Cláudio Hernani Ebert é pastor da Igreja Evangélica Livre Comunidade do Amor, em Curitiba, PR, e também docente do Instituto Haggai do Brasil. Após passar por intenso tratamento para recuperação de seqüelas de uma cirurgia bariátrica, ele agora enfrenta um outro quadro grave de saúde: dissecção da aorta, uma situação decorrente de fatores genéticos e agravada por sua hipertensão crônica.

Pastor Cláudio Ernani Ebert
Pastor Cláudio Ernani Ebert

Abaixo, sua carta explicativa da sua condição e pedidos de oração:

Meu amado Ebenézer Bittencourt, grande companheiro de lutas, meu amigo do coração, graça e paz em Jesus. Segue um relatório, conforme lhe prometi, de minha condição real, diagnosticada hoje mesmo pelo médico principal que me acompanha nessa saga. Por favor, ore especialmente por minha esposa, que está sofrendo muito com medo de que eu morra. Isso seria, segundo ela, quase impossível de suportar.

Relatório da situação encontrada pelos exames e diagnosticada pelos médicos:

•  Visita ao médico: Hoje, 14 de junho de 2013, às 10h00min, apresentamos, Clarice e eu, os exames de angiotomografia Computadorizada ao Médico Especialista em Aneurismas – cirurgião vascular tóraco-abdominal – Dr. Marco Lourenço.
•  Suas primeiras palavras: “Atiramos num alvo e acertamos outro. O problema é bem mais grave do que imaginávamos. Além dos aneurismas identificados, esses exames apresentaram uma dissecção da aorta em larga escala, abrangendo a aorta abdominal e torácica”.
•  Explicação: o médico mostrou os exames e explicou, com as imagens e com ilustrações por ele produzidas com um bloco de papel, o que seria uma dissecção: é a “rachadura da aorta”, ou seja, a parede da principal veia do corpo rachou e o sangue passou a entrar nessa rachadura, o que gerou os aneurismas infrarenal e das duas ilíacas (veias que saem da aorta e vão para as pernas).
•  Origem do problema: com bastante probabilidade, genética familiar, associada a um quadro de hipertensão contínua.
•  Sintomas: segundo o médico a dissecção da aorta torácica causa fortes dores no peito se estendendo até as costas. Mas não sinto essas dores. Agradeço a Deus porque nunca senti essas dores.
•  Procedimentos médicos: a indicação médica é cirúrgica, com colocação de prótese na aorta torácico-abdominal e nas artérias ilíacas. A cirurgia é de alto risco.
•  O que são essas próteses? São uma espécie de “encanamento” que entra nas veias e se acopla às suas paredes fazendo com que o sangue circule somente por dentro desse espaço. Ou seja, é um novo cano que vai por dentro das veias engrossando as paredes para impedir seu rompimento, risco constante no estado atual.
•  Material dessas próteses: um misto de metal e tecido que tem duração aproximada de 15 anos.
•  Etapas: Por ser uma cirurgia muito extensa, há possibilidade de ter de realizá-la em três etapas, ou seja, em três sessões. Isso ainda não está definido.
•  Risco: Em razão da prótese cobrir as paredes da aorta, há uma chance de 4% de paraplegia, ou seja, o risco de perder os movimentos das pernas por falta de irrigação adequada de sangue porque as paredes da aorta foram fechadas.
•  Cirurgia: Provavelmente será realizada no INC – Instituto de Neurologia de Curitiba, onde opera a maior autoridade nessa área em nosso Estado do Paraná, o Dr. Marco Lourenço, que é o médico que me acompanha.
•  Quando: Na próxima semana (sem data exata), Dr. Marco Lourenço me chamará para conversar e marcar o dia e os preparativos para a cirurgia.
•  Expectativas: Se correr tudo bem, após dez dias de repouso pós-cirúrgico, posso voltar às atividades normais, sem risco algum evitando apenas esforços físicos por um tempo. Depois, mais tarde, tudo volta ao normal, inclusive posso realizar a prática de exercícios físicos, se houver sucesso na cirurgia.

Como estou?

De qualquer forma, sob qualquer circunstância, Deus é soberano e está no controle de todas as coisas. Creio num milagre, e bem que agora viria muito bem um milagre especial. Minha fé não está abalada, meu coração não está atormentado, embora um pouco triste. Deus continua sendo Deus, não importa o que aconteça. Se aprouver a Ele me curar por um milagre de Sua mão direta, bem-vindo. Se Ele preferir usar os médicos para realizar Seu milagre, bem-vindo. Se for minha hora de me encontrar com Ele, sei que eu serei bem-vindo em Seu Reino, somente por Sua graça em Jesus Cristo, Seu Filho.

Obrigado por suas orações.

Um beijo, no amor de Cristo,

Claudio Ernani Ebert