Evento encerrado
 
 

Próximos cursos

Seja notificado quando forem lançados novos cursos no Centro de Treinamento do Haggai e também na sua região.

Este é um Curso de Aperfeiçoamento (CDAP) do Instituto Haggai do Brasil, preparado para aqueles que já participaram do Seminário Nacional ou Internacional de Liderança Avançada.


O CDAP de Gestão Estratégica de Ministérios tem por objetivo abordar as questões estratégicas, táticas e operacionais que envolvem a gestão de ministérios. Definir a visão, a missão, as crenças e valores e os objetivos estratégicos definem o futuro que se espera viabilizar para um ministério. A estratégia por sua vez conduzirá a decisões sobre quais projetos empreender em nossos ministérios e como gerenciá-los da maneira mais efetiva possível. Além dos projetos, o dia-a-dia dos ministérios consome tempo e recursos, que devem ser gerenciados para garantir que a "obra continue". Estes são os desafios que os gestores e líderes de ministérios enfrentam em seus cotidianos frequentemente, e este CDAP vai proporcionar conhecimentos, técnicas e ferramentas que ajudam a vencer estes desafios. 

   

Conteúdo

  • Na dimensão estratégica, serão abordados os principais elementos como definição de missão, visão, crenças, valores, objetivos estratégicos e indicadores de desempenho, sendo desenvolvida uma ferramenta para gestão dos objetivos estratégicos.
  • Na dimensão tática, serão abordados os temas de seleção e priorização dos projetos a partir dos objetivos estratégicos definidos, bem como as boas práticas para planejamento e acompanhamento dos projetos escolhidos, considerando o escopo, prazo, custo, riscos, equipe e comunicação.
  • Na dimensão operacional, serão aborados temas que tratam da integração entre os projetos no dia-a-dia do ministério e como gerenciar as "operações".

Através do uso de estudos de caso, os participantes serão divididos em grupos com o objetivo de exercitar as práticas de planejamento estratégico, gestão de projetos e gestão de operações. Para a elaboração dos planos, serão utilizados formulários (templates) previamente preparados com o objetivo de facilitar a criação dos planos.

Pré-requisitos

  • Ser um graduado nacional ou internacional do Instituto Haggai, ou seja, já ter participado do curso de Liderança Avançada no Brasil ou no exterior.
  • Importante: o curso precisa ser frequentado em sua totalidade para o recebimento do certificado. O participante precisa chegar ao evento e também sair nos dias e horários estipulados. Por favor, verifique sua agenda com antecedência.

Coordenador

Claudio Luis Carvalho Larieira. Professor da FGV/SP. Doutor em Administração de Empresas (FGV/SP), Mestre em Computação (IPT/SP) e Administrador (Mackenzie). Atua como Consultor desde 1988 em empresas nacionais e multinacionais de grande porte. Professor e Coach em gestão de projetos em programas de trainees e executivos. Professor universitário desde 2001 (IPT, FGV, Insper, Fundação Dom Cabral, IBMEC, FIA/USP e IBTA) e coordenador de pós-graduação desde 2003 (FGV e IBTA). Membro da Igreja Batista da Água Branca, em São Paulo, desde 1998. Graduado do Instituto Haggai Internacional em Maui, EUA (2005). É Docente Nacional do Haggai nas áreas de Liderança e Prioridades e Família, além de coordenador do curso de Gestão Estratégica de Ministérios. Assessor da Convenção Batista de SP e do Lar Batista de Crianças em Planejamento Estratégico. Casado com Kátia, pai da Letícia e do Leonardo.

Docentes

Fernando Carvalho. Graduado em Economia e Mestre em Administração pela FEA-USP. Pós-graduação em Análise de Sistemas e em Administração Industrial. Há 20 anos trabalha no Banco Bradesco, onde atualmente gerencia as áreas de Planejamento Estratégico, Eficiência Operacional e Gestão de Capital da organização. É professor de pós-graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e também da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Como voluntário, teve a oportunidade de conduzir vários projetos de planejamento estratégico em instituições sem fins lucrativos, como igrejas, Gideões Internacionais, Colégio Agnes Erskine (Recife, PE) e Junta de Educação Teológica da Igreja Presbiteriana do Brasil. Tem servido a Cristo como presbítero na Igreja Presbiteriana da Lapa em São Paulo. Graduado do Instituto Haggai do Brasil (2008). Docente Nacional na área de Visão e Metas e Planejamento Estratégico. É casado com Rosana e pai de Fabrício e Juliana.

Ebenézer Bittencourt. Bacharel em Teologia pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida em Atibaia, SP. Mestre em Divindade pela Universidade Internacional de Columbia, EUA. Pastor, palestrante e administrador cristão, há mais de 35 anos. Pastoreou nas cidades de Atibaia (SP), Caxias do Sul (RS), Porto Alegre (RS) e Campinas (SP). Atuou como consultor de empresas e facilitador nas áreas de Liderança, Desenvolvimento de Equipes Sinérgicas, Planejamento de Vida e Carreira, Aconselhamento Profissional de Sucessores em Empresas Familiares. Autor dos livros "Qual é o Nosso Negócio?" e "O Poder que nos Move". Membro da Igreja Batista Cidade Universitária em Campinas, SP, onde serve como pregador convidado, palestrante nos retiros de homens e no discipulado. Graduado do Instituto Haggai Internacional em Maui (1996). Fez o Seminário de Desenvolvimento de Docentes do Haggai Internacional em Maui (2005). Diretor Executivo do Instituto Haggai do Brasil desde 2001. Casado com Marta, eles têm três filhos adultos: Ana Ruth, Cristiane e David.

 

Pra quem este curso é indicado?

Graduados nacionais ou internacionais do Instituto Haggai que queiram se aprofundar nos temas propostos para este curso.
 

Termos de Inscrição