcançar os profissionais cristãos, treiná-los e incentivá-los à prática da evangelização, sendo eles instrumentos estratégicos do reino de Deus para fazerem diferença no lugar onde Deus os colocou. Creio que o foco no profissional cristão, sem esquecer o pastor, obviamente, tem sido a grande contribuição do Instituto Haggai para o Brasil.

Ricardo Agreste durante ministração
Ricardo Agreste durante ministração

Nesse sentido, acredito que, ao dar forte ênfase ao evangelho da cruz, associando-o a uma vida cristã de integridade e a uma visão de excelência profissional, o Instituto Haggai supre uma necessidade gritante do evangelicalismo brasileiro, que muitas vezes cresce longe das raízes do evangelho. Assim, este ministério segue os passos seguros do seu fundador, o evangelista Dr. John Edmund Haggai, e abençoa nosso país.

Ricardo Agreste